PIEDADE

A piedade é muitas vezes mal compreendida. Ela tem sido equivocadamente associada a mera aparência e atitudes externas, quando, na realidade, seu cerne é o coração.

Em seu sentido bíblico a piedade  está relacionada à santidade, pureza e devoção à Deus. O conhecimento e a piedade nunca devem ser desassociados, se forem se tornam hipocrisia. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em 2 Timóteo 3:5 Paulo afirma que é possível ter aparência de piedade sem ser, de fato, piedoso. Nessa mesma passagem, Paulo traz uma lista de pecados que poderiam habitar no coração de pessoas que que tinham aparência de piedade: egoísmo, ganância, arrogância, presunção, desrespeito aos pais, ingratidão, impiedade, falta de amor, incapacidade de perdoar, calúnia, orgulho. Tudo isso pode facilmente habitar por baixo da superfície de uma aparência de piedade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Precisamos saber que piedade não é aquilo que vestimos. Não obstante, um coração piedoso deve se refletir, sim, naquilo que vestimos, mas não somente; também deve se refletir na forma como nos relacionamos com os nossos pais, como respondemos às ofensas, naquilo que assistimos, ouvimos, falamos, enfim, em todas as áreas de nossa vida. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Obviamente, isso não ocorre da noite para o dia. Muitas vezes responderemos com piedade em determinadas áreas e em outras não; não porque somos hipócritas (talvez sim), mas porque a obra do Espírito em nossas vidas é gradativa. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Graças a Deus o Senhor não escancara todos os nossos pecados de uma vez, seria desesperador! Em sua bondade e misericórdia Ele caminha conosco, um passo de cada vez, nos mostrando  áreas que precisam ser mudadas, segredos que precisam ser expostos, e assim seguimos, de fé em fé, de vitória em vitória. ⠀⠀
Piedade é devotar-se a Deus e às coisas de Deus. Paulo diz à Timóteo: “exercita-te na piedade”. A piedade é um exercício. Todo exercício exige disciplina para que haja algum proveito dele, não é diferente com a piedade, ela requer exercício e disciplina. 

Um coração puro não é forjado sem muitas lágrimas e lutas. Santidade não é algo que se adquire em um ou dois dias, é a busca de uma vida inteira. Devoção a Deus não surge do nada, ela requer dedicação e repetição. 

Com isso, o que quero dizer é que o conhecimento não está dissociado à piedade. Não basta que a mente esteja cheia de conhecimento, o coração precisa estar cheio de devoção. Não se trata de uma coisa ou outra (no final do PDF sobre Estudo Bíblico Indutivo falo sobre isso), as duas coisas caminham juntas. Se o conhecimento não nos tornar mulheres mais piedosas, ele é vão. 

Na minha própria caminhada como estudante de Teologia, em muitos momentos me afundei em orgulho e arrogância. Havia conhecimento, mas não piedade. Feri muitas pessoas com o meu “conhecimento”, mas pela graça o Senhor abateu o meu coração e percebi quão longe eu estava. 
Meu convite a você para que estudemos a Palavra não é para que sejamos mais inteligentes, sabidas e intelectuais, mas para que sejamos mais humildes, santas e piedosas.  Você percebe que a piedade tem sido descaracterizada? O que você entende por piedade? Deixe suas impressões.

No Amor de Cristo,

Prisca Lessa