Leitura do Mês

Autora: Martha Peace | Editora: Fiel

Olá meninas, estou passando para compartilhar a leitura deste mês de fevereiro. Prometi no insta que faria uma breve resenha e cá estou. Espero que tenham a oportunidade de ler este livro excelente.

Sábia & Conselheira é um daqueles livros que não podem faltar na biblioteca de uma mulher que deseja ser (ou é) conselheira. Ele é extremamente prático e devocional. É um livro muito esclarecedor. Além das reflexões profundas, ao fim de cada capítulo, ele traz questões de revisão sobre o capítulo. Questões estas que você DEVE responder, pois além de serem úteis para absorvermos melhor o conteúdo lido, elas trazem alguns questionamentos pessoais que ajudam a sair da teoria e ir direto para a prática. Essa é uma das melhores coisas que o livro nos proporciona.

O livro se baseia na passagem bíblica de Tito 2:3-5 (eis aí um texto que deve ser decorado por nós mulheres):

“Quanto às mulheres mais velhas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizada a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada”

Martha Peace destrincha esse texto de modo muito claro e simples.

Uma das reflexões que o livro me trouxe foi acerca da responsabilidade que as mulheres cristãs mais velhas têm de transmitir às mais novas o legado das Escrituras. A rebeldia feminina presente hoje, mesmo no meio cristão, é, em parte, resultado do abandono da responsabilidade de ensinar as mais novas a serem mulheres fiéis à Palavra. Começando dentro de casa.

O livro também convoca a nós mulheres mais novas – que mesmos sendo mais novas, também somos, de certa forma, mais velhas – a sermos bons exemplos; a assumirmos a responsabilidade de ensinar a outras mulheres os preceitos bíblicos. E um dos pontos centrais é que para ser uma sábia conselheira lá na frente, é preciso investir em sua conduta e caráter já no tempo presente. Não adianta apenas desejar ser uma mulher sábia algum dia e não investir nisso hoje. A mulher de Tito 2, só é capaz de ensinar porque ela mesma tem aplicado tais preceitos em sua própria vida. Portanto, antes de ser uma sábia conselheira, é preciso ser um exemplo vivo daquilo que desejamos ensinar. A começar em nós <3

Nós, mulheres mais jovens, precisamos de mulheres mais velhas (sábias e conselheiras) para nos orientar dentro de nossas igrejas. Mulheres que sentem conosco e nos ensinem e corrijam em amor. Que não apenas critiquem nossas atitudes, por vezes, imaturas, mas que nos mostrem a forma correta de nos portarmos segundo as Escrituras. Necessitamos disso e, devemos orar pra que Deus levante essas mulheres e também nos torne uma delas. Devemos assumir nossa responsabilidade cristã umas para com, as outras.

Independente da sua idade, Deus te chama a ser uma mulher sábia e conselheira hoje. Há sempre algo que você pode ensinar às suas irmãs cristãs mais novas. Elas precisam de você e você precisa de irmãs cristãs mais velhas que te orientem também. Não deixe que o orgulho e a vaidade te privem da bênção de aprender com mulheres mais sábias que você. Busque isso. Ore a Deus e peça a Ele que coloque em seu caminho uma irmã mais velha que possa te direcionar na Palavra, te ensinando a ser uma mulher segundo os preceitos de Tito: a amar seu (futuro) marido e a seus (futuros) filhos, a ser sensata, honesta, boa dona de casa (coisa que tem sido MUITO desprezada em nossos dias. Infelizmente, aprendemos a ser boas em tudo, menos no que diz respeito ao nosso lar), bondosa, sujeita ao marido (submissão, outro tema bíblico que precisa ser ensinado a nós, mulheres mais novas). Tudo isso visando um único fim: para que a Palavra de Deus não seja difamada.

Considere que se você, mulher, despreza uma destas coisas, você está difamando a Palavra de Deus. É interessante ressaltar – como bem destaca a Martha Peace – que a palavra original traduzida como “difamar” é blasphemetai, que é uma palavra muito forte da qual se deriva a palavra blasfêmia. Já parou pra refletir na seriedade disso?! Blasfemamos contra a Palavra de Deus quando desprezamos estes preceitos. Isso é muito sério! Por isso, minhas irmãs, eu convido vocês a meditarem e estudarem esse texto de Tito 2:3-5. Leiam e releiam sempre que possível e, se puderem, adquiram esse livro. Foi um precioso instrumento para mim e continuarei a estudá-lo.

A Martha Peace é uma excelente autora que tive a bênção de conhecer há poucos anos e que tem me edificado muito. Se você nunca leu nada dela, nem ouviu falar, te incentivo a buscar os livros dela. Ela desenvolve seu ministério na área de aconselhamento bíblico para mulheres. Isso, somado à sua experiência de 40 anos de casada, faz com que seus livros tenham um tom muito maternal. É muito bom lê-la. Já indiquei um livro dela na aba “Livros”, vale à pena lê-lo também.

É uma leitura MUITO prazerosa. Uma dica legal também é lê-lo com uma amiga e fazer os estudos ao fim de cada capítulo juntas <3. É uma excelente forma de edificação mútua.

Outra vantagem do livro é que ele te faz conhecer e percorrer vários textos bíblicos (obrigatoriamente), textos muito úteis em nossa vida diária. Por isso, invista nessa leitura. Vale muito a pena.

Que Deus nos ajude a sermos mulheres sábias e conselheiras, que não difamam Sua Palavra.

Deus as abençoe.

No Amor de Cristo

Prisca Lessa.