MINHAS 12 LEITURAS BÁSICAS PARA 2019 (e meu incentivo para que você saia da zona de conforto).

Minhas12 Leituras Básicas para 2019

Olá, queridas!

Estamos no final de mais um ano e, como de costume, aproveito esse espaço entre o fim e o início de um novo ano para me planejar em relação às metas que tenho para o ano que se inicia. Entre essas metas sempre faço questão de incluir minhas metas de leitura.

Ler não é uma tarefa fácil para todos. Eu amo ler, mas confesso que com a correria de trabalho, estudos, tarefas domésticas e eclesiástica, este ano não tive muito tempo de qualidade para minhas leituras. Mas, algo que tem me ajudado muito é estar sempre com um livro em mãos. Assim, posso realizar minhas leituras em qualquer tempo e lugar disponível. Com isso, não apenas adianto as leituras, mas, alimento meu intelecto com coisas sadias e não gasto tempo demais com o celular.

Aqui no blog tem um texto muito bom que escrevi ano passado com dicas de como se organizar para ler mais e melhor. Vale a pena conferi-lo AQUI.

Bem, como já disse, 2018 não foi o ano em quem mais li. Gostaria de ter lido muito mais, mas, ao longo do caminho foram surgindo tantas coisas que não consegui me organizar o bastante para realizar todas as leituras que gostaria de ter feito. Mas, sigo em frente com metas mais realizáveis.

Quero compartilhar com vocês as 12 leituras básicas que desejo fazer em 2019. Básicas porque geralmente eu gosto de ler mais de um livro no mês, um mais simples e outro mais complexo, mas, de modo geral, estes são os livros que, obrigatoriamente, desejo ler em 2019; cada um deles representado um mês do ano e listados em ordem alfabética.

49192844_331590777439273_6868904319903596544_n (1)

 

  1. A abolição do homem, C.S.Lewis, Thomas Nelson Brasil
  2. A Cruz de Cristo, John Stott, Ed. Vida
  3. A Lei da bondade, Mary Beeke, Ed. Fiel
  4. Cave mais fundo, Joshua Harris, Ed. Fiel
  5. Contra Cultura, David Platt, Ed. Vida Nova
  6. Humildade, C.J. Mahaney, Ed. Fiel
  7. Inteligência Humilhada, Jonas Madureira, Ed. Vida Nova
  8. O desejo de agradar outros, Lou Priolo, Nutra Publicações
  9. O Homem Eterno, G.K. Chesterton, Ed. Mundo Cristão
  10. O significado do casamento, Timothy Keller, Ed. Vida Nova
  11. Simplesmente Crente, Michael Horton, Ed. Fiel
  12. Surpreendido pela Alegria, C.S. Lewis, Ed. Ultimato

Em 2019 também quero fazer algumas leituras específicas voltadas para o tema cosmovisão, mas, como ainda não tenho os livros, então, fiz minha lista com base em livros que já possuo e ainda não li.

Há algo que sempre gosto de reforçar, principalmente quando me dirijo a mulheres. Acho muito válido ler temas relacionados à feminilidade bíblica, particularmente, sou apaixonada por esse tema, mas não devemos limitar nossas mentes a um único assunto. Precisamos ir além, procurar novos temas, temas que nos desafiem, que exijam mais de nós. É um bem que fazemos a nós mesmas!

Neste ano que se inicia, se aprofunde em temas teológicos, leia sobre política, cosmovisão, ética, aconselhamento. Saiba quais são os assuntos importantes que, como cristãos, precisamos saber responder em nossos dias.

Durante o feriado de Natal eu estava conversando com minha cunhada que é assistente social, ela compartilhou sobre  o grande desafio que é falar sobre família em nossos dias, uma vez que não se fala mais em família, mas, sim, “famílias”. Ficamos um bom tempo debatendo como os cristãos devem lidar com questões éticas como estas. São questionamentos importantes, com os quais, cedo ou tarde, iremos nos deparar. Por isso, precisamos estar preparadas.

Não se aliene em um único assunto. É muito bom ler sobre assuntos que amamos, mas nunca descobriremos outros assuntos interessantes se nos fecharmos intelectualmente. Você, mulher, pode e deve ler sobre todos os assuntos necessários para capacitar seu intelecto. Deus se agrada disso. Acho profundamente sábias as palavras de C.S. Lewis quando diz:

“Não devemos ter como lema ‘Seja boa, doce menina, e deixe a inteligência para quem a possui’, mas sim ‘Seja boa, doce menina, e não se esqueça de ser o mais inteligente que puder’. Deus não detesta menos os intelectualmente preguiçosos do que qualquer outro tipo de preguiçoso. Se você está pensando em se tornar cristão, eu lhe aviso que estará embarcando em algo que vai ocupar toda a sua pessoa, inclusive o cérebro.’”

— C. S. Lewis

‘Seja boa, doce menina, e não se esqueça de ser o mais inteligente que puder’. Leia tudo o que puder, cresça o máximo que puder; estude, se integre, se desafie e voe alto para a glória do Senhor.

Espero que esta lista e estes livros possam servir de incentivo. Faça sua lista de leituras, ainda que sejam quatro, seis livros, não importa. O importante é estabelecer objetivos e fazer o máximo para cumpri-los.

Ao longo da minha jornada cristã, tenho sido muito abençoada pelos livros que li, sejam clássicos ou contemporâneos. Essas leituras têm forjado o meu caráter e me ensinado muito mais do que eu sonharia em aprender algum dia. Sou grata a Deus por usufruir da sabedoria de muitos homens e mulheres por meio dos livros.

Quais suas principais leituras para 2019? Compartilhe aqui nos comentários, ficarei feliz em saber.

Um grande e fraterno abraço,

Em Cristo,

Prisca Lessa