Um desafio dos Cânticos de Salomão

Você alguma vez já leu uma passagem da Bíblia que te fez pausar? Enquanto você lia, pensava, “Isso não parece condizer com aquilo que eu penso sobre Deus”?

Isso aconteceu muitas vezes comigo enquanto lia os profetas do Antigo Testamento ou o livro de Apocalipse, mas eu também tenho esse tipo de reação quando leio os Cânticos de Salomão. Sim, eu sei que é um livro sobre sexo, mas ele ainda me surpreende com suas imagens sensuais e eróticas. Deus é realmente tão apaixonado assim? Ele realmente acha ok tudo o que esse homem e essa mulher pensaram e fizeram juntos?

Devido ao fato de o prazer sexual ser tão distorcido em nossa cultura, pode ser difícil entender que Deus criou a intimidade sexual para ser excitante, vulnerável, poderosa e satisfatória. Esse pequeno livro do Antigo Testamento nos dá o selo de aprovação de Deus para que pessoas casadas aproveitem profundamente um ao outro sexualmente. Não é irônico o quanto Satanás quer que nós aproveitemos o sexo fora do casamento mas ele trabalha para sabotar o prazer sexual dentro do matrimonio? Quão poucos casais casados podem verdadeiramente dizer que aproveitam o presente da intimidade sexual do jeito que Deus a criou para ser!

Eu li o livro de Cantares muitas vezes, mas recentemente Deus me mostrou algo diferente. Esse homem e essa mulher encontraram prazer sexual profundo juntos ao focar na beleza um do outro. O marido e a esposa revezaram elogios um pelo outro. É como se eles não conseguissem encontrar palavras suficientes para expressar o quão agradáveis e belos eles eram um para o outro. Dê uma olhada:

O esposo diz à sua esposa:

Como és formosa, querida minha, como és formosa! Os teus cabelos são como o rebanho de cabras que descem ondeantes do monte de Gileade. 

São os teus dentes como o rebanho das ovelhas recém-tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma delas há sem crias. 

Os teus lábios são como um fio de escarlata, e tua boca é formosa; as tuas faces, como romã partida, brilham através do véu. 

O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para arsenal; mil escudos pendem dela, todos broquéis de soldados valorosos. 

Os teus dois seios são como duas crias, gêmeas de uma gazela, que se apascentam entre os lírios.

Arrebataste-me o coração, minha irmã, noiva minha; arrebataste-me o coração com um só dos teus olhares, com uma só pérola do teu colar. 

Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus unguentos do que toda sorte de especiarias!

A esposa diz ao seu esposo:

O meu amado é alvo e rosado, o mais distinguido entre dez mil.  A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos, cachos de palmeira, são pretos como o corvo. 

Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste. 

As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como colinas de ervas aromáticas; os seus lábios são lírios que gotejam mirra preciosa;

As suas mãos, cilindros de ouro, embutidos de jacintos; o seu ventre, como alvo marfim, coberto de safiras. 

As suas pernas, colunas de mármore, assentadas em bases de ouro puro; o seu aspecto, como o Líbano, esbelto como os cedros. 

O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, tal, o meu esposo, ó filhas de Jerusalém.

Essas passagens são apenas uma amostra do louvor encontrado nos Cânticos de Salomão. Em aproximadamente metade do livro, temos esse casal apaixonado elogiando um ao outro.

Enquanto você lê isso, você pode pensar nos dias apaixonados da vida de recém-casados. Lá atrás, era mais fácil elogiar um ao outro na cama. Ele tinha mais cabelo, uma barriga mais reta e músculos mais fortes. O rosto dela não tinha rugas, o corpo era firme e ela não tinha bafo. No entanto, o segredo no livro de Cantares não é apenas para os recém-casados, mas para todos os casais casados.

O amor floresce quando escolhemos nos deleitar um no outro.

Uma intimidade sexual excelente não é resultado de corpos perfeitos. Os relacionamentos tumultuosos reportados nos sites de fofocas de Hollywood deveriam nos provar isso. Aqui temos pessoas com corpos lindos que, aparentemente, não conseguem permanecer juntos por mais de alguns meses. Grandes casais sustentam uma relação porque são capazes de enxergar através de lentes diferentes. Eles aprendem a deleitar-se consistentemente um no outro… Não em quem eles costumavam ser ou em quem você gostaria que eles se tornassem, mas em quem eles realmente são.

Frequentemente, me perguntam: “E se eu simplesmente não me sinto mais atraído(a) pelo meu marido/esposa?” Então, a pessoa documenta quanto peso seu cônjuge ganhou ou o quanto seu cônjuge se veste mal. Claro que a aparência física importa. Você deve a si mesmo e ao seu cônjuge fazer algum esforço para apresentar-se bem.

Contudo, nossos corpos são imperfeitos e continuarão a ficar flácidos e se deteriorar à medida que envelhecemos. Nenhum de nós é “o mais belo entre milhares”. A chave para permanecermos atraídos um pelo outro é escolher focar na beleza do outro (interna e externa), ao invés de distrair-se pelos defeitos. Isso pode ser uma constante batalha da vontade, mas é uma batalha que Deus quer que você lute e vença.

Os Cânticos de Salomão, entre outras passagens bíblicas, demonstram que Deus quer que você ame, que esteja em chamas e apaixonado pelo homem ou mulher com quem você se casou. Deus é a favor de um casamento apaixonado… Não um que se abastece de fantasia, mas um que se abastece de deleite.

Eu e meu marido, com quem estou casada há 22 anos, não somos muito poéticos. Às vezes, olhamos para uma foto recente e dizemos, “Nossa! Estamos ficando velhos!” mas ainda há muito no que se deleitar. Eu não vou dividir tudo o que amo sobre o Mike 😊, mas aqui está um exemplo para você começar. Eu me deleito nos ombros largos do meu marido e na sua estatura alta. Os olhos azuis dele brilham sempre que ele sorri. Eu sempre me sinto segura com ele porque sei que ele quer me proteger.

Então aqui está o desafio…Você poderia escrever um poema (ou até mesmo uma carta romântica) sobre o que você acha belo no seu cônjuge? 

Autora: Dra. Juli Slattery 

Tradução: Giulia Alcântara 

Link para o texto original: https://www.authenticintimacy.com/resources/3303/a-challenge-from-the-song-of-solomon?source=blog