Como posso servir no ministério de mulheres na minha igreja?

Quero começar este texto convidando-a a refletir sobre o que é o ministério de mulheres, afinal. O que diferencia esse ajuntamento de mulheres de um clube social ou qualquer outro evento promovido por mulheres e para mulheres? Pense um pouco a respeito disso. 

Qual foi a sua conclusão? A minha resposta é: a centralidade da Palavra. Como escreve Glória Furman, “o ministério de mulheres é fundamentado na Palavra de Deus, cresce no contexto do povo de Deus e tem como objetivo a glória de Cristo”. Crer que a Palavra de Deus é poderosa e suficiente para lidar com as questões e dilemas mais profundos das mulheres é fundamental para que esse ministério possa fluir de maneira bíblica e saudável. 

O ministério de mulheres não pode ser um mero chá das 15h –  embora eu ame chá e aprecie compartilhar esse momento com as minhas irmãs. O ministério de mulheres também não pode ser meramente um momento de desabafo e reclamações da vida. Pelo contrário, ele precisa ser um ambiente de ensino, confronto, vulnerabilidade, correção, crescimento e edificação mútua. Um ambiente onde podemos desfrutar a beleza da fraternidade cristã em qualquer fase da vida. 

O ministério de mulheres não é somente para as mulheres casadas — por isso, os assuntos não podem ser somente relacionados ao casamento —, nem apenas para as mulheres mais velhas, mas um ambiente onde exercitamos o princípio de Tito 2. Outro fato importante é que o ministério de mulheres não é o encontro em si, mas a atuação amorosa e bíblica que ocorre diariamente por meio do ensino, aconselhamento, serviço, amparo e misericórdia, suprindo as necessidades umas das outras. 

Entender isso é importante para que possamos chegar ao ponto central desta conversa. Afinal, a pergunta em questão é “Como posso servir no ministério de mulheres da minha igreja?”. Sem dúvidas, há diversas formas por meio das quais você pode servir no ministério de mulheres. Antes, porém, de pensar no “como”, é importante você se lembrar de que Deus já a capacitou com dons específicos para que você possa servir o Corpo de Cristo, e isso vale para o ministério de mulheres também. 

Então, em primeiro lugar, qual é o seu dom? De que forma o Espírito Santo a capacitou para servir? Estas são algumas perguntas que podem ajudá-la a identificar os seus dons: 

  • Quais são seus pontos fortes?
  • O que você gosta de fazer?
  • O que a deixa animada?

Existem muitas maneiras diferentes de servir no ministério de mulheres. Você pode usar seus dons de ensino, liderança, hospitalidade, aconselhamento, música, artes, organização etc. Identifique esses dons e se disponha a servir. Converse com a líder do ministério de mulheres ou com o seu pastor para que a direcionem. 

Em segundo lugar, esteja aberta às novas oportunidades. Por vezes, queremos servir somente em determinadas áreas nas quais achamos que nos encaixamos, mas se você estiver aberta para novas oportunidades, pode se surpreender com o que Deus tem para você. Eu sempre fui muito introvertida, e detestava falar em público. Até que tive que assumir a liderança de um grupo onde eu precisava ensinar semanalmente. Confesso que eu não queria, e relutei muito no início, mas, no fim das contas, Deus usou essa oportunidade para revelar e lapidar um dom que eu não sabia que possuía: ensino e liderança. Então, não se feche para as oportunidades, esteja disposta a aprender e experimente servir em áreas diferentes até “se encontrar”. 

O ministério de mulheres possui diversas áreas de atuação. Aqui estão algumas formas específicas de como você pode servir nesse ministério:

  • Liderar um estudo bíblico;
  • Organizar eventos e atividades;
  • Discipular e aconselhar outras mulheres;
  • Dar um suporte para mães com crianças pequenas;
  • Visitar as mulheres;
  • Visitar as mulheres doentes ou idosas;
  • Cozinhar para eventos;
  • Oferecer seus dons musicais ou artísticos;
  • Ajudar com a administração ou organização;
  • Auxiliar com recursos financeiros.

Quero comentar brevemente esse último ponto, pois muitas mulheres possuem o dom da doação, mas não são boas ensinando ou estando à frente de algo, e se sentem frustradas e inúteis por isso. Mas você sabia que o dom do auxílio é extremamente importante no serviço à igreja? Você pode não estar ali na frente, mas pode contribuir financeiramente para a compra de materiais de ensino, Bíblias, alimentos, materiais para a organização dos eventos e tantas outras coisas. Disponha-se com aquilo que você pode!

Por fim, alguns conselhos para  você servir no ministério de mulheres: 

  • Seja fiel em seu compromisso;
  • Seja otimista e encorajadora;
  • Seja uma boa ouvinte;
  • Não rivalize por causa de cargos ou por qualquer outro motivo;
  • Seja humilde e disposta a aprender;
  • Seja paciente e amorosa;
  • Seja fiel em oração.

Servir no ministério de mulheres é uma ótima maneira de usar seus dons, crescer na fé e fazer a diferença na vida de outras mulheres. 

Aqui no Teologia Para Mulheres, sempre incentivamos que o ministério de mulheres seja centrado na Palavra. Por isso, temos criado estudos bíblicos para que possam ser uma ferramenta para as mulheres usarem em suas igrejas locais. Além disso, nos dispomos a dar palestras e workshops para capacitar as mulheres no ensino da Palavra a fim de que tenhamos ministérios de mulheres bíblicos. 

Você pode usar nossos materiais, como o estudo de Efésios, ou nos convidar para dar uma palestra para as mulheres aí na sua igreja (envie um e-mail para teologiaparamulheres@gmail.com). 

Que você seja uma bênção aí na sua igreja local, servindo com fidelidade e amor. 

Vamos juntas!

No amor de Cristo,

Prisca Mendonça