POR QUE FAZER DEVOCIONAL?

“Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo.” (A. W. Tozer)

A famosa frase de A. W. Tozer é verdadeira “o homem que quiser conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo”. Como é cada vez mais difícil em nossos dias dedicar tempo a algo que vá além do imediatismo e dos prazeres momentâneos, nos tornamos reféns das coisas que trazem satisfação imediata à nossa carne. O devocional é um exercício de mortificação diária, mortificação das nossas urgências, da nossa pressa, mortificação do nosso ego. O devocional é o momento que paramos de fazer tantas coisas e nos sentamos aos pés do Senhor, é quando subjugamos a nossa mente e a nossa carne e dizemos a nós mesmas que por mais que haja inúmeras coisas a serem feitas e deveres a serem cumpridos a melhor parte é e sempre será estar aos pés do Senhor, o lugar onde a nossa alma encontra descanso. Como Martas do nosso tempo andamos ocupadas com tantas coisas, nossas demandas são tantas que não nos resta tempo, nem disposição para sentar e ouvir, estamos sobrecarregadas e é justamente por isso que precisamos ir diariamente ao Senhor para que o nosso fardo seja aliviado.

Em Efésios 5:29 o apóstolo Paulo destaca um fato importante: “ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida”. Cuidamos do nosso corpo porque o amamos, esse amor nos leva o providenciar o que julgamos ser o melhor para ele, investimos em roupas que não somente o cobrem como o valorizam, em alimentos saborosos e nutritivos (ao menos deveríamos), investimos em cremes para cuidar da nossa pele e cabelos, em perfumes, cosméticos e afins, porque essas coisas trazem algum bem para o nosso corpo. A grande questão é, se estamos diariamente buscando o bem de nossos corpos, porque não buscamos com tamanho empenho o maior bem para as nossas almas? Veja, não quero fazer uma dicotomia entre corpo e espírito, como cristãos cuidamos do nosso corpo para a glória de Deus, mas o fato que quero destacar é o seguinte: 

Muitas e muitas vezes, gastamos tempo em nossos rituais de cuidados diários com a pele (por exemplo), fazemos isso religiosamente, ainda que estejamos com muito sono ou cansadas, fazemos isso porque sabemos que esse é um hábito benéfico para a nossa pele. Gastamos tempo com esses cuidados porque queremos uma pele mais saudável, porque estamos investindo em cuidados agora para que lá na frente tenhamos uma pele mais firme e bonita; porque sabemos que diariamente ela acumula impurezas que precisam ser removidas, porque queremos remover as células mortas que não lhe fazem bem. São diversas as causas, mas, a grande questão é: se nos importamos tanto com a nossa pele que daqui há alguns anos estará enrugada e será pó, não deveríamos nos importar muito mais com os cuidados para com a nossa alma que é eterna? Ela não requer cremes nem utensílios caros, requer apenas tempo e disposição, talvez, o tanto que investimos diante do espelho. 
Fazer devocional é importante porque é quando nos colocamos diariamente diante do espelho, o espelho da Palavra, para recebermos os cuidados Divinos para as nossas almas. A boa notícia é que, ao contrário de nossas peles, a alma do cristão se torna cada dia mais bela e vistosa,.a medida que recebe o tônico da Palavra de Deus, o bálsamo da oração, o esfoliante da confissão e o perfume da adoração. Dito isso, quero listar algumas razões práticas pelas quais devemos fazer devocional. 

PARA QUE TENHAMOS COMUNHÃO E INTIMIDADE COM DEUS 
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. (Ap 3:20). O momento devocional é um momento de comunhão e intimidade com o Senhor. Em Apocalipse Jesus diz que está à porta 
, o ato de entrar e cear denota intimidade, o Senhor anela por comunhão e intimidade com aqueles que são seus, e a promessa é de que se abrirmos, o Senhor entrará e ceará conosco. Será que ansiamos por essa comunhão e intimidade diária com o Senhor?

PARA QUE CONHEÇAMOS A DEUS
“(…) que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.” (Ef 1:18‭-‬19). O momento devocional é uma oportunidade diária para conhecermos mais a Deus por meio de sua Palavra, nossas almas anelam por isso, conhecer a Deus é o anseio de toda a as que pertence a Cristo, não podemos negar-lhe esse bem vital.
PARA QUE A PALAVRA HABITE EM NÓS
“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Cl 3:16-17). Quanto mais tempo dedicamos à comunhão com o Senhor, a leitura e meditação na Palavra mais a Palavra se torna parte de nós, enchendo o nosso coração daquilo que é digno e agradável ao Senhor.
PARA QUE TENHAMOS PRAZER NA PALAVRA DE DEUS
“Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.” (Sl 119:16). Não há como ter prazer na Palavra se não meditamos nela, é impossível amar aquilo que não conhecemos. O momento devocional propicia leitura diária da Palavra, talvez o início não seja prazeroso, mas a medida que tornamos isso um hábito e um compromisso diário percebemos quão graciosa é a dádiva de meditar na Palavra de Deus todos os dias.
PARA FUGIRMOS DO PECADO E DA TENTAÇÃO
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. (Sl 119:11). Alguém já disse que o tempo investido na presença de Deus forma em nós um disco rígido (HD) o qual podemos acessar em qualquer tempo, nos momentos de lutas, provações, desânimo e também nos momentos de tentação. Mas se não alimentamos o nosso HD, não haverá informações armazenadas, diante do pecado e da tentação, não teremos recursos suficientes para combater os enganos de Satanás. Se tem caído continuamente no mesmo pecado, experimente uma vida de disciplina devocional, estou certa de que os frutos virão.

PARA CONFESSARMOS NOSSOS PECADOS
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 Jô 1:9). O momento devocional nos proporciona diariamente a oportunidade de avaliarmos nosso coração e confessar a Deus nossas culpas e pecados. A confissão é parte importante da vida cristã, uma vez que  nenhuma condenação há para os que estão em Cristo podemos e devemos nos achegar a Deus com confiança confessando os nossos pecados e pedindo forças para resistirmos às tentações.
PARA INTERCEDERMOS
“Orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo (Tg 5.16). A intercessão é uma disciplina difícil de ser praticada, nossos olhos estão sempre tão voltados para nós mesmos, mas no momento devocional temos a oportunidade de tirar os olhos de nossas necessidades por um momento e colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar intercedendo em favor delas.
PARA RENDERMOS GRAÇAS A DEUS
“Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração. ” (Sl 100:4-5). O momento devocional também nos proporciona uma oportunidade diária de gratidão a Deus, pedimos tanto, mas raras vezes agradecemos a Deus pelo que tem feito em nós e por nós, mas como é bom render graças ao Senhor, enche o nosso coração, tiramos os olhos das dificuldades, contemplamos a sua majestade e a nossa alma se enche!