DEUS NÃO ESTÁ NOS OLHANDO DOS CÉUS E DIZENDO: “ELES QUE LUTEM”

praia

Aqui vai um lembrete para o novo ano: não podemos determinar nosso caminho nem mesmo dirigir nossos passos. Nos frustramos, choramos e desanimamos sempre que as circunstâncias nos fazem perceber que, por mais que planejemos, organizemos e projetemos, o controle das coisas sempre escapa de nossas mãos, é a vida nos dizendo que esse controle não nos pertence, que ele é grande demais para caber em mãos tão pequenas.

O profeta Jeremias, em um momento de calamidade afirmou essa verdade: “Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23), ela deveria nos acompanhar diariamente, no início, durante e no final de todos os anos.

Nossos frágeis projetos não podem determinar o futuro, nossos passos incertos não podem dirigir o caminho. Reconhecer isso é sabedoria, sabedoria adquirida ao longo da vida, por meio de dias de incerteza, noites de lágrimas e manhãs ensolaradas quando tudo o que se esperava era tempestade.

Não cabe a nós. Quão consoladora é essa verdade, saber que não precisamos nos lançar numa corrida desesperada, com um prazo de trezentos e sessenta e cinco dias para realizar mil coisas, suportando o peso das expectativas pessoais, reais e virtuais sobre nossos ombros. Enquanto o mundo luta para saber quem faz mais coisas nós encontramos esperança nas palavras do profeta Jeremias, pois não precisamos correr atrás do vento, viver por nossas próprias forças. Há um Deus orquestrando nossas vidas.

2020 está às portas, e, por mais que façamos planos, definitivamente, não sabemos o que vai acontecer, não sabemos como chegaremos lá – e se chegaremos lá –, mas, uma coisa é certa: o Senhor o sabe. Nossos planos não podem determinar o futuro e nosso caminho não é dirigido por nossos passos. Nos gloriamos nisso, pois temos a certeza de que o futuro não poderia estar em mãos melhores.

Podemos entrar em 2020 com a certeza de que, embora nossos planos não se concretizam, Deus reserva planos melhores para nós. Diante dos dissabores que a vida possa nos oferecer podemos declarar com fé: “Oh Senhor, sinto Suas mãos me esmagando, mas que bom que são as Suas mãos!”(João Calvino).

Embora o mundo deposite sua esperança no ano que se inicia,  não deve ser assim conosco. Que nossas esperanças não se depositem nos planos, sonhos e resoluções que fizemos ou que faremos. Contudo, não precisamos ser pessimistas deixando de celebrar o fim e chegada de mais um ano, ou deixando de fazer planos, quer comamos, bebamos, ou façamos qualquer outra coisa, que façamos tudo para a glória de Deus!

Portanto, que o nosso coração se alegre genuinamente, por mais um ano, que nossas esperanças se renovem, que tenhamos ânimo para começar e recomeçar, quantas vezes for preciso. Não estamos sozinhos na luta, o Senhor não nos deixou à mercê dos anos e das circunstâncias. Deus não está nos olhando dos céus e dizendo: “Eles que lutem”, Ele lutou e venceu por nós, podemos adentrar 2020 com esperança, olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé: Cristo.

Um Feliz Ano Novo! Que venha 2020!

No amor de Cristo,

Prisca Lessa