O sono de Adão e a necessidade do nosso coração – parte II

O propósito de Deus e os nossos anseios

image

Semana passada falei sobre a vida de Adão antes de Eva, do relacionamento único que ele tinha com Deus, que o preenchia de tal forma que ele não precisava de alguém que o COMPLETASSE, Deus o tornava pleno. Vimos também que o amor só foi despertado no coração de Adão quando Deus assim o desejou e que foi o próprio Deus quem colocou esse sentimento no coração dele. Infelizmente muitas vezes caímos no erro de ir atrás do amor e sofremos consequências; como está escrito em Cantares 8:4, não devemos despertar o amor até que ele queira. Hoje quero continuar essa reflexão, falando sobre a segunda parte desse texto.
Após ter determinado que não é bom que o homem esteja só, imediatamente Deus revela a solução para isso: Farei alguém que lhe seja IDÔNEO. É interessante o significado da palavra idôneo, tanto no seu original quanto na tradução, é algo equivalente, correspondente, uma boa definição que o dicionário português nos dá para essa palavra é:
Adequado, próprio para alguma coisa, que convém perfeitamente.
Que tem condições para desempenhar certos cargos, funções, apto, capaz.
Deus não se propôs apenas fazer uma mulher, pensando em Adão, mas a partir de Adão, com base em  seu ser, alguém que correspondesse a ele de forma tão perfeita que o próprio Adão perceberia que ela só poderia ter vindo dele. Somente essa mulher poderia desempenhar o papel de mulher de Adão, ela era própria para isso, seria feita para isso, não tinha como não dar certo, seria PERFEITO!
A partir do decreto divino um sentimento surgiu no coração de Adão, algo que ele nunca havia sentido. Adão tinha tudo, no entanto, conforme foi nomeando os animais macho e fêmea de cada espécie PERCEBEU que cada um deles possuía seu par semelhante, porém, entre eles não se achava ninguém como Adão (veja como Deus é estratégico ao chamar os animais para que Adão os nomeie). Adão era o ÚNICO de sua espécie dentre toda a criação, Deus o fez sentir falta de alguém que ele sequer conhecia, mas que Deus já determinara conceder-lhe, no entanto, mesmo sentindo algo novo em seu coração, Adão não reivindicou nada a Deus, não o questionou dizendo: “Por que eu não tenho ninguém? Até os animais têm seus pares menos eu! Senhor, não me amas? Estás me castigando?” Ele nem mesmo pediu: “Deus me dê uma esposa” – quantas de nós já não choramingamos diante de Deus com apelos emocionais, do tipo “por que SÓ eu?!” Se houve alguém na face da Terra que poderia fazer bom uso desse argumento, esse alguém foi Adão, porém, ele não disse uma palavra sequer. Às vezes achamos que Deus se esqueceu de nós e não se importa com nossos sentimentos, quando na verdade, nosso sentimento é a maior prova de que Ele se “lembra” de nós. Adão só passou a sentir algo a partir do momento em que Deus pronunciou que lhe faria uma mulher, assim sendo, posso dizer sem medo que o desejo de ter alguém que nos acompanhe por toda a vida é fruto do plano de Deus para nós. Se você está solteira, mas tem o desejo de se casar algum dia, louve a Deus por isso, pois é prova de que Deus tem preparado alguém para você, não fique se lamentando, não desperte o amor até que ele queira.
Adão confiava na provisão de Deus, Deus sempre o supriu e Ele era a fonte de todo o seu viver, Ele o conhecia intimamente, muito melhor do que ele mesmo, por isso não se preocupou, pois sabia que no momento oportuno Deus daria uma resposta clara a seus sentimentos – quem melhor que Deus para atender aos anseios mais profundos do nosso coração? – Deus não somente conhecia o sentimento de Adão, Ele era o próprio autor!
Devemos sempre apresentar nossos sentimentos a Deus, sejam eles quais forem. Os dissabores da vida tendem a nos dar uma ideia muito errada acerca de Deus, alguém que não se importa e que tem prazer na nossa angústia e insatisfação pessoal, CLARO que essa não é a imagem do NOSSO Deus, Ele é Pai, o melhor de todo o universo. Ele não brinca de fantoches conosco e não se diverte às nossas custas.
“Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas cousas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:9 – 11)
