GRAÇA

Todas nós ouvimos falar da graça, ela não nos é estranha. Nós a recebemos da parte de Deus para a nossa salvação, sabemos que ela é um dom e, portanto, não é concedida por mérito ou esforço algum. É tão somente um ato benevolente da parte de Deus, o qual nós recebemos inteiramente de mãos vazias. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contudo, a graça não é barata, ela não é sem custo, houve um preço para que ela nos fosse concedida; Cristo pagou esse preço com seu próprio sangue, por meio do qual temos a redenção. O convite da graça é anunciado nas palavras do profeta Isaías: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.” (Is 55:1‭-‬3)

A graça sai pelas ruas e nos chama a sentarmos à mesa do Senhor, mesmo sendo convidadas indignas e inapropriadas para a ocasião (Mt 22:2-9). Porém, uma vez recebida a graça, espera-se que tenhamos para com Deus uma atitude ativa. O apóstolo Paulo diz a Timóteo: “fortifique-se na graça que há em Cristo” (2 Tm 2:1), e Pedro escreve à igreja “cresçamos na graça e no conhecimento” (2 Pe 3:18). Cada uma dessas sentenças são regidas por dois verbos de ação: crescer e fortificar. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Crescer na graça nos lembra que a vida cristã não é estática, mas, dinâmica. Não é inorgânica, e sim, orgânica. Tal como a própria natureza nos ensina, crescer é salutar. Permanecer inertes na graça é uma contradição. Precisamos crescer.

Ao mesmo tempo, crescer e fortalecer-se na graça nos lembra que Deus não nos pede nada que Ele mesmo já não nos tenha concedido. Isso significa que nós somos chamados a crescer e nos fortalecer, por que já recebemos graça da parte de Deus para isso. O Deus que nos chama a comprar é o mesmo Deus que já pagou por aquilo que “compraremos”. Não estamos sozinhas nesse caminho. Já recebemos graça em Cristo Jesus e por isso podemos crescer e fortificar.

Outro aspecto sobre a graça é que por meio dela recebemos incontáveis bênçãos em Cristo. Em Efésios 1:3-14 o apóstolo Paulo descreve algumas das infinitas bênçãos da salvação; quando cremos em Jesus nos tornamos herdeiras das promessas de Deus e alvos de suas bênçãos. 
Desse momento em diante nós podemos contar com o favor de Deus em todos os aspectos. Ele se torna nosso Pai, Amigo, Provedor, Senhor e muito mais. Mas, para desfrutarmos desse relacionamento da melhor forma possível precisamos conhecer qual é a nossa condição diante de Deus. Por isso, conhecer a Palavra é vital, pois, por meio dela descobrimos não somente quem Deus é mas quem nos tornamos em Cristo.

Por muito tempo o filho mais novo viveu como se seu pai estivesse morto, e o filho mais velho como se não fosse filho de seu pai, sim, empregado. Ambos não usufruíam plenamente das bênçãos na casa do pai porque não compreendiam a graça de serem filhos (Lc 15). Por vezes, conhecemos a graça apenas como uma expressão bíblica que ouvimos lá no início da caminhada com Cristo e deixamos para trás.

Contudo, precisamos saber que ser alvos da graça de Deus não significa uma vida fácil e sem perturbações. De forma alguma — basta olhar para as Escrituras. Significa, contudo, que ao longo da jornada nunca estaremos sozinhas, pois Deus nos cercou de cuidados para que tenhamos exatamente tudo quanto necessitamos. A graça nos conduz às bênçãos que recebemos da parte de Deus.

Faltariam linhas para descrever cada uma delas, mas destaquei algumas verdades sobre a graça que podem nos encorajar:
A graça é um dom de Deus (Ef 2:8);
A graça nos justifica (Rm 3:24);
A graça nos salva (Ef 2:8-9);
A graça nos fortifica (2 Tm 2:1);
A graça nos ajuda em momentos de necessidade (Hb 4:16);
A graça nos aperfeiçoa (1 Pe 5:10; 2 Co 12:9);
A graça nos guarda (Fm 1:25; Ap 22:21);
A graça é generosa (2 Co 8:1-2, 9);
A graça é abundante (Ef 1:8)
Por meio da graça podemos conhecer a Palavra de Deus, nos apropriar das bênçãos e das promessas de Deus, lançar mão dos recursos que Deus nos concedeu em Cristo Jesus e viver de acordo com a vocação para a qual Ele nos chamou. O que você aprende com pelo menos uma dessas verdades sobre a graça? Compartilhe aqui sua reflexão. 

No Amor de Cristo,

Prisca Lessa