CASAMENTO, SUBMISSÃO E A IMITAÇÃO DE CRISTO

“Sede, pois, imitadores de Cristo, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.” (Efésios 5:1-2)


Esses dois pequenos versículos são o coração de Efésios 5, eles fornecem uma base teológica sólida o bastante para sustentar as famosas palavras dos versos 22 a 33. Note que a expressão “como” se repete três vezes nestes primeiros versículos, enfatizando a ideia central do texto que é a imitação da pessoa de Cristo; ser como Cristo é a base de todo este capítulo, o alicerce seguro que o apóstolo Paulo usa para falar acerca de como os cristãos devem imitar a Cristo na prática, sendo maridos, esposas, pais, filhos, servos e senhores.
Portanto, se os primeiros versos de Efésios 5 nos ordenam a ser imitadores de Cristo, os versos seguintes, nos orientam COMO ser imitadores dEle nos mais diversos contextos da vida. A Teologia contida no capítulo 5 de Efésios nos aponta para a imitação de Cristo, e, a menos que compreendamos o real sentido disso, toda a sua aplicação se tornará vazia de sentido.


A verdade é que somente por causa de Cristo e por meio dEle pecadores podem servir uns aos outros sendo casados, solteiros, empregados, chefes, pais ou filhos. Quando removemos Cristo da equação, nem a melhor das intenções é capaz de sustentar uma atitude de genuína entrega, sacrifício e submissão. Sem Cristo não há alicerce seguro para isso. Por isso, Paulo começa pelo fundamento, e não pela aplicação. Ele não inicia a Epístola ao Efésios falando distintamente à homens e à mulheres, pais e filhos, servos ou senhores, mas a cristãos, de modo geral. Ele não inicia falando sobre liderança ou submissão no lar, paternidade ou trabalho, porque o ponto de partida não é aquilo que NÓS devemos fazer para Deus, mas daquilo que Cristo fez por nós. Em Cristo Jesus Deus nos tornou filhos amados, esse é o motivo pelo qual devemos imitar a Cristo, e não seguir nossos próprios anseios ou qualquer pensamento alheio à obra de Cristo.


Ser imitadores de Cristo é um mandamento para todos os que são filhos de Deus. Como filhos amados somos chamados a andar em amor como Cristo amou e a nos entregar como sacrifícios a Deus. Isso vale para todo cristão. A Bíblia não diz que uns devem se entregar mais e outros menos, ela não diz que os solteiros devem se entregar mais ou menos, ou que os pais devem se entregar mais, todos devem se entregar, pois, todos foram adotados por Deus e se tornaram filhos amados.
Mas, que tipo de amor é esse que Cristo manifestou e o qual devemos imitar? O versículo 2 responde: um amor que se entrega como oferta e sacrifício agradável a Deus. ENTREGA, OFERTA, SACRIFICIO AGRADÁVEL A DEUS, esses termos se aplicam a cada filho de Deus. Paulo mencionou algo semelhante em Romanos 12:1, e usou a expressão “culto racional”: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” O culto racional é a consagração de todo nosso ser a Deus, a compreensão de que não pertencemos, nem vivemos para nós mesmos, que Deus nos chamou para um propósito maior do que nossa própria felicidade e realização; viver à luz desse propósito é um culto a Deus. O chamado de Deus a todos os cristãos é para que vivam uma vida de entrega, sacrifício e oferta a Deus a fim de agradá-lo, fazendo isso, estarão prestando um culto a Deus.


A submissão, a liderança, a paternidade, o serviço, tudo isso só é possível à luz da doutrina da salvação. Quanto mais compreendemos aquilo que Cristo fez por nós, mais faz sentido viver para Ele integralmente, imitando-o nas mais diversas esferas da vida. Portanto, doutrina sólida e submissão bíblica não são autoexcluedentes, não devem ser separadas, pois, são as duas faces da mesma moeda, você precisa da primeira para cumprir a segunda. A grande ironia das Escrituras, se posso assim dizer, é que o maior exemplo que a Bíblia nos dá para cumprirmos aquilo que chamamos de feminilidade bíblica é o próprio Cristo! Sim! É exatamente o que o apóstolo Paulo aponta ao longo do capítulo 5, antes de falar às mulheres sobre a submissão no matrimônio ele aponta para Cristo e ao falar sobre a submissão ele também aponta para Cristo, como exemplo e fundamento para tal. Mas, veja, o mesmo Cristo que as mulheres devem imitar para serem boas mulheres e esposas é o mesmo Cristo que os maridos devem imitar para serem bons esposos, e que os filhos devem imitar para serem bom filhos, que os servos devem imitar para serem bons servos e os senhores devem imitar agora serem bons senhores. Sabe por que? Porque Cristo é tudo em todos (Cl 3:11). Cristo é o padrão supremo de tudo e de todos, se buscamos exemplos ou padrões fora de Cristo, certamente perderemos o cerne da nossa própria identidade (Rm 11:36).

