#SÉRIE DEVOCIONAL

Nós próximos dias quero compartilhar um tema sobre o qual sempre recebo perguntas. Aliás, nas últimas duas caixinhas de perguntas que fiz no stories, muitas das perguntas foram sobre isso: DEVOCIONAL. 

Sempre ouvimos falar sobre o assunto e, certamente, há muito conteúdo internet afora sobre o assunto, porém, nunca escrevi precisamente sobre ele por aqui. Diante de tantas dúvidas, resolvi falar um pouco mais sobre essa prática simples, mas que para alguns ainda parece muito complicada. Acho que uma das causas disso é o fato de que hoje dificilmente as pessoas se dispõem a ensinar como fazer as coisas metodicamente, pois temem soar impositivas, antiquadas ou “religiosas”.

Na era do relativismo evitamos ser aqueles que apresentam certas regras ou padrões, “faça do seu jeito” soa melhor do que “faça desse jeito”, mas, o problema é: como você ensina alguém a fazer “do seu jeito” se não há uma base sobre e o qual ela pode se apoiar? Princípios são necessários ao ensino, eles podem ser aplicados e adequados de acordo com nossa realidade, mas não devem ser nunca desprezados.

Sendo assim, minha intenção é trazer alguns princípios devocionais gerais e depois compartilhar como eu os aplico na minha realidade e te encorajar a investir tempo e dedicação a essa prática tão necessária à nossa saúde espiritual.

Existem diversos fatores que atrapalham a nossa prática devocional, algumas delas são: falta de disciplina, falta de planejamento, distração, “falta de tempo” — entre aspas porque se somarmos o tempo dedicado às redes sociais e outros entretenimentos veremos que não nos falta tempo –, preguiça, cansaço, dificuldade na leitura, dificuldade na compreensão do texto, desinteresse, frieza espiritual, negligência, orgulho, falta de zelo, falta de amor a Deus e falta de comunhão com Deus. Perceba que parti de razões mais práticas e externas para razões mais profundas e do coração.

Mas, para além desses aspectos, há muitas irmãs que, de fato, encontram dificuldades porque não sabem o que e como fazer seus momentos devocionais porque parece algo complexo demais, quando não é! Minha intenção aqui é caminhar com vocês por esse caminho nem sempre tão atrativo diante de tantas distrações, mas totalmente vital à nossa saúde espiritual. Então, quero tratar de quatro aspectos importantes sobre o devocional:
– O que é?
– Como fazer?
– Por que fazer?
– Há diferença entre devocional, estudo e leitura bíblica?
Nos próximos dias vamos falar mais e melhor sobre cada um desses aspectos.