Ele é o Princípio [Reflexões de Natal]

Leitura bíblica: Colossenses 1:16,17

“Ele é antes de tudo E a todos sustenta pela Palavra Pois, foi do agrado de Deus Que em tudo Ele tenha Supremacia”. “Colossenses 1”, Projeto Sola

Projeto Sola, Colossenses 1

Diante das dores, sofrimentos e adversidades enfrentadas, muitas vezes chegamos a pensar que Cristo não é o Senhor da criação. Jesus não é apenas o Senhor de nossa vida, mas também o criador e mantenedor de todas as coisas do universo.

A carta de Paulo aos colossenses tinha como objetivo combater uma heresia perigosa que ameaçava se infiltrar na Igreja Primitiva durante os três primeiros séculos. Em resposta a essa heresia, Paulo proclama a pessoa e a obra de Jesus, ou seja, enfatiza a suficiência de Cristo para a vida e a salvação. Assim, o coração do ensino paulino reside no fato de que Jesus é a cabeça do Corpo e de que nele está a plenitude: ele criou todas as coisas e está acima de toda a criação. Desse modo, Paulo louva o senhorio de Cristo em relação à criação e faz isso de forma poética.

Jesus não passou a existir quando nasceu da virgem Maria. Ele foi agente da criação, por meio de quem Deus fez os céus e a terra. Na realidade, todas as coisas, sem exceção, foram criadas por meio dele e para Ele. Nesse sentido, se tudo foi criado para sua honra e seu louvor, Jesus não é apenas o agente da criação, mas também o propósito dela.

Recentemente tive o privilégio de fazer uma viagem. Durante o percurso, que acontecia de barco, pude contemplar o pôr do sol e a beleza de toda aquela imensidão. Foi justamente ali, sentada naquela embarcação, que consegui perscrutar a grandeza do meu Criador. No ordinário, na nossa vida comum, em meio às adversidades e alegrias, perdemos de vista quem Deus é. Creio que Deus se revela através da sua Palavra, mas existem situações que nos levam a desfrutar de maneira clara da sua soberania e majestade.

Eu estava em um lugar que me deixava exposta, vulnerável, sem o controle da situação, portanto, se algo viesse a acontecer com aquele barco, somente o Senhor poderia intervir. Na verdade, não temos o controle de nada, mas situações como essas nos levam a enxergar quem nós somos e quem Deus é, pois somente aquele que criou todas as coisas pode sustentá-las.

Na verdade, Deus é eterno, infinito e imutável em seu poder e perfeição, em sua bondade e glória, em sua sabedoria, justiça e verdade. Como cristãs devemos saber que nada acontece senão por meio dele e por sua vontade. Jonathan Edwards expressa muita sabedoria quando afirma: “É sabido, de fato, que Deus não é displicente quanto à forma como se passam os acontecimentos, e às preocupações do mundo que fez, porque não foi descuidado disso na própria criação; como é aparente, pelo modo e pela ordem em que as coisas foram criadas, Deus, ao criá-las, cuidou do progresso e do estado futuro dessas coisas no mundo.”

É correto afirmar que o mundo criado, de certa forma, pode ser chamado espelho da divindade. Ele não pode conduzir o homem ao pleno conhecimento de Deus, mas o fato é que Ele se revelou por meio da criação, de modo que torna a ignorância dos ímpios indesculpável. Afinal,
enxergamos vislumbres de Sua glória em tudo criado. Como disse Calvino, o mundo foi feito para ser o teatro da glória divina.

No Antigo Testamento, o livro de Gênesis nos revela o Deus que criou tudo. Entretanto, quando chegamos ao Novo Testamento, temos a revelação mais completa e aprendemos que o cosmos foi criado pelo próprio Cristo. O Evangelho de João nos apresenta o Cristo criador de todas as coisas (Jo 1:1-3), e em 1 Coríntios 8:6, o apóstolo Paulo diz que toda a nossa existência se deve ao único Deus e Pai e ao único Senhor, Jesus Cristo. Logo, toda a nossa existência depende dele. Assim sendo, não precisamos buscar viver uma vida à parte de Deus. Ele é o nosso Criador, aquele que demonstra amor e cuidado em tudo o que faz. Então, independentemente das circunstâncias, podemos descansar, pois Ele controla toda a vida, e sem Ele não podemos viver. Por Hilda Lacerda