Metas para 2018.

16120231
Meta para 2018: estabelecer metas!

Como você está chegando a 2018?

Uma coisa é certa, sempre começamos o ano com milhares de metas e raramente terminamos com todas elas realizadas. Sempre ansiamos por mais, é normal querermos terminar o ano melhor do que iniciamos, mas, isso nem sempre é realidade. Deus nem sempre acompanha nossa lista de desejos, por vezes, Ele “esquece” de assinalar alguns itens que aguardamos ansiosamente, ou, simplesmente, os deixa pra depois. Isso faz parte da vida e faz parte do nosso processo de amadurecimento; Deus tem sua própria “lista” de prioridades e cabe a nós alinharmos nossas prioridades às dEle e não o contrário.

Algo que tenho aprendido com o passar dos anos – e me ajuda a não enfrentar GRANDES frustrações – é não estabelecer metas que “não dependem de mim”. Claro que como cristãos sabemos que, no fim das contas, nada depende diretamente de nós, podemos planejar, investir, mas, no fim, é o Senhor quem dirige os nossos passos. Então, o que quero dizer com não estabelecer metas que não dependem de mim? Vou dar um exemplo básico: casar ou conhecer aquele com quem me casarei (!). Parece legal, mas colocar isso como meta é, simplesmente, correr o risco de terminar o ano frustrada, porque isso está absolutamente fora do meu controle! Pode acontecer, mas eu não posso estabelecer isso e achar que vai se cumprir porque eu decidi! Por outro lado, eu posso posso ser realista em minhas metas:

  • Fazer Mestrado;
  • Viajar pra determinado lugar;
  • Trabalhar com algum projeto social;
  • Economizar um valor X;
  • Ler mais;
  • Comprar algo que cabe no meu orçamento.

Enfim, são coisas que dentro da minha esfera de atuação eu posso fazer acontecer – se Deus assim permitir. E ao final do ano, posso avaliar o porquê não consegui: talvez por falta de planejamento, gastos excessivos, pouco empenho… Será possível mensurar e planejar. Ainda assim, é preciso estar ciente de que criar metas não é garantia de que obteremos o consentimento de Deus, portanto, alinhemos nossas metas à vontade dEle e, se Deus quiser, faremos isto ou aquilo.

Ainda que seu ano não tenha sido dos melhores e muitos planos não tenham se cumprido, NÃO DESANIME! Não deixe de estabelecer novas metas, ou restabelecê-las, tenha esperança! Independentemente do que vai acontecer no ano que se inicia, faça metas para ele, não deixe que o ano passe ao leo. Ainda que sejam metas pequenininhas: acordar mais cedo, fazer um diário, mudar sua alimentação, começar um hobbie, ler isto ou aquilo. Faça! O sentimento de dever cumprido é sempre gratificante, não o perca de vista.

PLANEJE-SE! Parece bobeira, mas sem planejamento, desperdiçamos tempo, dinheiro, oportunidades. Faça um planejamento de curto e longo prazo para 2018, isso será muito útil e, faça um favor a sim mesma, gaste menos tempo na internet: curtindo menos, vendo menos stories; sem perceber, acabamos nos tornando meros espectadores, não temos ação, ficamos entediados e para vencer nosso tédio, passamos ainda mais tempo conectados. Isso é prejudicial, por isso, faça planos –  isso também ajudará a controlar o tempo gasto diante da tela.

Uma das minhas metas para 2018 é começar a escrever intencionalmente para uma futura publicação, tenho procrastinado essa tarefa há anos, e preciso ter disciplina este ano. Já dizia um professor: só existe um jeito de escrever, escrevendo! Então, em 2018 quero escrever mais e melhor 🙂 Compartilho isso aqui como forma de lembrete, como um compromisso comigo mesma e porque, haverá quem me cobre disso.

Dito isso, deixo aqui os meus sinceros agradecimentos por este ano de 2017 que passamos juntos! É muito gratificante ver o blog crescendo, pessoas novas surgindo por aqui e tendo acesso ao conteúdo, isso enche o meu coração de alegria! Espero fazer melhor em 2018, movimentar mais o blog, ser mais útil  e trazer mais textos e reflexões relevantes para nossa edificação. Lembrem-se de mim em suas orações, por trás dos textos há uma pecadora falha e carente da graça de Deus e sem Ele nada posso fazer. Obrigada pela companhia e pelo incentivo!

Desejo a vocês uma ótima passagem de ano e um 2018 repleto de esperança, não uma esperança humana e passageira, mas Cristo, verdadeira esperança! Parafraseando R. M. M´Cheyne: Não ponhamos o nosso coração nas flores deste mundo, pois em todas elas há um cancro. Prezemos acima de tudo a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales, pois Ele não muda.[1] .

Desejo a vocês um FELIZ 2018.

Cristo vos abençoe.

No Amor dEle,

Prisca Lessa.

[1] Não ponha o seu coração nas flores deste mundo, pois em todas elas há um cancro. Preze acima de tudo a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales, pois Ele não muda. O Tempo é Curto, Sermões de Robert Murray M´Cheyne (Editora PES).