Socorro, tenho preguiça de ler a Bíblia!

Há histórias maravilhosas na Bíblia (…), mas é possível conhecer as histórias da Bíblia e, ainda assim, não compreender a história da Bíblia (…)

Quero começar este texto convidando você, minha irmã em Cristo, para antes de iniciar a leitura fazer uma oração, pedindo ao Senhor que Ele lhe conceda graça para que você enxergue a leitura bíblica não apenas como mais uma tarefa que deve ser realizada para completar seu checklist diário, mas que você possa sentir prazer em enxergar o Deus que se revela por meio da Sua Palavra.

Na verdade, ainda não sei qual é a melhor forma de começar um texto, mas justamente neste decidi compartilhar com você um pouco do meu coração e de tudo que o Senhor tem me ensinado ao longo da minha caminhada com Ele. Portanto, algo que quero deixar claro logo de início é que não sou nenhuma professora da Bíblia com currículo extenso e bastante experiência, mas se existe algo que amo é a Palavra. O meu amor pelas Escrituras começou quando experimentei o desastroso resultado do ensino errado. Desde daquele momento surgiu no meu íntimo o desejo de conhecer, por mim mesma, o que a Bíblia ensinava.

Dizem que nos tornamos aquilo que contemplamos. Creio que não existe nada mais transformador para nossa vida do que contemplar à Deus em Sua Palavra. Afinal de contas, como podemos nos conformar à imagem de um Deus que não temos contemplado? (WILKIN, 2021).

Wilkin, 2021

Confesso que, apesar do meu desejo de honrar Deus, eunão sabia por onde começar. Sabia que para solucionar meu problema de ignorância bíblica eu deveria gastar mais tempo tentando conhecer e entender a vontade Delerevelada na Bíblia. Mesmo assim, ainda me sentia uma pouco perdida em relação à importância da leitura bíblica e a aplicabilidade dela a minha vida ordinária. Desse modo, ao longo do texto, quero apresentar o modo correto de enxergar a Bíblia e por onde devemos começar.

Espero que, após concluir, você se sinta desafiada a não apenas dedicar tempo à leitura da Bíblia, mas a amar profundamente as Escrituras e enxergar Deus de maneira clara. Acredito que essa breve introdução serviu para nos colocar na mesma página e mostrar que crescer no conhecimento da Palavra de Deus é acessível e necessário, independentemente de sermos crentes há décadas ou sermos os novos na fé que possuem fome de conhecer e compreender o Deus que Se revela através da Bíblia.

Como enxergamos a Bíblia

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado. 2 Timóteo 3:16,17

Se você, mulher cristã, busca desenvolver o hábito da leitura bíblica, precisa primeiramente compreender que a Bíblia é a Palavra de Deus. Deus resolveu Serevelar ao homem através da sua Palavra. A Bíblia é um livro a respeito de Deus. Por meio das lentes corretas conseguimos perceber que devemos ler e estudar a Bíblia com os ouvidos abertos para ouvir o que Ele declara de Si mesmo.

Acredito que o nosso maior equívoco ao enxergarmos a Bíblia da maneira correta se dá pela maneira que nos aproximamos dela. Você já parou para pensar o que tem te motivado a ler a Bíblia? É devido às circunstâncias que você tem enfrentado? É devido ao plano de leitura que você estabeleceu no início do ano e agora tem de cumprir? Todos essesquestionamentos são válidos quando buscamos esquadrinhar o nosso coração.

Muitos se aproximam da Bíblia apenas quando estãodoentes. Enxergam a Palavra de Deus somente como um remédio que pode promover cura. Vamos ser honestas: você e eu conhecemos alguém que só lê a Bíblia, ora, vai à igreja e busca o Senhor quando precisa ser curado de algo. A Palavra de Deus não é pílula!

Existem também aqueles que enxergam a Bíblia como algo nutritivo. A leitura bíblica não é apenas para ser vista como algo meramente prazeroso, mas como algo necessário. Isso não parece conosco,quando decidimos cumprir a dieta estabelecida pelo nutricionista? Seguimos a dieta a risca não por alegria, mas por obrigação, pois reconhecemos a necessidade de consumir os nutrientes necessários.

Na verdade, precisamos encontrar na leitura bíblica alegria e prazer. Eu particularmente amo comer feijão e por mim comeria todo dia sem reclamar. Sinto prazer em sentar e me deliciar com um prato cheio de feijão que só de olhar já digo “nossa, que maravilha!”. A leitura bíblica precisa ser encarada como algo que gera em nós alegria.

Eu sei que existem dias e dias, e na nossa vida corrida nem sempre é possível parar e se deliciar com os prazeres do ordinário, mas precisamos parar e desacelerar para contemplar a beleza do Evangelho. Se você não consegue fazer a leitura de um capítulo inteiro diariamente, leia apenas um versículo, mas não deixe de se encontrar com o Senhor e ouvir o que Ele tem a dizer. Tenha prazer em contemplar o Deus que Se revela através das Escrituras, pois somente assim você poderá conhecê-lo verdadeiramente.

Por onde começar

A Bíblia é um livro sobre Deus. Ela é um livro que a cada página revela, de forma clara, quem Deus é. Portanto, do início ao fim, a Bíblia é um livro sobre Deus. O nosso erro é que lemos a Bíblia fazendo as perguntas erradas. A má interpretação dela acontece porque acreditamos que é um livro sobre nós.

Acreditamos que devemos ler a Bíblia por se tratar de um guia para a vida e que, em qualquer circunstância, iriamos encontrar a ajuda necessária para os nossos conflitos. É justamente neste momento que irei lhe desapontar, afinal o proposito da Bíblia não é lhe ajudar. A Bíblia não fala acerca de nós mesmos, mas, durante todo o tempo, ela nos fala a respeito de Deus. Na verdade, a Bíblia até fala sobre quem nós somos e o que devemos fazer, mas ela faz isso através das lentes de quem Deus é. A leitura correta da Bíblia deve centrar os nossos olhos na pessoa de Deus, e não o contrário.

Agora podemos então compreender a importância de ler cada passagem bíblica buscando entender o que ela nos ensina a respeito de Deus, ao invés de pedirmos para que ela nos ensine qualquer coisa acerca de nós mesmos. À medida que vamos conhecendo a Deus através da Sua Palavra, não podemos fazer outra coisa senão crescer em um amor profundo por Ele. A leitura bíblica nos conduz a uma compreensão de quem Deus é e somos transformados, pois só amamos quem conhecemos e também só pensamos em quem nos relacionamos.

O coração não ama aquilo que a mente não conhece. Sim, é pecado adquirir conhecimento pelo simples conhecimento, mas adquirir conhecimento acerca daquele a quem amamos, com o propósito de amá-lo mais profundamente, sempre será bom para nossa transformação. Devemos amar a Deus com nossa mente, permitindo que nosso intelecto instrua nossas emoções, e não o contrário.

(WILKIN, 2021)

A minha oração é para que a leitura bíblica se tornealgo prazeroso na sua vida, minha irmã, pois quando encontramos prazer naquilo que fazemos, dedicamos e investimos o tempo necessário com alegria. Que a cada dia você busque conhecer e amar o mais o nosso Senhor e Salvador de nossas vidas.

Com carinho, Hilda Lacerda!