Um mapa para a integridade sexual em meio à devastação sexual

Você quer saber qual é a pergunta que me mantém acordada à noite? É a seguinte: Como posso honrar a Deus com minha sexualidade diante de minha fragilidade sexual e desejos não satisfeitos?

Na Authentic Intimacy, costumamos usar palavras como completude ou integridade sexual em vez de pureza sexual. A primeira vez que me lembro de ter ouvido essa distinção eu estava cética. Isso não é apenas uma reembalagem sofisticada das ideias com as quais cresci dentro do movimento da pureza? Mas, quando comecei a digerir um pouco mais, percebi que é possível andar com integridade sexual, mesmo que minha vida e meu passado estejam cheios de arrependimentos.

A integridade sexual é sobre buscar completude, uma rendição diária a Deus em todas as áreas das nossas vidas, incluindo a nossa devastação sexual. Não sou um pedaço de chiclete mastigado ou uma pétala de flor descartada. Minha pureza é comprada com o sangue de Cristo e não muda de acordo com minhas decisões diárias. Isso me deu esperança. De repente, parecia possível até mesmo para alguém como eu honrar a Deus com minha sexualidade.

Gostaria de compartilhar com você um mapa prático na forma de um acrônimo “MAPS” que me ajudou a entender como posso buscar a integridade sexual e, ao mesmo tempo, reconhecer abertamente minha fragilidade sexual. Eles não se excluem mutuamente. Na verdade, acho que uma consciência saudável de nossa fragilidade é, na verdade, o primeiro passo para a integridade sexual.

Movimento

Pense por um momento sobre a última vez que você sentiu que falhou em viver de acordo com o padrão de Deus. Qual foi sua reação instintiva ao perceber seu pecado? Você correu em direção a Deus como uma criança segura de Seu amor e aceitação? Ou você era como nossos pais de antigamente, que corriam e se escondiam, cobrindo-se com folhas de figueira por causa de sua vergonha? O movimento direcional de nossos corações nesses momentos pode trazer muitas percepções. Se eu me esconder de Deus, isso pode significar que ainda acredito na ideia de que minha pureza depende de mim e pode ser perdida, em vez de acreditar que é seguro correr para Deus, porque nada – nem mesmo uma recaída moral momentânea – pode me tirar da Sua mão.

Todos nós temos anseios profundos de intimidade e conexão dados por Deus que nos levarão a nos aproximar ou nos afastar Dele, buscando satisfação e realização em outro lugar. Quando enfrento a tentação, é útil perguntar a mim mesma: Se eu atender a esse desejo da maneira que minha carne está me pedindo neste momento, isso me aproximará de Deus ou me fará querer me afastar? E ao passo que conheço o coração de Deus em relação a mim em um nível mais profundo, sou lembrada de que sou Sua amada e não há nada que eu possa fazer para que Ele me ame menos. Também estou aprendendo, em meus momentos de fracasso, quebrantamento e angústia, a ir em direção a Ele e clamar a Ele por ajuda, perdão e misericórdia em meus momentos de necessidade. Sinto grande consolo no Salmo 121, que me lembra que Deus acolhe minha necessidade e protege meu pé de escorregar. “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, o Criador do céu e da terra. Ele não deixará seu pé escorregar – aquele que cuida de você não dormirá; de fato, aquele que cuida de Israel não tosquenejará nem dormirá.”

Você sempre estará se movendo, indo em direção a Deus ou se afastando Dele. Integridade sexual significa fazer a escolha de sempre caminhar em direção a Ele, confiando em Suas promessas de amor e redenção.

Prestação de Contas 

Integridade sexual não significa que você nunca terá dificuldades (ou que não irá falhar). Pelo contrário, significa escolher correr em direção a Deus e aos outros com autenticidade e honestidade. Precisamos de responsabilidade radical em nossas vidas. Salomão nos lembra: “Melhor são dois do que um, porque têm melhor recompensa pelo seu trabalho. Pois se eles caírem, um levantará o seu companheiro. Mas ai daquele que cair sozinho e não tiver quem o levante!” Paulo nos exorta: “Confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para que sejam curados” e “gentilmente restaurem um irmão ou irmã e carreguem os fardos uns dos outros”. A Bíblia está cheia de exortações para convidar outras pessoas para nossas vidas e lutas, porém muitas vezes a nossa realidade parece muito diferente.

Você tem alguém que conhece seus medos mais profundos, dores e tentações?

Você se sente seguro confessando seu pecado a um irmão ou irmã em sua vida?

Você tem alguém que conhece as perguntas difíceis que você deseja que lhe façam, mas que você tem medo de mencionar?

As respostas para essas perguntas geralmente determinam até que ponto podemos lutar eficazmente contra tentações e fraquezas específicas. Quando não andamos em integridade, dividimos pedaços de nossas vidas que nunca compartilhamos abertamente com outras pessoas. Lembro-me da ruptura interna que minha confusão e erros sexuais podem causar em minha vida. A vergonha e o segredo se agarram como um manto molhado, me pesando e me fazendo sentir inautêntica enquanto crente.

