Dicas de leitura (de uma leitora atarefa)

Ano passado eu li muito aquém do que geralmente leio. Claro que não me cobrei demais por isso porque, desde a gestação, a vida do lado de cá mudou radicalmente.

Porém, eu não queria deixar a leitura no piloto automático este ano, por isso planejei bem minhas leituras.

Sei que ler tendo um bebê em casa é bastante desafiador, mas, se estivermos dispostas — cada uma no seu ritmo, de acordo com suas possibilidades e realinhando constantemente as expectativas — é bem possível.

Estas foram as minhas leituras de Janeiro. Obviamente, não lerei essa quantidade de livros todo mês, mas aproveitei que, geralmente, é um mês mais tranquilo para incluir mais livros.

Espero que ao compartilhar algumas dicas práticas que tenho usado no meu planejamento de leitura, isso te encoraje a ler também.

1) Defina áreas, temas ou gêneros que gostaria de ler

Para mim definir as áreas ajuda muito porque elas apontam o alvo maior das minhas leituras. Eu vou ler o livro X porque quero me desenvolver nessa área, ou quero explorar mais tal gênero, e isso acaba sendo uma motivação a mais nas minhas leituras.
Pessoalmente, escolhi:

Devoção
Educação Cristã/Educação Clássica
Teologia
Família e Relacionamentos
Literatura Inglesa/Russa/Brasileira
Biografias
Finanças

2) Selecione os livros para cada uma dessas áreas. Ou, você também pode separar os livros que já estão na sua lista por áreas.

É importante que você seja realista na quantidade de livros; é melhor selecionar poucos e ler, do que selecionar muitos e não dar conta.

Como eu sou do tipo à moda antiga (não me dou tão bem com apps de leitura), fiz uma tabela mesmo e deixei acessível para acompanhar as minhas leituras. Você pode usar os recursos que mais te favorecem.

3) Estabeleça metas diárias
Isso me ajuda demais! Como em tudo na vida, precisamos ter um planejamento de curto, médio e longo prazo. A meta de longo prazo é ler X livros esse ano, a de médio prazo é ler tais livros em cada mês e a de curto prazo é ler tantas páginas por dia.

Pode ter certeza que se você não tiver uma meta diária você acabará lendo bem menos do que é capaz.

A meta não é pra te pressionar, mas te ajudar a ter disciplina e a ir “de grão em grão”. A meta pode ser em capítulos, páginas, ou seções. Pode ser até 5 páginas por dia, o importante é manter a constância. Eu costumo usar esses marcadores da foto para saber quanto vou ler no dia.

Antes mesmo de começar a ler o livro já faço as marcações. Dependendo do livro, até coloco data nos marcadores pra ser mais objetiva. Assim consigo saber em quanto tempo mais ou menos devo terminar.
Ah, geralmente, não incluo os finais de semana, porque a rotina é sempre diferente.

4) Procure diversificar
Diversifique os tamanhos dos livros e também os assuntos; isso é útil para seu ritmo fluir melhor. Eu escolhi livros de menos de 200 páginas e livros de mais de 500 páginas para ler. Os que têm mais de 500 lerei em aproximadamente dois meses ou mais, o importante não é a velocidade, mas a leitura. Então, estabeleça um ritmo agradável pra você, sem pressão.

5) Aproveite as oportunidades
Aproveite os momentos disponíveis para ler. Não precisa ser quando o bebê está dormindo apenas. Encontre momentos que te permitam ler, nem que seja uma única página.

Outra dica é criar oportunidades de leitura, por exemplo: um clube de leitura, uma leitura compartilhada com uma amiga, com seu esposo. Em casa, por exemplo, selecionamos 4 livros para lermos juntos, o primeiro é o “Verdadeira Espiritualidade”, de Francis Schaeffer, lemos 2 capítulos por semana e dias diferentes. Além de tudo é um tempo ótimo para o casal. As áreas que selecionamos foram: Espiritualidade, Relacionamentos, Criação de Filhos e Finanças.

Outra boa oportunidade é ler para o seu filho. Ainda que ele não compreenda, a leitura em voz alta é muito benéfica.

6) Reduza o tempo de uso do celular
Te garanto que se você fizer isso, você verá o quanto de tempo sobra para ler (e fazer outras coisas). A gente gasta 1h aqui facilmente, mas não consegue 15 minutos para ler. Mas, se você trocar parte do tempo que gasta nas redes sociais pela leitura, verá o quanto suas leituras irão avançar.

Além disso, uma dica boa é deixar o celular no modo avião durante a leitura, assim você evita interrupções e lê mais rápido e com maior concentração.

7) Use recursos diversos
Quando o Asaph era um recém-nascido eu aproveitava os momentos da madrugada, enquanto ele mamava, para ler. Foi assim que eu li um livro sobre sono do bebê (enquanto passava horas acordada 🤡).

Outro recurso que me ajuda bastante é o audiobook. Se você ainda não usa, te aconselho a usar. É uma ferramenta e tanto pra nós! Eu uso o app da @pilgrim.app e amo.

É isso, essa são algumas dicas práticas que têm me ajudado. Espero que te ajudem também!

Por agora estou terminando um livro de biografias e lendo um sobre finanças. E por aí, que você está lendo no momento?