NÃO FUJA DO PENTATEUCO!

1

Concluindo o Pentateuco com o coração transbordante! Como é bom se alimentar do Livro. Ele é tão vivo, tão maravilhoso, tão verdadeiro; é a própria VERDADE.
Acredito que o Pentateuco apresente certo grau de dificuldade na leitura por ser tão detalhado e, por vezes repetitivo. Mas, não há como compreender o todo sem compreender as partes. É preciso lê-lo. Porém, mais do que ler, é preciso um esforço para compreender o que está sendo lido. As anotações ajudam muito nesse processo.
Eu deveria ter concluído o Pentateuco há uma semana, mas não o fiz porque eu precisava parar, anotar, procurar outras referências para ampliar minha compreensão.
Dispus em meu coração ler, não para cumprir o cronograma mas para ter um entendimento mais amplo e crescer espiritualmente. Nunca fiz uma leitura tão proveitosa dos cinco livros.
Mas, minha intenção é motivar você: não ignore nenhum trecho sequer da Palavra de Deus. Ame a Escritura e tire dela o maior proveito possível. Em tempos de instantaneidade a concentração se torna mais difícil, mas é preciso esforço , insistência , foco e, acima de tudo, oração, pois sem Ele nada podemos fazer.

Se você está atrasada ou ainda não começou uma leitura consistente da Bíblia, não desanime, prossiga, comece. O mais importante é tornar isso uma prática constante.; como toda a prática, ela requer repetição. O primeiro passo é começar e não desanimar, os frutos virão.

Vou deixar aqui um brevíssimo resumo sobre o PENTATEUCO:

O que é o Pentateuco?

A Palavra Pentateuco é composta por duas palavras gregas: “penta”, que quer dizer cinco (conhecemos bem esta palavra rs), e “teuchos”, que pode ser traduzido como rolos ou pergaminhos. Em suma, a tradução literal do termo seria os cinco rolos, ou os cinco pergaminhos.   

O Pentateuco é composto por Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Vale destacar que no passado os manuscritos eram registrados em papiros e pergaminhos e não existia a divisão de capítulos e versículos como temos hoje. Uma curiosidade interessante é que a primeira Bíblia dividida por capítulos e versículos foi publicada em 1551, quase 40 anos após o “início” da Reforma Protestante.

A TORÁ, ou a Lei, é o nome hebraico usado pelos judeus para designar o Pentateuco. A Bíblia hebraica, que é diferente da nossa, é composta por três seções: a Torá, Os Profetas e os Escritos.

O Pentateuco contém o princípio da revelação progressiva de Deus ao homem.

Gênesis apresenta o começo da criação, a queda do homem, a promessa de redenção, o início da civilização humana e o início do relacionamento de aliança entre Deus e o Seu povo escolhido, Israel.

Êxodo registra Deus libertando o Seu povo da escravidão, a aliança feita com Israel no Monte Sinai, as instruções para a construção do tabernáculo, as instruções sobre como Israel devia adorar a  Deus e a preparação para a posse da Terra Prometida que Deus lhes tinha reservado.

Levítico aprofunda as instruções de como o povo de Deus devia adorar a Deus e governar a si mesmo. Apresenta os requisitos do sistema sacrificial que permitiria que Deus perdoasse os pecados de Seu povo até a chegada do sacrifício perfeito de Cristo, quando o pecado seria expiado completamente.

Números apresenta os principais eventos durante os 40 anos que Israel vagou no deserto e dá instruções para que o povo adore a Deus e viva como o Seu povo.

Deuteronômio é também conhecido como “segunda lei” ou “repetição da lei”. Ele registra as palavras finais de Moisés antes do povo de Israel entrar na Terra Prometida. Aqui a Lei de Deus dada no Monte Sinai é repetida e explicada.

Você sabia que o significado literal dos nomes dos livros corresponde à primeira palavra de cada um deles? É só observar na sua Bíblia, embora seja uma tradução, dá para se ter uma ideia.

Bereshit (Gênesis)No princípio

Shemot (Êxodo)Estes são os nomes

Vayikra (Levítico)E chamou

Bamidbar (Números)No deserto

Devarim (Deuteronômio)Esta é a bênção

Estes cinco livros do Pentateuco fornecem uma visão geral do plano de redenção de Deus e fornecem um pano de fundo para compreendermos o restante das Escrituras. Por isso, não deixe de ler o Pentateuco!

Baixe o PDF completo.