CONHECIMENTO

Conhecimento, Piedade e Graça resumem a missão do Teologia para Mulheres. Por isso gostaria de falar um pouco sobre cada um desses pilares.

Muitas vezes, o conhecimento é apresentado como sendo algo oposto à fé. Contudo, não podemos amar aquilo que não conhecemos, em contrapartida, espera-se que desejemos conhecer aquilo que amamos. Não é diferente com Deus, se desejamos amá-lo precisamos conhecê-lo e se o amamos devemos nos deleitar em conhecê-lo cada vez mais. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Obviamente, esse deleite não é algo automático, mas orgânico, ele aumente à medida que nos debruçamos na Palavra. Muitas vezes não iremos à Palavra porque temos sede mas diante dela a sede será gerada e também saciada. É um ciclo (assunto para outro post). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em João 17:3 Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te CONHEÇAM a ti, como o único Deus verdadeiro, e [CONHEÇAM] a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” É evidente que o conhecimento não é algo somente para esta vida, mas algo que levaremos para a eternidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Deus poderia ter simplesmente ordenado que esse processo iniciasse no porvir, mas é aqui nesse mundo que Ele quer que aprendemos a conhecê-lo e amá-lo. Não é incrível? Deus deseja ser conhecido nesse mundo quebrado, para que então o conheçamos em seu mundo perfeito. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aqueles que não o conheceram aqui não poderão (re) conhecê-lo lá. Afinal, não foi essa a ideia que que Lewis quis transmitir em linguagem fantástica? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Em seu mundo eu tenho outro nome. Devem aprender a me reconhecer nele. Foi pra isso que foram trazidos para Nárnia. Tendo me conhecido um pouco aqui, podem me reconhecer melhor lá.” (O Peregrino da Alvorada) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tendo conhecido a Cristo um pouco aqui, poderemos (re) conhecê-lo melhor na eternidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conhecer a Deus é bênção eterna da qual já desfrutamos nessa vida, mas muitas vezes negligenciamos. Quais são as suas desculpas para não crescer no conhecimento da Palavra? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conheçamos e prossigamos em conhecê-lo (Oséias 6:3).

No Amor de Cristo,

Prisca Lessa