CARTA À MINHA AMIGA SOLTEIRA COM TENTAÇÕES HOMOSSEXUAIS

CARTA À MINHA AMIGA SOLTEIRA - Homossexualidade (2)Querida amiga, me perdoe pela demora em respondê-la. Confesso que refleti muito antes de responder aos teus questionamentos. Eu gostaria de ter todas as respostas, mas não as tenho, apesar disso, agradeço por confiar em mim e me confidenciar suas lutas. Sabendo que sou incapaz de ajudá-la, recorri Àquele que pode todas as coisas, nosso Senhor. É para Ele que você deve olhar e é nEle que deve encontrar refúgio.

Sua luta é real. Ainda que eu tente me colocar em seu lugar sei que falharei. Apesar disso, suas palavras me permitem perceber a extensão e a profundidade de sua dor. Escrevo com temor e tremor, rogando a Deus que me ajude a suportar-te nesse momento de tamanha crise.

Depois de anos tentando reprimir esses sentimentos, você sente que já não pode continuar assim. Ao mesmo tempo, o fato de ter nutrido desejos, sentimentos, pensamentos e também colocado diante dos seus olhos as cenas que me confidenciou, traz um enorme peso sobre você, um peso que precisa ser removido.

Sou obrigada a concordar que, infelizmente, ainda não sabemos lidar com nossos irmãos que lutam com a homossexualidade. Muitas vezes, nossa tendência é repelir, isolar e abandonar. Quando a questão é vivenciada por uma mulher a situação é ainda mais difícil de conceber. Não sei de onde surgiu essa ideia de que as mulheres não enfrentam tentações tão intensas quanto os homens; com certeza não foi da Bíblia, pois ela nos nivela, mostrando que tanto homens quanto mulheres são igualmente pecadores.

Sei que a pressão sobre você tem aumentado, dentro da igreja as pessoas perguntam quando você vai namorar, na faculdade, aquela colega que sabe da sua condição te incentiva a “libertar-se” e dar fim à toda essa angústia. Nenhum deles imagina os conflitos que você tem enfrentado. Você sabe que não será feliz cedendo à tentação, por outro lado parece que a única forma de dar fim a essa angústia é ceder!

Querida, você chegou a esse ponto em que não suporta mais lutar, não suporta mais fingir que está tudo bem. Você sente que precisa se libertar, mas será que ceder à tentação é realmente ser livre? Será que entregar-se de uma vez por todas te trará alívio, ou, apenas, mais dor e pesar? Não deixe que suas emoções te façam titubear.

Nos últimos meses nossas conversas têm sido constantes. Me sinto impelida a te ajudar, ao passo que também me sinto frustrada por não poder fazer mais por você; por não poder aliviar a sua dor e suportar o seu fardo. Eu não posso te transformar, só Cristo pode. Não deposite qualquer esperança sobre mim ou sobre qualquer outra pessoa.

Preciso te lembrar de que a promessa que o Senhor nos deixou não é de que seríamos plenamente transformados nesse corpo, mas, sim, num novo corpo, glorificado. Você precisa confiar nessa promessa e compreender as implicações que ela acarreta para sua vida presente. É possível que mesmo sendo uma mulher convertida ao Senhor você continue sofrendo e lutando contra a homossexualidade enquanto viver neste corpo.

Infelizmente, muitas de nós têm sido apresentados a um falso evangelho que remove instantaneamente todos os sofrimentos e dissabores da vida, nos concedendo somente vitórias. Esse evangelho está bem distante daquele apresentado pelo Senhor e confirmado pelos apóstolos. Cristo viveu uma vida de sofrimentos e dissabores, Paulo carregou as marcas de Cristo em seu corpo até o fim de seus dias. Digo isso, não para te desanimar, mas para te lembrar de que a conversão não garante ausência de sofrimentos. A conversão marca o início de uma batalha ferrenha entre nossa velha natureza pecaminosa e a nova natureza que recebemos de Cristo.

Embora saibamos que, no fim das contas, já somos mais que vencedores em Cristo, enquanto estivermos nesse corpo, seremos atingidas. O pecado é tão vil que mesmo salvos, ainda carregamos suas marcas em todo o nosso ser e as carregaremos até que cheguemos aos portões da cidade celestial. Essa é uma luta pela qual precisamos passar, mas Cristo nos garante a vitória final.

Sei que você não se sente vitoriosa, muito pelo contrário, tem se sentido derrotada em todos os aspectos. Também sei que frequentemente você tem questionado sua fé: “Será que de fato me converti? Se sim, por que ainda luto com esses desejos?” Não foi o mesmo apóstolo Paulo, servo fiel a Cristo, quem disse acerca de si mesmo: “o bem que quero este não faço, mas o mal que não quero este, sim, faço?” (Rm 7:15)

Não estou dizendo que você deve ignorar a natureza do pecado, mas, o que quero te mostrar é que, de uma forma ou de outra, todo cristão enfrenta lutas intensas contra o pecado. Você não é a única, mas, lembre-se que o sangue de Cristo é suficiente para cobrir uma multidão de pecados. Se você creu no Senhor, seus pecados foram perdoados e vencidos na cruz.

Querida, ser salvo não significa viver o presente com ausência de sofrimentos, mas viver, mesmo em face do sofrimento, com esperança na eternidade – onde finalmente não haverá lágrimas, nem choro e nem dor. As tentações virão, mas temos a promessa de que seremos livres do mal (Jo 17:15). O reformador Martinho Lutero escreveu:

“Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas. Assim também não podemos nos livrar de sermos tentados, mas podemos lutar para não cairmos em tentações.”

Não podemos impedir que as tentações venham, mas podemos impedir que elas se tornem pecados. Não deixe que o pecado faça ninho em seu coração. Os desejos virão, mas não dê lugar a eles, não ceda às investidas do Inimigo, a tentação pode ser doce, mas o fim do pecado é sempre amargo. Peça a ajuda de Deus, minha querida, não ouse caminhar por suas próprias forças.

Guarde sua mente. Ao invés de alimentá-la com pensamentos e sentimentos pecaminosos, alimente-se da Palavra (ate-a a o seu pescoço!), fuja da tentação, fuja das más companhias e fuja do si mesma. Encontre amparo em Cristo, confie Nele somente; e, quando sentir que não tem mais forças para resistir, quando não puder mais caminhar, lembre-se que o Senhor está ao seu lado.

É natural que você queira se esconder das pessoas por medo de ser rejeitada, mas o Senhor não rejeita um coração quebrantado e contrito. Se você depositar sua fé e esperança nEle, Ele não te rejeitará (Sl 51:17).

Gostaria de estar aí contigo para te fortalecer, orar e partilhar do seu fardo, mas, mesmo distante, saiba eu estarei aqui intercedendo por você. Por favor, não hesite em me procurar.

Um grande abraço

No Amor de Cristo,

Sua amiga,