#Devocional: EXPERIMENTANDO A GRAÇA DE DEUS NOS DIAS DIFÍCEIS

Texto: Salmos 42


O salmo 42 é um salmo de lamento, nele o salmista descortina o seu coração e expressa os anseios mais profundos de sua alma aflita. Privado do lugar de adoração, o templo, o salmista sente saudades de estar na presença do seu Deus, cultuando e celebrando junto ao povo. Na sua angústia ele clama a Deus e se lembra os dias passados com profunda saudade:Lembro-me de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.

Mas, embora o salmista não estivesse em Jerusalém, a cidade de Deus, nem no templo, o lugar de culto – para os judeus a adoração era intimamente ligada ao templo – ele se lembrou da bondade e da misericórdia de Deus que o
acompanhavam onde quer que estivesse. Apesar de toda a angústia ele sabia que o Senhor estava com ele; embora aos olhos de muitos Deus o tivesse abandonado, ele sabia que o Senhor estava com ele, que não havia distância grande o bastante que pudesse impedi-Lo de ouvir sua oração, então, mesmo fraco, ele orou ao Senhor. Algo que chama minha atenção nesse salmo é o diálogo do salmista com sua própria alma, ele toma as verdades de Deus e as prega a si mesmo, ele levanta questionamentos ao seu coração e lhe traz consolo. Como reagimos diante do desânimo, dúvidas, medos e angústia? Deixamos que nosso coração nos conduza para onde quer ou o confrontamos com as verdades espirituais das quais já temos conhecimento?


Muitas vezes não obtemos as respostas que esperamos de Deus; muitas vezes nos sentimos em isolamento espiritual e nesse momento específico, privados da comunhão física com nossos irmãos, talvez seja muito difícil caminhar sozinho. Porém, é justamente nesse momento que precisamos pregar as verdades já conhecidas ao nosso coração. Não podemos permitir que ele nos mova para onde quer, precisamos colocá-lo sob a orientação da palavra.

— Ei, coração aquiete-se, espera em Deus. Não desanime, permaneça
firme.

Muitos têm questionado a soberania de Deus nesse tempo, muitos têm zombado de nós, rido de nossas igrejas com suas portas fechadas e questionado nossa fé, eles perguntam:

— Onde está o seu Deus?

Mas o nosso Deus não está trancado no templo, Ele não está preso em Jerusalém, não se encontra neste ou naquele monte, Ele está bem aqui. Ah, minhas irmãs, não importa onde estivermos, seja em Jerusalém ou nos confins da terra, o Senhor está conosco. Ele não nos abandonou. Se assim como o salmista o seu coração se encontra aflito, lembre-se das verdades eternas. Não se entregue ao desânimo, não se deixe conduzir pelos sentimentos, confronte o seu coração, acalme-o, console-o e espere em Deus, pois ainda o louvaremos reunidos em uma só voz. Eu creio nesta verdade, e você?


Que o Senhor nos conceda paz e bom ânimo em mais esta semana que se inicia. Que experimentemos a graça de Deus nesses dias difíceis. Que Deus te abençoe.

No Amor de Cristo,

Prisca Lessa