Metanarrativa: como todas as histórias da Bíblia se conectam em uma só

Uma narrativa inspirada

A Bíblia é o Livro dos livros. Um livro que conta uma grande história, cujo enredo de criação, queda, redenção e consumação é desenvolvido ao longo de seus 66 livros. Mas não se engane, a Bíblia não é qualquer livro, e sua história não é qualquer história.

Ao contrário do que possa parecer, à primeira vista não se trata de uma compilação de livros com histórias desconexas entre si, mas de uma grande história contada por cerca de 40 autores, em três línguas diferentes, num período de mais de mil anos! Mas, por mais surpreendente que tudo isso possa ser, o fato mais importante sobre a Bíblia é que, apesar de seus muitos autores, ela é, no fim das contas, o livro de um único autor: Deus.

Não sei você, mas eu cresci com uma visão muito reducionista das histórias bíblicas. Desde a infância até o início da minha juventude eu sempre enxerguei as histórias bíblicas como fatos isolados – os grandes heróis eram os próprios personagens, e a ênfase estava sempre nos seus feitos. Eu nunca havia parado para pensar em como a história de Davi e Golias se encaixava na história da salvação, ou em como a conquista da terra prometida apontava para a obra de Cristo. Talvez você também não.

Quando enxergamos a Bíblia como histórias isoladas, ou histórias cujo fim é trazer uma lição de moral, sem qualquer ligação com a grande história, perdemos o seu sentido mais profundo. O resultado disso são apelos do tipo: “você precisa derrubar os ‘Golias’ da sua vida”, como tantas vezes eu ouvi. Mas graças a Deus pelos bons professores, pastores e pelos bons livros que nos ajudam a enxergar onde tudo parece nebuloso.

À medida que começamos a olhar para a Bíblia tal como Deus designou que olhássemos tudo parece se encaixar, os personagens se tornam secundários e a obra de Deus se torna a lente pela qual lemos e compreendemos a Bíblia em seu todo.

Mas, antes de compreendermos o que é uma metanarrativa, primeiramente precisamos compreender o que é uma narrativa. Narrativas são histórias que nos contam os eventos históricos do passado. O objetivo principal das narrativas é dar sentido e direção (guarde estas duas palavras) a determinado grupo de pessoas no presente. Nesse sentido, todos os povos, de todas as culturas possuem suas próprias narrativas.

Entendendo a narrativa

A Bíblia é composta de várias narrativas, mas a grande diferença entre as narrativas bíblicas e as demais é que estas foram inspiradas pelo Espírito Santo, e a história narrada não é sobre nós, mas é sobre Deus. E é essa narrativa que dá sentido e direção à história da humanidade, pois sem ela não saberíamos quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

Uma narrativa possui personagens, enredo e dentro do seu enredo um desfecho. Ela apresenta sempre um conflito ou tensão a ser resolvido; dentre os personagens temos o “protagonista”, que é o personagem principal, o “antagonista”, que é aquele que provoca o conflito ou a tensão da narrativa, e os coadjuvantes, aqueles que estão envolvidos de alguma forma na trama. Na narrativa bíblica Deus é o protagonista, Satanás, o mal e seus poderes os antagonistas e o povo de Deus é o coadjuvante.

Percebe como entender essa estrutura básica já muda completamente o nosso olhar sobre a Bíblia?

O enredo

Como uma boa narrativa, a Bíblia, no seu todo, possui um enredo. O enredo da Bíblia é basicamente este: Deus, o Criador, criou o homem à Sua imagem e semelhança, para que fosse Seu mordomo na terra que Ele criou para Sua própria glória. Porém, o inimigo, astuto, entrou no mundo e seduziu o homem para que se rebelasse contra Deus, corrompesse a sua imagem, e, assim, o homem se tornou inimigo de Deus. Toda a história bíblica se desenrola a partir desse enredo. Se alguém simplesmente lesse a Bíblia sem conhecer o seu enredo, ela não faria o mesmo sentido, seria como ler um livro a partir da metade ou assistir um filme em seus minutos finais.

O desfecho desse grande enredo é sua longa história de redenção, a maneira como Deus resgatou o seu povo das mãos do inimigo, restaurou sua imagem corrompida pelo mal e irá restaurar também a criação que foi afetada pelo mal, estabelecendo “um novo céu e nova terra” – esse é o grande desfecho do enredo divino. E não poderia ser melhor.

Entendendo a metanarrativa

A metanarrativa bíblica é a história universal, a história no seu todo. A metanarrativa é a história por trás das histórias, a história maior que perpassa toda a Bíblia, que é composta por quatro grandes capítulos. E quais são esses grandes capítulos? Criação, Queda, Redenção e Consumação.
Ao lermos a Bíblia, precisamos refletir sobre como cada livro se encaixa nessa história maior.

O Autor Divino

Deus é o Autor e personagem principal de Sua história, Ele é quem inspirou cada palavra desse livro. Em outras palavras, Deus, por Sua providência, conduziu cada um dos autores bíblicos a escrevem aquilo que Ele desejou que fosse escrito para que Sua história fosse revelada e contada a homens em todas as gerações. A inspiração é um dos principais elementos da Bíblia, pois é ela que lhe concede autoridade, confiabilidade e veracidade (2Pedro 1:20-22, 2Timóteo 3:16). Somente um grande e único autor poderia fazer com que um livro escrito em épocas tão diferentes, por autores tão diferentes e em lugares distintos possuísse tamanha unidade, harmonia e coerência. Deus não somente inspirou, como preservou a Bíblia para que chegasse até nós tal como chegou. Ele preservou a sua história para que fosse contada a todos os povos, proclamando-lhes as boas-novas da salvação em Cristo Jesus.

A Bíblia é o Livro dos livros

Sim, a Bíblia é o Livro dos livros, e ela nos conta uma grande história, a história de Cristo. De Gênesis a Apocalipse, toda a história aponta para Ele; o verbo que estava desde a criação, o descendente que faria reparação pelo pecado de Adão; e para que esse descendente viesse ao mundo, Deus iniciou um povo por meio de Abraão, cuja história é contada ao longo de todo o Antigo Testamento, apontando sempre para a promessa da vinda do Messias.

Ao chegarmos ao Novo Testamento o evento mais importante da história é narrado: a vinda do Senhor Jesus, o cumprimento da gloriosa promessa de redenção. Então, essa grande história passa a ser contada não somente a judeus mas também a gentios, formando assim a igreja, um grupo de pessoas crentes, salvas e remidas por Cristo; dotadas do Espírito Santo, elas atravessam o mundo contando a boa história, e, embora o Apocalipse seja o último livro dessa história, certamente, não é seu último capítulo, pois a grandeza dessa história não cabe nos livros. O último livro da Bíblia dá lugar ao início de uma outra história, e essa ainda será contada, por muitas e muitas eras.

Por Prisca Lessa