Nosso Pai não concede pedra a quem precisa de pão e é preciso compreender isso não só com a mente, mas com o coração para destruir qualquer visão deturpada construída acerca de Deus, por isso, antes de continuar a narrativa sobre do Primeiro Romance do Mundo, quero falar de um assunto que pode ser uma preocupação para você. Certa vez ouvi uma palestra para mulheres casadas e solteiras, nessa palestra um dos temas abordados foi o medo que muitas solteiras sentem de terem sido escolhidas por Deus para o celibato, no entanto, o celibato é um dom (I Co 7:7), dom é presente, uma dádiva, a palavra DOM vem do grego charisma, significa uma doação especial, um ato generoso, benefício imerecido que produz alegria e gratidão, e outro aspecto importante é o dom capacita a pessoa para o propósito que ele o recebeu, ou seja, o dom nunca é algo ruim, ele promove alegria, é uma bênção para aquele que o recebe e mais do que isso, ele é uma CAPACITAÇÃO para cumprir determinado propósito, ou seja, Deus TE CAPACITA para ser aquilo que Ele quer que você seja. Como? Através do DOM. Deus não te chama para o celibato a menos que Ele tenha te dado esse dom, quando Ele concede o dom, esse dom é uma capacitação para cumprir seu propósito.  Então, se a ideia de celibato tem sido apavorante para você, certamente você não está sendo capacitada para Ele, porque a vontade de Deus é boa, é perfeita e é agradável, a forma como Deus agiu na vida de Adão gerando nele primeiramente o desejo e depois concretizando aquilo nos ensina muito acerca do agir de Deus em nossas vidas Deus nos prepara ao longo de toda a nossa vida para os propósitos que Ele tem para nós. Então, SE a ideia de celibato não te traz alegria, se você sonha com o casamento, uma família, filhos, certamente o celibato não é o seu dom, por isso, os nossos sentimentos não devem ser ignorados, nós somos apenas seres espirituais, somos seres sentimentais, racionais, um conjunto e Deus leva isso em consideração pois Ele nos fez assim, por isso, devemos nos ancorar na Sua palavra para que possamos identificar aquilo que é bom e santo dentro de nós e aquilo que não é, para que vivamos sempre de acordo com a palavra. Quanto mais próximos de Deus, estamos menos propensos ao engano. Concluindo a ideia do celibato, não sei se você já teve a oportunidade de conhecer alguém que tem esse dom, eu conheço uma mulher e conversar com ela é impressionante, ela deve ter seus cinquenta anos e nunca quis se casar nem ter filhos, ela diz que seus filhos são as ovelhas do rebanho de Cristo e ela é extremamente feliz com isso e Deus tem feito um trabalho maravilhoso através dela, é lindo de se ver e de fato, isso não é nenhuma ilusão, pois a Bíblia traz uma promessa para os celibatos.
“[…] nem tão pouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma arvore seca. Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança; Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará” (Isaías 56:4-5)
*Os eunucos eram homens que não possuíam seus órgãos genitais, logo, estavam privados do casamento. Jesus diz em Mateus 19:12 que há eunucos que nasceram assim, outros que foram feitos assim pelos homens e ainda aqueles que se fizeram assim pelo Reino dos céus, neste caso, aqueles que como Paulo decidem viver unicamente para o Reino de Deus, pois como disse o próprio apóstolo Paulo “quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio DOM, um de uma maneira e outro de outra (…) o solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher” (1 Coríntios 7)
[Enquanto solteiro é seu DEVER cuidar das coisas do Senhor, infelizmente, muitas solteiras, passam esse tempo se preocupando com o casamento e se esquecem do porque estão solteiras.]
Deus promete aos celibatos uma bênção tão generosa, melhor do que possuir filhos e filhas, apesar de não terem filhos para manterem seu nome na terra, Deus lhes concederá um nome eterno que NUNCA será apagado, e eu creio de fato que aqueles que são celibatos, têm bênçãos tão grandes quanto aqueles que servem ao Senhor por meio do casamento. Veja que ser solteiro ou ser casado nunca tem a ver conosco, mas com um meio de servir a Deus e é Deus quem escolhe o meio pelo qual lhe seremos mais úteis. Então, se você está solteira, louve a Deus porque no momento esse é o meio que Deus decretou para que você o glorifique e você está a serviço de Deus, por isso sirva-o com GRANDE ALEGRIA e assim, quando você estiver casada terá uma oportunidade de servir a Deus de um modo diferente também para a Sua Glória, então, lembre-se que somos trabalhadores de Deus e é Ele quem determina onde quando e como seremos mais úteis ao seu serviço. Certamente, se você está solteira hoje é porque Deus te quer assim, isso é o MELHOR de Deus pra sua vida neste momento e se você está solteira, de alguma forma você está servindo a Deus em celibato, então, essa palavra é para nós: Deus promete nos suprir de tal forma que nunca teremos motivos para nos lamentar, você não é uma ARVORE SECA, você é filha do Rei e faz parte da Igreja de Cristo, sua Noiva. Você não está esquecida nem abandonada, você faz parte dos propósitos de Deus neste mundo.
