SOLA FIDE

POR QUE SOMOS PROTESTANTES?

SOLA FIDE

A justificação de pecadores foi uma questão central de debate que ocorreu durante a Reforma Protestante.
O ensino da Igreja Católica afirmava que o homem era justificado pela fé com a adição de obras de mérito. Lutero argumentou contra esse falso ensino a partir da Escritura, mostrando que a justificação é, do princípio ao fim, uma obra de Deus, pois é somente através da fé que o homem pode abraçar a graça de Deus, sem qualquer crédito para si mesmo (Rm 1:17; Gn 15-17).


• “O justo viverá pela fé” somente.


De fato, a Igreja Católica Romana não negava que a justificação ocorria através da fé e da graça e de Cristo, mas que estes não são os únicos meios. Em outras palavras, embora afirmasse que a justificação é pela fé, ela negava que essa justificação fosse pela fé SOMENTE, e à parte de outras obras.
Nesse sentido, o termo “sola”, que significa “somente,”, faz toda a diferença.
Contrariando o ensino católico, a doutrina protestante da justificação argumentava pela justiça comunicada, onde os méritos de Cristo são recebidos à parte de quaisquer obras do homem.
Conforme o Novo Testamento, a doutrina da expiação significa não apenas que Cristo sofreu por nós, mas que ele também viveu em justiça por nós. Ou seja, suas boas obras são imputadas a nós, de modo que a salvação do pecador se dá por meio do sacrifício e das obras de Cristo somente.
Portanto, a justiça de Cristo é uma justiça alheia ao indivíduo porque vem de fora daquele que a recebe. O desempenho de Jesus é transferido ao crente, sem mérito algum, e por causa dessa justiça imputada, ele é considerado justo diante de Deus.
Resumindo, nós, protestantes, cremos que a imputação da justiça de Cristo ao crente, à parte de qualquer esforço por parte deste, está no âmago do Evangelho. É impossível para o homem ser justificado à parte do perfeito caráter do Filho de Deus.
Logo, a fé é o ÚNICO instrumento através do qual o homem recebe a Cristo.
Infelizmente, hoje, muitas igrejas ignoram a doutrina da justificação somente pela fé e pregam um falso ensino afirmando que o homem tem parte na justificação: que Deus entra com uma parte e cabe ao homem entrar com a outra parte para ser justificado perante Deus.
Tal ensinamento, além de contradizer a Escritura, é justamente contrário à fé que nos torna protestantes. Conforme afirma o comentário da Bíblia de Estudo da Fé Reformada:
“Jesus é a primeira pessoa a adentrar o céu por suas boas obras. Nós também adentramos o céu pelas boas obras — as boas obras de Jesus. Elas se tornam boas obras “nossas” quando recebemos Cristo pela fé.”
Sola Fide!
Bibliografia:. Guia de Estudos 5 Solas, CFL, Editora Fiel.