TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

Em Filipenses 4:11-13, o apóstolo Paulo escreveu que:

  • Aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação;
  • Aprendeu a lidar com a honra, assim como a humilhação;
  • Aprendeu a lidar com a fartura, assim como a fome;
  • Aprendeu a lidar com a abundância assim como a escassez;
    Por fim, ele resumiu toda a experiência adquirida por meio dessas circunstâncias em uma frase: “tudo posso naquele que me fortalece” (v.13). Esta é uma realidade inegável na vida cristã: em Cristo podemos todas as coisas; podemos passar por todas as circunstâncias, as melhores e as piores, porque é o Senhor quem nos sustenta.

Mas, o apóstolo Paulo não parou por aí, ele continuou falando aos filipenses, nos versos 14 a 16:
“Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades.”

O mesmo Paulo que afirmou veementemente: “tudo posso naquele que me fortalece” é quem na sequência demonstrou a importância do apoio e do serviço no Corpo de Cristo, deixando claro que tal afirmação não era de independência ou arrogância.

Veja, depender de Deus não significa desprezar o auxílio que chega até nós por meio de mãos humanas. “Tudo posso naquele que me fortalece” não está em desacordo com aceitar e receber ajuda humana. Como cristãos devemos estar humildemente prontos a perceber a providência de Deus agindo por meio de pessoas, oportunidades e recursos que Deus coloca diante de nós. Não devemos desprezar isso.

Deus em sua maravilhosa providência usa pessoas para suprir às nossas necessidades e atender às nossas orações. Nem sempre as respostas caem do céu, por vezes, vêm por meio de uma ligação, uma mensagem perguntando se você está precisando de algo. Não devemos desprezar as mãos que se estendem a nós em nome de uma suposta “dependência exclusiva de Deus”. Dizer que dependemos unicamente de Deus enquanto desprezamos a ajuda de outros pode ser pura manifestação de orgulho.

Em Cristo existe um perfeito equilíbrio entre saber que tudo vem de Deus e perceber Deus agindo por meio de pessoas e circunstâncias naturais para atender às nossas necessidades. Isso se chama discernimento, e é um fruto da sabedoria.

Também devemos aprender com essa igreja que generosamente supriu às necessidades do apóstolo Paulo em mais de uma ocasião. Como cristãos precisamos ter plena consciência de que Deus nos chama a servir. Nossos recursos devem estar à disposição do Reino de Deus e seus propósitos. Deus generosamente enviou seu Filho Unigênito ao mundo para suprir nossa maior necessidade, de redenção. Semelhantemente, devemos estender graça e generosidade ao próximo.

Nesse tempo em que há tantas pessoas passando por toda sorte de necessidades, que sejamos prontos a receber ajuda e ter nossas necessidades supridas com humildade de espírito; e que sejamos prontos a doar com um espírito generoso, assim como o nosso Pai, em Cristo Jesus.

Que Deus nos abençoe.

No amor de Cristo,

Prisca Lessa