Além disso, quando perdemos a Cristo de vista, quando deixamos de imitá-lo tudo se torna pesado e sem sentido. Lamentavelmente, é o que vemos, mulheres que só enxergam os fardos, os fardos da feminilidade, os fardos da domesticidade, os fardos da maternidade, os fardos dos relacionamentos, os fardos do serviço. De fato, o fardo se torna pesado quando ele deixa de ser o fardo de Cristo. O fardo de Cristo é leve, minhas irmãs, o grande problema, é que ao invés de buscarmos imitá-lo, temos estado ocupadas demais acrescentando opiniões e mais opiniões secundárias. Ah, se nossas Bíblias ficassem tão abertas quanto nossas redes sociais. Ah, se olhássemos para Cristo tanto quanto olhamos os perfis que idealizamos, se desejássemos ser como Ele tanto quanto desejamos ser como aqueles a quem seguimos.

Quando volto os meus olhos para Bíblia, o meu fardo se torna mais leve, porque percebo que Deus não me ordena a ser e fazer tudo. Nós não precisamos ser e fazer tudo, nem ser uma cópia daquilo que vemos nas redes sociais, precisamos tão somente cumprir aquilo que Deus pede de nós, isso deveria bastar. O mundo nos assedia, exigindo que façamos tudo, nos sentimos sobrecarregadas e esgotadas, nada é bom o bastante. Reclamamos, murmuramos, culpamos a Bíblia, “o fardo da mulher é pesado demais”, dizem, “são muitas cobranças, muita exigências”. Mas, eu me pergunto: quem impôs esse fardo sobre a mulher? Certamente, não foi o Senhor, seu fardo é leve. A verdade é que nós mulheres temos nos sobrecarregado com pensamentos seculares e culpado a Bíblia pelo peso que carregamos.

Quando murmuramos, minhas irmãs, agimos como o servo da parábola dos talentos: “Deus está exigindo de mim mais do que Ele me concedeu”, “Deus é injusto comigo”. Temos abraçado padrões que que logo se tornam fardos e abrem caminho para a murmuração, no fim, culpamos Deus. Precisamos parar de colocar pesos sobre os nossos ombros. Precisamos largar os fardos pesados e correr para as Escrituras. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, diz o Senhor. Ser mulher tem sido pesado demais para você? Será que o fardo que você está carregando é o de Cristo ou é o fardo das tuas próprias expectativas frustradas? Vá até Cristo e deixe que Ele tome de seus ombros esse pesado fardo. Pare de imitar tudo e todos ao seu redor, imite-o, essa é a coisa necessária a se fazer. Temos focado tanto imitar pessoas que admiramos que não temos tempo para imitar a Cristo genuinamente.

Nesse momento em que me preparo para o início da vida matrimonial, peço a Deus para que me ajude a imitá-lo, andando em amor como Cristo, me entregando como oferta e sacrifício agradável a Ele, e ao fazer isso, sei que estarei prestando um culto a Deus, é isso que Ele espera de mim nesse momento. O que Deus espera de você nesse momento? Rogo a Deus que não me deixe carregar fardos maiores que os meus ombros podem carregar. Eu não preciso ser excelente em tudo, não preciso produzir tudo, não preciso ser absurdamente criativa, não preciso ter todas as respostas, preciso voltar meus olhos dia após dia para Efésios 5 e me lembrar que meu chamado é imitar a Cristo, seja fazendo pouco ou muito, seja com um ou dez talentos. Esse é o verdadeiro sentido. Por favor, não deixe que as redes sociais se tornem a sua Bíblia, liberte-se disso. Por favor, leia mais a Bíblia. Ao invés de saturar sua mente com imagens e informações excessivas, recolha-se e encha seus pensamentos com a Palavra de Deus. Essa tem sido a minha oração, que Deus acalme o meu coração, precisamos mais da Palavra, minhas irmãs, o mundo está roubando nossa identidade, precisamos reafirmá-la em Cristo, Nele somente, como filhas amadas que somos.

No amor de Cristo,

Prisca Lessa