Agora, tenho uma comunidade profunda e duas pessoas, minha mentora e minha conselheira, às quais dei permissão para me perguntarem qualquer coisa. Nenhuma pergunta está fora dos limites e, quando respondo com honestidade crua, sei que elas aceitarão tudo o que eu disser com graça. Pessoas assim são barreiras abençoadas para o pecado em nossas vidas. Deus deseja que abramos sabiamente nossos corações aos outros para o nosso próprio bem.

Perspectiva

Nossas experiências e prazeres sexuais não são, em última análise, sobre nós. No mundo de hoje, essa é uma declaração chocante – e até mesmo ofensiva. Quando me deparo com uma escolha difícil ou sou tentada a comprometer minha integridade, preciso ser lembrada de que minha sexualidade é sobre algo, Alguém, muito maior. Aqui está algo a se considerar: a sexualidade é realmente sobre a glória de Deus.

Pense por um momento sobre isso: qual é o nosso propósito final como crentes nesta terra? Jesus nos diz claramente em Mateus 5:16: “Deixai brilhar a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.” O propósito de deixarmos nossa luz brilhar ou de fazermos com que nossas boas obras sejam vistas não tem nada a ver conosco. É para que outras pessoas possam ver e dar glória a Deus. Quando vivemos de uma maneira que honra a Deus em todos os aspectos de nossas vidas, especialmente nossa sexualidade, isso revela a verdadeira substância e valor que um relacionamento com Jesus traz para nossas vidas. Se andarmos humildemente, admitindo nossa dependência de Deus para viver com integridade e nos arrependendo quando cairmos, nós demonstraremos a bondade de Deus.

Viver com integridade sexual – render-se e abraçar o design de Deus para nossa sexualidade – é sobre muito mais do que estar comprometida com sexo monogâmico ou celibato. Trata-se de viver uma vida que aponta para o casamento definitivo e o Amante supremo, que deu a vida por Sua noiva e a apresenta sem manchas e sem mácula. Nos meus dias mais difíceis, essa mudança de perspectiva dá propósito à luta e lança raios de luz em meio ao meu desespero. Talvez Deus, em Sua bondade, esteja usando minha escolha hoje para refletir Sua luz um pouco mais brilhante na escuridão ao meu redor. 

Renda-se

Originalmente, eu havia escrito esta sigla com apenas 3 letras: MAP. Mas, ao refletir, senti que estava incompleto. Podemos nos mover em direção a Deus em nossa luta, prestar contas, ajustar nossa perspectiva e, ainda assim, lutar para ter controle sobre nossas vidas. Em última análise, apenas conhecer essas verdades não é suficiente. Eu sei disso em primeira mão pois continuo a lutar com Deus sobre sonhos desfeitos, desejos desordenados e anseios que podem não ser satisfeitos nesta vida. Esta é a parte mais difícil, muitas vezes angustiante, de viver com integridade sexual: Deus nos chama à rendição. Para ser brutalmente honesta, muitas vezes abordo a rendição da mesma forma que uma criança tenta corajosamente atrasar a hora de dormir, encontrando um milhão e uma distrações ou desculpas para adiar o inevitável. A integridade sexual é impossível sem entrega. Entregar meus anseios mais profundos e colocá-los nas mãos de Deus requer uma confiança inabalável enquanto dou a Ele os tesouros do meu coração. Davi expressa sua rendição desta forma: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; Ponha-me à prova e conheça meus pensamentos ansiosos; E vê se há algum caminho prejudicial [caminho da dor] em mim, E guia-me pelo caminho eterno.” Davi sabia que abrir todo o seu coração a Deus e se render ao Seu caminho era a única maneira de andar em integridade diante de Deus. Eu digo a você, essas palavras foram escritas com lágrimas, escritas com a dor que vem de lutar para acreditar: “Jesus vai custar tudo a você e valerá muito mais do que isso” (Greg Coles: Single, Gay, Christian).

Agora, quando fico acordada à noite refletindo sobre essa questão, eu lembro a mim mesma que Deus não me deixou sem orientação. Nesses momentos, Ele me lembra de ir em direção ao Seu coração (assim como Ele se move em direção a mim). Busco responsabilidade e prestação de contas radical, confiando meu coração a outros. Fixo meus olhos na eternidade, assim como Jesus fez ao olhar para a alegria diante Dele, sabendo que meu maior ganho está em entregar cada parte do meu coração a Ele. Então, embora eu esteja quebrantada, meu Salvador pega os pedaços oferecidos do meu coração e me completa Nele. Isso é integridade sexual.

Link para o texto original: https://www.authenticintimacy.com/resources/46878/a-road-map-to-sexual-integrity-in-the-midst-of-sexual-brokenness?source=blog

Autora: Julia Mitchell

Tradutora: Giulia Alcântara

Nota da tradutora: Um dos textos mais lindos e honestos que li. Cada luta valerá a pena quando estamos Cristo. 

Deixe um comentário