CARTA À MINHA AMIGA SOLTEIRA PRESTES A MORAR SOZINHA

cartas À minha amiga solteira (2)

Querida amiga,

Quando você compartilhou seu receio de ir morar sozinha e dar novos rumos à sua vida, senti que deveria lhe escrever estas palavras.

Lembra quando eu fui morar longe da minha família? Foi uma mudança difícil no início, mas foi umas das melhores escolhas que fiz. Eu pude ver a providência de Deus como nunca antes: aluguei a casa não tendo nada além de alguns itens de cozinha, uma cama e uma panela de pressão. Mas, Deus foi tão generoso que ganhei muito mais do que esperava: uma máquina de lavar roupa, televisão, guarda-roupa, fogão; e com o tempo fui adquirindo as outras coisas. No fim eu tinha tudo o que precisava.

Eu não sabia administrar minhas finanças, não sabia pagar contas, nunca tinha cuidado de uma casa sozinha; não sabia o valor (monetário) das coisas, mas aprendi a valorizar cada centavo nas idas e vindas ao supermercado, banco e lotérica. Aprendi a cozinhar de verdade e ter prazer em cuidar da casa. Também descobri a alegria da hospitalidade, como é bom receber pessoas em casa!

Confesso que também passei por muitas crises. Enfrentei a saudade, a solidão, privações. Me vi lutando contra a incredulidade. Longe de casa, muitas vezes questionamos a fé que recebemos de nossos pais. Mas essa dolorosa crise foi necessária. Aquela fé vacilante da menina de 19 anos foi quebrada, moída, desconstruída – como doeu, mas a dor faz parte do crescimento. Não há como fugir.

Depois de 6 anos entendi que era tempo de voltar pra a casa dos meus pais. Foi outra escolha difícil, mas precisamos entender o tempo e as estações. Não voltei de mãos vazias, na bagagem eu trouxe todo o aprendizado que adquiri nesses anos longe. Me tornei uma mulher e essa experiência isso foi fundamental para o meu crescimento.

Por isso, eu lhe escrevo como um incentivo. Se há oportunidade e condições para morar fora, então, confie em Deus e vá! Eu sei que morar sozinha aos 26 anos parece ser uma mudança de planos permanente e isso te assusta um pouco. Mas, independentemente do que aconteça, não deixe que o medo seja sua motivação.

Sei que lá no fundo você está pensando que permanecer é mais seguro e garantido, pois, se você sair do ninho estará limitando os planos de Deus para sua vida. Mas essa é uma ideia tola demais pra alguém que pertence a um Deus tão grande como o nosso. Tire isso da sua cabeça. Voe, minha querida, voe alto e seja qual for a vontade de de Deus para sua vida, a providência se encarregará de cumpri-la seja nos ares ou em terra firme.

Voe.

 

CONTINUA…