REFLEXÕES DE NATAL: HERODES E A SOBERANIA DE DEUS

Mais amor, por favor!Queridas irmãs, estamos às vésperas do Natal. É tempo de celebrar a vinda do nosso Salvador, Jesus!  Por isso, ao longo das próximas semanas vamos refletir acerca deste acontecimento tão especial. Teremos três reflexões abordando o nascimento de Jesus a partir da perspectiva de três personagens bíblicos: Herodes, o anjos e os pastores. Espero que estas reflexões possam edificá-las!

“Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.

Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.

Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino.

E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.

Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.

Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.”(Mateus 2:1-18)

Afinal, quem era Herodes?

Herodes era rei da Judéia, um dos homens mais poderosos do seu tempo. Ele também era muito cruel com seus inimigos e chegou a matar a própria esposa e filhos devido a interesses pessoais. Mas, ele viu o seu reinado ameaçado ao saber que um novo rei havia nascido. Ao receber a notícia através dos magos (v.2) de que o Rei dos judeus havia nascido, Herodes não apenas temeu, mas ficou enfurecido ao ponto de mandar matar todos os meninos menores de dois anos. Herodes tramou um plano “perfeito” – aos seus olhos – para matar Jesus, sacrificando a vida de muitas crianças. Mas, assim como Deus livrou Moisés da matança dos meninos no Egito, Deus livrou seu próprio filho Jesus da matança de Herodes.

Herodes foi astuto e arquitetou um plano: por meio dos magos ele descobriria onde Jesus estava, mas, ao invés de ir adorá-lo, seu plano era eliminar aquele que ele temia ser seu oponente. O que Herodes não entendia é que, embora Jesus fosse o verdadeiro Rei dos judeus, seu reino não era deste mundo e nada nem ninguém poderia impedir sua missão.

Inutilmente Herodes tentou convencer os magos a voltarem trazendo notícias do Rei. Antes mesmo que eles pensassem e retornar a Jerusalém, os magos foram prevenidos em sonho para que não voltassem à presença de Herodes e assim fizeram (v.12).  Embora Herodes tivesse poder humano para agir, ele estava lidando com um poder infinitamente maior, Deus estava muito à frente dos seus planos.

Não satisfeito com esta primeira tentativa, Herodes maquinou um segundo plano: a matança dos inocentes. Ele decretou que todos os meninos de dois anos para baixo, de Belém e arredores, fossem mortos. A ordem de Herodes foi executada, mas seu limitado poder não atingiu o Messias, pois o próprio Deus, por meio de um anjo ordenou a José e sua família que fugissem para o Egito e ali permanecessem (v.13).  Passado alguns anos, o rei Herodes morreu e seu reinado acabou.

É interessante refletirmos sobre alguns fatos nessa narrativa. Por mais que Herodes tenha sido um homem mau, podemos aprender muitas coisas com as atitudes e escolhas que esse homem fez e também acerca do poder e da soberania de Deus em todas as circunstâncias.

Herodes se destaca como um rei tirano, que tinha tudo o que queria, e capaz de tirar do caminho qualquer um que tentasse atrapalhar os seus planos – ele mandou degolar dois de seus filhos por suspeitar de uma conspiração contra o seu reinado! – Ele era capaz de sacrificar vidas para se manter como soberano. Embora ele enganosamente se achasse soberano, Deus prova por meio dos acontecimentos relacionados à vida de Jesus que o único Rei e Soberano sobre toda a terra é o Senhor. Por mais que Herodes se empenhasse em planejar, subornar e tramar algo contra a vida de Jesus, seu poder era fraqueza diante de Deus, pois não existe poder e autoridade maior que o poder do nosso Deus! Saber disso é um grande consolo. Temos vivido tempos difíceis em nosso país, por vezes nos vemos à mercê de governantes maus e corruptos que não temem a Deus. Pode até parecer que eles têm autoridade para fazer o que quiserem enquanto estão no governo. Assim como Herodes, eles se acham soberanos, mas eles não são. Sua esfera de atuação só vai até onde o verdadeiro Governante da terra permitir. Eles não podem frustrar os planos de Deus e nem atingir a vida daqueles que Deus escolheu sem que Ele permita! Assim como Herodes o governo destes homens é passageiro. Eles não reinarão para sempre, mas, Cristo sim! (Sl 143:13). A morte de Herodes também nos ensina que nenhum mal dura para sempre. Por maior que seja a dificuldade e oposição que estejamos enfrentando, tudo tem seu início e fim. Podemos descansar sabendo que todo o mal é passageiro.

É interessante ver também que mesmo quando tudo parece fora de controle, Deus está no controle de todas as coisas. Se analisarmos bem o texto veremos que a cada acontecimento marcante, a Bíblia nos diz que aquilo aconteceu para que se cumprisse o que já havia sido anunciado pelos profetas (Mt 2:6, 18 e 23). Ou seja, nenhum daqueles acontecimentos pegou Deus de surpresa, pelo contrário, muito antes que Herodes pudesse nascer Deus já havia anunciado que aquilo aconteceria. Não é maravilhoso servir a um Deus que conhece todas as coisas? Ele sabe o nosso passado, presente e futuro. Não temos o que temer!

Assim como Jesus estava seguro nos braços do Pai, se estamos em Jesus, estamos seguros, haja o que houver. Quais dificuldades você tem enfrentado hoje e que tem trazido medo ao seu coração? De que forma essa passagem te motiva a confiar em Deus?

Deus abomina o orgulho e a soberba. O orgulho de Herodes o levou a ficar cada vez mais frio e distante da vontade de Deus. Ao invés de viver uma vida de sujeição a Deus, ele preferiu viver uma vida em busca de seus próprios interesses. Ele sempre queria mais e mais poder, ao ponto de fazer qualquer coisa para obtê-lo. Quanto mais nos afastamos de Deus, mais cegos pelo pecado nos tornamos. O pecado nunca nos sacia, sempre queremos mais. Por mais poder que Herodes tivesse, isso não lhe bastava. Ele era capaz de fazer qualquer coisa por “um pouco” mais. Ele terminou sua vida buscando poder, mas nunca obteve tudo o que queria. Sempre que buscamos algo fora de Deus nos deparamos com um infinito vazio. Somente Deus pode nos saciar completamente. Como está a sua vida diante de Deus? Será que existe algo que você tem desejado mais do a Deus? Existe algo que você deseja tanto e que seria capaz de fazer qualquer coisa – mesmo desobedecendo a Deus – para obter? Se sim, peça a Deus para que te ajude a vencer esse desejo e te faça amá-lO sobre todas as coisas. Que você encontre plena satisfação em servir e obedecer a Deus, pois somente no Seu amor somos realmente preenchidos.

Se esse texto te edificou, compartilhe-o!

Um abraço carinhoso.

No Amor de Cristo,

Prisca Lessa