REFLEXÕES DE NATAL: TESTEMUNHANDO AS BOAS-NOVAS

Cópia de REFLEXÕES DE NATALVocê já foi convidado para participar de um grande evento? Já recebeu um convite para a festa de alguém muito importante? Note que quanto maior o evento, mais ilustres são os convidados. Os anfitriões da festa sempre buscam pessoas de prestígio para fazerem parte da sua lista de convidados. Seja para celebrar um nascimento, casamento, aniversário, ou qualquer outra ocasião, a grandeza dos convidados é proporcional à grandeza do evento. Em Lucas 2:8-20 lemos a narrativa de um grande evento: o nascimento do Messias, o glorioso Salvador. O que se espera de um evento dessa magnitude é nada menos do que uma comemoração grandiosa, com convidados ilustres e uma enorme plateia. No entanto, no decorrer da leitura vemos que não foi isso que aconteceu (v.8).

Naquela noite, os anjos apareceram primeiramente a um grupo de simples pastores – trabalhadores do campo que guardavam o rebanho durante a vigília da noite – e lhes deram um convite muito especial: eles foram convidados a ir até Belém conhecer o Salvador do mundo! Veja que ironia, para o maior evento da história os primeiros convidados não foram reis, nem sacerdotes ou escribas, mas um grupo de homens desprezados pela sociedade: os pastores de ovelhas.

Naquela época os pastores de ovelhas eram vistos com maus olhos pela sociedade. Essa era uma profissão desprezada e reservada às classes inferiores. Eles eram privados de muitos direitos civis e políticos, por exemplo, seu testemunho, não tinha grande valor! Mas, ainda assim, Deus se agradou de torná-los as primeiras testemunhas externas do nascimento do Seu Filho.

Deus poderia ter escolhido convidados “melhores” para esta ocasião, mas, por meio disso, comunicou uma verdade fundamental da boa-nova: Cristo não veio para os grandes, mas para os pequenos. Não para aqueles que merecem – embora ninguém, de fato, mereça – mas para aqueles que nada são. Com isso, aprendemos que Deus não está interessado em pessoas ilustres, mas naqueles que de todo o coração desejam servi-Lo. Assim como aqueles pastores não possuíam direitos civis e políticos, nós tampouco possuíamos direitos espirituais, mas Cristo veio até nós e se tornou nosso Salvador e nos concedeu direitos espirituais perante Deus Todo-Poderoso para sermos suas fiéis testemunhas. Isso é graça.

“Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não havia recebido misericórdia, mas agora receberam  (I Pe 2:10)”

A FÉ DOS PASTORES

Os pastores receberam um sinal: “… encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura”. (v. 12). Imagine só, o grandioso e esperado Messias no corpo de um bebê, envolto em panos e fraldas, numa manjedoura! Não é exatamente assim que esperamos encontrar um forte e poderoso rei. Mas, eles não somente creram como também testemunharam o nascimento de Jesus.

O que podemos aprender com estes pastores?

Mediante a Palavra do Senhor proferida pelos anjos, os pastores creram e decidiram ir até Belém para conhecerem Jesus. Eles não adiaram sua ida, não deixaram para depois ou para o dia seguinte, mas foram imediatamente. Chamamos isso de prontidão. Como cristãos devemos estar sempre prontos a agir segundo a Palavra de Deus. Não podemos duvidar, nem mesmo ignorar a mensagem bíblica. Devemos estar sempre prontos a obedecer.

A MISSÃO DOS PASTORES

Chegando a Belém, os pastores puderam ver o cumprimento da promessa. Lá estava Jesus junto à sua família, exatamente como os anjos haviam predito. E, vendo-o, os pastores anunciaram tudo quanto lhes havia sido dito a respeito dEle. Ao ouvi-los todos ficaram admirados e os pastores cumpriram uma importante missão. Primeiramente, eles fortaleceram a fé dos pais de Jesus. Em Lucas 1:26 lemos que o anjo Gabriel havia parecido à Maria anunciando o nascimento de Jesus e também a José em sonho (conforme Mt 1:20) mas a Bíblia não relata que eles tenham recebido alguma outra visita de anjos. Em meio a tudo isso, é possível que ambos, ou, ao menos, Maria, aflita e em busca de sinais e respostas quanto ao que sucederia (v. 19). Nesse sentido, as palavras dos pastores à Maria, José e todos quantos estavam presentes aquele era verdadeiramente o Filho de Deus. Em segundo, conforme o v. 18 “todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores”. Eles anunciaram a boa-nova diante de todos os presentes.

E quanto a nós? Será que temos sido propagadores da boa-nova? Ou temos nos omitido em nossa missão? Temos usado a Palavra para fortalecer a nossos irmãos e anunciar a aqueles que ainda não creem no Evangelho? Diariamente recebemos inúmeras informações – nas redes sociais, no celular, nos grupos. Compartilhamos e divulgamos muitas coisas, mas será que temos sido prontos a divulgar a boa-nova como os pastores fizeram? Eles saíram noite adentro rumo à Belém, sem preguiça de percorrer a distância. Naquele momento, nada era mais importante para eles do que conhecer ao salvador. E, ainda hoje, não há nada mais importante do que nos lançarmos nessa missão. Não há necessidade mais urgente, devemos estar prontos a vencer todos os obstáculos necessários para nos dedicarmos em conhecer a Jesus.

TESTEMUNHANDO EM TODO O TEMPO

O testemunho de pastores não tinha muito valor naquela época, mas isso não foi uma barreira para eles. Eles poderiam ter pensado: “Afinal, quem se importa com o nosso testemunho?! Ninguém nos levará a sério!”. No entanto, eles não se importaram com isso. Havia algo muito mais importante. Quando me converti, aos 15 anos, eu sentia muito medo de testemunhar aos meus amigos aquilo que Cristo tinha feito por mim, pois achava que eles não me levariam a sério – uma vez que eles me conheciam e sabiam como eu era antes da conversão. Eu temia que por me conhecerem, e saberem dos erros que cometi, eles não dessem crédito ao meu testemunho. Por isso, fiquei muito tempo sem testemunhar a minha conversão. Um dia entendi que era meu dever testemunhar apesar do que os outros pensariam, confiando somente no poder de Deus. O maior testemunho era mostrar que Deus salva e transforma pecadores e Ele fez isso comigo! Não importava como as pessoas me viam antes e sim como Deus me via a partir daquele momento. Depois disso, parei de colocar empecilhos e passei a testemunhar Cristo aos meus amigos.

Quais empecilhos você tem colocado para não anunciar a palavra de Deus? Você se acha muito tímido, ou acha que não tem conhecimento suficiente? Sente vergonha dos amigos ou tem medo de ser desprezado? Seja quais forem as barreiras, você deve enfrentá-las e anunciar a boa-nova.

Só depois de terem visto e anunciado os pastores voltaram ao seu posto de trabalho. Eles priorizaram a propagação da mensagem, acima de seus deveres e interesses pessoais. Temos muitas coisas para fazer, isso é verdade; tarefas e mais tarefas, compromissos e mais compromissos. Mas há algo muito mais importante do que tudo isso: anunciar quem é Cristo para aqueles que estão ao nosso redor.

Deus chamou simples pastores, numa noite comum, para testemunharem sua grandeza. Assim como eles, Deus nos chama hoje a conhecer e testemunhar as boas-novas de alegria: Cristo veio ao mundo para salvar os homens.  Aleluia!

 

No Amor de Cristo,

Prisca Lessa