NÃO DEIXE 2020 COMEÇAR SEM O ESSENCIAL

No fim das contas, o essencial é realmente isso aqui: fazer desse exercício um hábito diário. É isso que nos faz suportar os dias debaixo do sol. Não deixe 2020 começar sem o essencial.

É mais simples do que parece. Tudo o que você precisa é de uma Bíblia, um caderno para anotação e caneta.

• Ore, antes, durante e depois da leitura, pedindo a Deus que ilumine sua mente e coração e te leve a compreender e aplicar genuinamente Sua Palavra. Ter bons materiais como Bíblias de estudo, comentários, dicionários e etc, é ótimo, mas não precisamos disso para começar a meditar na Palavra, basta que tenhamos nossa mente e coração entregues e desejosos de ouvir a voz do Espírito.

• Escolha porções pequenas da Palavra. Acredito que, dependendo do contexto, 10 versículos seja uma boa porção, tendo o cuidado de não deixar o trecho sem sentido, vá até onde o autor conclui a ideia daquele trecho específico.

• Leia mais de uma vez.

• Grife frases e palavras que te chamarem a atenção.

• Procure palavras-chaves, elas são importantes para o entendimento do texto, se atente a palavras que se repetem ao longo do trecho, elas nos ajudam a perceber o assunto central.

• Não se apegue aos títulos ao longo dos capítulos, lembre-se que eles não são inspirados, foram colocados posteriormente, apenas para facilitar nossa compreensão – mas às vezes acabam limitando nossa compreensão do texto.

• Não despreze o contexto e o destinatário direto do texto. Com isso quero dizer que ao ler, você precisa ter em mente que, antes de tudo, cada livro foi escrito para um público específico antes de chegar até nós (por isso, ler e meditar no livro todo é importante, para conhecer esse público e seu contexto).

• Caso tenha dificuldade de compreender determinada passagem, peça humildemente a Deus que te ajude a entender o que Ele desejou expressar com aquele texto. A ação do Espírito em nossas mentes é real!

• Caso encontre grandes dificuldades na compreensão e meditação bíblica, peça a ajuda de seu pastor ou líderes.

PS: As observações que coloquei acima são mais específicas para a leitura e meditação bíblica, porém, devo deixar aqui que devocional não inclui somente leitura e meditação, um dos braços essenciais desse momento é a ORAÇÃO, não somente para a leitura, mas a oração inicial de gratidão a Deus, de louvor a Deus, de confissão de pecados, de petição e de intercessão. Nesse período falamos com Deus nosso coração se prostra diante Dele e preparamos para ouví-lo. Oração e leitura bíblica não podem ser dissociados. Lamentavelmente, somos uma geração de crentes que ora muito POUCO! Alegamos falta de tempo, mais sabemos que não é essa razão, perdemos o hábito e o prazer na oração. Mas, precisamos resgatar isso, só há um caminho, por meio da prática. Então, inclua sempre esse período de oração pessoal antes de ler e meditar na Palavra. Os frutos virão.