Não se deixe levar pela ideia errada de que:
“Eu estou solteira agora, mas o melhor de Deus para a minha vida é que eu seja casada…” ERRADO, o melhor de Deus para mim é que eu o sirva e atualmente, o que Ele deseja é que eu o sirva enquanto solteira. Se essa é a vontade de Deus ela é O MELHOR PRA MINHA VIDA! Isso não é castigo, não é maldição, Deus não está escondendo a parte boa, essa é a parte boa. Depois de casada você não poderá servir a Deus com o mesmo tempo e intensidade que você tem agora, você pode viajar, acampar, participar de ministérios, se doar pela obra, coisas que depois do casamento não serão mais a prioridade porque os casados devem cuidar de como agradar o seu cônjuge. Esse tempo não volta mais, aproveite-o ao máximo. Deus deixou Adão um tempo sozinho no Éden pra desfrutar desse tempo, desfrute-o também.
Não se deixe levar por essa geração evangélica que só pensa em casamento, que muitas vezes julga que a vida se resume a esperar por alguém. Adão possuía uma vida abundante muito antes de Eva existir, a vida dele não ganhou sentido por causa dela. Se a sua vida não faz sentido ou está em falta porque você não tem alguém, então esse é o momento de reconstruir os pilares e colocar Deus no lugar certo para que você não crie um ÍDOLO.
Pode ser que no final das contas aquela moça que sempre sonhou em se casar nunca se case? PODE, claro! No entanto, o que quero que você entenda é que caso isso aconteça isso não será algo pesado e triste, ela certamente entenderá e se alegrará nos propósitos de Deus para a sua vida, ela não será infeliz e sua vida não irá girar em torno disso, ela encontrará grande alegria em Deus, essa é a promessa que a palavra de Deus traz. Isso é totalmente possível, assim como uma mulher que deseja muito ser mãe e após várias tentativas entende que nunca poderá ser, mesmo acreditando que se Deus quiser Ele poderá conceder-lhe um filho, o foco de sua vida está em Deus e então, ela se volta para outras coisas, não passa a vida se lamentando e perguntando a Deus porque Ele não a ama, pelo contrário, ela se empenha em outras áreas, talvez ela até mesmo adote uma criança e ao final de sua vida encontre o verdadeiro sentido e propósito de Deus para ela por meio da adoção, talvez se ela tivesse tido filhos, nunca teria adotado aquele (a) menino (a) que tanto precisava de um lar onde pudesse ouvir pela primeira vez a mensagem do Salvador. As coisas de Deus são perfeitas, seus mandamentos não são pesados e alegram o coração. Lembre-se disso, Deus é tão perfeito, nunca nos deixa desamparados.
Deus deseja suprir as nossas necessidades, Filipenses 4:19 diz que Deus segundo a riqueza da sua glória há de suprir em Cristo Jesus cada uma das nossas necessidades. Deus está atento ao que precisamos, é Ele quem efetua tanto o querer como o realizar, segundo a sua Boa Vontade. Por isso minha cara, fique tranquila, descanse seu coração em Deus. Devemos orar sim em relação ao nosso futuro, mas lembrando-nos que Adão sequer precisou orar, ou seja, antes mesmo que a palavra chegue aos nossos lábios, o Senhor já a conhece toda. Antes que você apresente sua listinha para Deus, lembre-se que Deus sabe EXATAMENTE o que você precisa, mais do que isso, os anseios mais profundos do seu coração não são frutos do acaso, mas vestígios da Eva que Deus deseja formar, da pessoa que Deus JÁ tem preparado para você. Não se apavore querendo deixar bem claro para Deus o que você precisa para que Ele não entenda errado, Deus não apenas sabe o que você precisa como nos forma A PARTIR DE ADÃO, a partir de alguém que corresponderá perfeitamente aos nossos anseios. Não se preocupe quanto ao futuro, Deus não te deixará frustrada quanto à pessoa que Ele tem para você. Deus não dá pedra a quem precisa de pão.

Semana que vem continuamos com a reflexão em Gênesis (parte III) abri esse parênteses (gigantesco) para falar o celibato porque é um assunto que acho muito importante e que segundo o meu ver “aterroriza” muitas solteiras, espero que tenha contribuído!
Deus abençoe
No amor de Cristo
Prisca Lessa

Segue o link da palestra da Simone Quaresma, vale a pena assistir, é muito bom!

Música: Teu Amor é Incrível, Vineyard