Carta à minha irmã desigrejada.

Querida irmã, 

Quero conversar com você sobre o que é ser igreja. Sei que você tem estado um pouco distante e, talvez, até esteja desanimada em relação a congregar e realmente fazer parte de uma igreja local. Imagino que existam motivos aparentemente plausíveis, mas antes disso, queria compartilhar algo com você.

Sabe, desde que mudei de estado, eu me sentia perdida em meio a tantos desafios que a distância do que era conhecido trazia. Um deles era a dificuldade de encontrar uma igreja e me sentir parte dela. Logo eu, introspectiva como sou, pensei em como isso seria realmente uma prova à minha fé, mas, para além disso, me fez questionar o lugar que a igreja representava na minha vida. Afinal, será que era tão necessário estar lá domingo após domingo? Pois bem, o Senhor precisou trabalhar em mim para entender isso.

Eu confesso que meu entendimento sobre esse tema era realmente bem limitado, mas, ainda assim, continuei “aos trancos e barrancos” indo a uma igreja que parecia ser fiel às Escrituras. Eu só ficava pensando que isso deveria ser feito, mas certamente não entendia o tesouro que estava diante de mim.

Isso me lembrou do momento em que a igreja “nasce” no Novo Testamento, em Atos 2:37, enquanto Pedro chamava pecadores ao arrependimento. Vemos que mais a frente, no versículo 42, eles confessam o nome do Senhor como salvador e recebem o batismo. E veja que grande milagre: três mil pessoas passam a se reunir enquanto comunidade! Certamente esse é um dos relatos (At 2:42-47) que mais me comovem. Imagine isso: três mil pecadores alcançados pela graça salvadora e que agora se reuniam por amor ao Senhor, recebendo diariamente essa graça derramada a partir da ação do Espírito Santo, que os levava a uma comunhão tão profunda que modificou toda a vida daquelas pessoas.

Pois bem, minha irmã, quanto mais o Senhor me dava graça para ir à igreja mesmo me sentindo deslocada e até solitária, eu percebia que Atos 2 não era uma realidade tão distante. Na verdade, eu entendia cada vez mais, por meio dessa igreja, que aquele povo era Seu povo (Ef 2:19), a embaixada do seu Reino (Mt 16:19; 18:18) e era na comunhão dos santos que o Senhor, de maneira especial, entregava à igreja primitiva e a nós os meios de graça. Essa última informação, com certeza, virou uma chave no meu entendimento sobre igreja, e eu explico. 

Acredito que você já observou que em nosso tempo muitos dizem que igreja só serve para iludir as pessoas, que é um meio de controle social. Outros dizem que não precisam da igreja, pois eles têm fé em Deus, e isso basta. Esse discurso corriqueiro esconde um falso entendimento sobre o papel da igreja e nos mostra algo que a teologia conhece como “fideísmo” (fé na fé), como se isso fosse suficiente para salvar o homem, ou seja, basta ter fé. 

Mas, se olhamos para a salvação por meio de Cristo, vemos que ela é derramada pela graça e se utiliza de meios para que chegue aos pecadores. Logo, eis o tesouro: o fundamento de nossa fé é Cristo (1Co 2:2; 3:11) e nós somos convocadas como filhas a crescer em graça e conhecimento (2Pe 3:18), e não conseguimos fazer isso sozinhas, pois o Senhor separou meios de como nós podemos fazê-lo, meios esses que nos capacitam para receber Cristo e os benefícios da salvação. Não consigo esgotar tudo que poderíamos conversar sobre isso, mas, o que quero é lhe dizer que é na igreja que o Senhor nos prepara leitura e pregação, sacramentos (batismo e ceia), orações e louvores da congregação, de modo que nosso velho homem seja mortificado e possamos ser mais santas e piedosas. 

Queria lhe lembrar também de que a fé cristã nunca foi uma fé solitária, não somente pelo que lemos em Atos 2, mas também porque tudo estabelecido por Deus aponta para seu próprio caráter. Desse modo, a comunhão entre os santos aponta para a comunhão entre a Trindade desde a eternidade. Pense nisto: Cristo Jesus em todo seu ministério terreno demonstrava comunhão com o Pai de modo tão profundo que Ele afirmava que nada fazia para agradar a si mesmo (Jo 4:34; 5:30; 6:38). E, se a comunhão entre os santos aponta para a plena comunhão da Trindade, que exemplo grandioso Jesus nos deixa: cristãos são chamados não a viver para si e em si mesmos, mas a buscarem glorificar a Deus a partir da comunidade entre os santos (1Jo 3:16; Gl 6:2,10; Jo 17:23; Ef 4:2,3).

Bem, eu sei que devo ter falado muita coisa, mas queria apenas lhe lembrar de mais um tesouro que só a igreja pode nos dar. Ora, se não bastasse tudo isso (e, acredite, deixei outros pontos de fora), é no meio de pecadores falhos que buscam olhar para Cristo que encontramos os mais preciosos relacionamentos, os quais, diferentemente de tudo que possamos estar acostumadas, nos fazem enxergar em nós mesmas pecados que outrora não víamos, que também são ombros para chorar e risos compartilhados nos dias de bênçãos (1Ts 5 11; Pv 27:17). Que tesouro, minha irmã!

Como o Senhor foi bondoso em nos unir como um corpo, nos dando iguais para crescer na fé e tornar essa peregrinação menos solitária. Eu queria lhe dizer que mesmo que você tenha passado por experiências traumáticas ou tenha até se decepcionado com alguma atitude em sua igreja, lembre-se de exercer misericórdia e perdão.

Assim, também se lembre de que existem, sim, lobos em pele de ovelhas. Por isso, ore para que o Senhor a direcione a uma igreja verdadeira, e mesmo que no começo seja difícil, Deus a guiará nessa jornada. Esteja disposta a servir e a crescer no conhecimento, não espere ser servida, mas busque se aproximar desses irmãos. Lembra do que lhe falei no começo? Eu estava totalmente perdida quando cheguei na nova igreja, mas o Senhor me ensinou que do mesmo modo que ele tomou a iniciativa e me trouxe para sua família, eu deveria tomar a iniciativa de intencionalmente me aproximar de seu povo, e pela, misericórdia divina, vi florescer relacionamentos dentro dessa comunidade de fé. O Senhor me deu literalmente pais e irmãos, mesmo que antes eu me sentisse tão sozinha. Que graça! 

Por favor, irmã, não desista desse tesouro! Cristo é quem sustenta seu povo espalhado sobre toda a terra. Não fomos chamadas à fé eremita (Hb 10:25), mas a sermos o povo que marcha com vestes sacerdotais estabelecendo o Reino de Cristo (Sl 110:3). 

Estarei orando por você.

Com carinho, 

Por Sammara Cristina