Mulheres da Reforma: Olympia Morata

Conheça Olympia Morata, erudita italiana

Olympia Morata foi uma erudita cristã italiana. Ela foi um dos frutos da Reforma Protestante na Itália. Desde cedo, Olympia foi treinada nas línguas clássicas, ela falava Grego e Latim. Ela era considerada um prodígio – a mulher mais erudita da Europa.

Ela era tão culta e instruída que se tornou companheira de estudos da filha da Duquesa de Este, o que a cercou de agradáveis circunstâncias, pois passou a viver na corte, tornando-se ali um sucesso devido ao seu profundo conhecimento.

Durante o tempo em que morou na corte, as doutrinas da Reforma Protestante começaram a chegar em Ferrara. E após a conversão de seu pai ao Protestantismo, Olympia tornou-se também protestante.
Após sua conversão, Olympia ainda permaneceu vivendo na corte em meio às honrarias e à idolatria aos clássicos por algum tempo.

Quando seu pai adoeceu, ela deixou a corte, temporariamente, para cuidar dele. Infelizmente, ele faleceu algum tempo depois. Em 1549, Olympia casou-se com o alemão Andreas Grunthler na pequena igreja reformada de Ferrara.

Por causa da perseguição religiosa, Olympia e sua família passaram por momentos muito difíceis e chegaram a perder praticamente tudo o que tinham e se tornaram refugiados.
Apesar disso, as dificuldades levaram-na a refletir mais acerca da providência divina em meio ao sofrimento; e ela não manteve tais ensinamentos somente para si.

Olympia utilizou sua erudição para promover a Reforma. Ela escrevia sobre os escritos de Lutero, suas descobertas bíblicas, e enfatizava a necessidade do estudo das Escrituras. Olympia traduziu os escritos de Lutero para o italiano e enviou para sua terra natal, para que seus conterrâneos também tivessem acesso a tais escritos.

Olympia morreu com apenas 29 anos, mas a fama que conquistou e seus sofrimentos que enfrentou caberiam em uma longa vida. Sua morte foi comentada em todo o mundo protestante de então – França, Suíça e Alemanha.

Olympia foi sepultada na histórica Igreja de São Pedro, em Heidelberg, onde, ainda hoje se pode ler a seguinte inscrição:

“Em nome do eterno Deus e em memória de Olympia Fulvia Morata, a amada esposa de Andreas Grunthler. Os seus notáveis feitos em várias línguas, a maravilhosa pureza da sua vida e a sua piedade a elevam acima de todas as do seu gênero. O testemunho da sua vida foi até mesmo sobrepujado pelo da sua morte. De modo pacífico, alegre e santo ela morreu, no ano MDLV do nosso Senhor, à idade de XXIX anos, em terras estrangeiras.”

O que você achou dessa breve biografia de Olympia Morata?
Você pode ler essa biografia completa no e-book A Reforma & as Mulheres. Adquirindo o e-book esta semana, você ganhará dois bônus:
– o Minicurso A Reforma & as Mulheres
– cards ilustrados para imprimir e usar com as crianças. 
Então, você levará, o e-book, o minicurso e os cards por apenas R$ 19,90, até dia 29/10. Então, não perca!

CLIQUE AQUI para garantir. 

Acompanhe também pelo nosso Instagram @teologiaparamulheres_

Vamos juntas nessa jornada!