Reflexões de Natal: Mensageiros das boas-novas

REFLEXÕES DE NATAL ANJOSA primeira pergunta do Catecismo de Westminster é: Qual o fim principal do homem? E a resposta é: O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre. Esse é o maior propósito para o qual Deus nos criou. Tendo isso em mente, nosso foco deve ser cumprir isso, seja comendo, bebendo ou fazendo qualquer outra coisa (I Co 10:31). De fato, Deus criou todas as coisas tendo como propósito principal a sua glória, seja no céu, na terra ou debaixo da terra, tudo foi criado para a glória de Deus.

Assim como os homens, os anjos são criaturas de Deus. Ao contrário do que muitos possam pensar, anjos não são seres eternos, eles fazem parte da criação; são espíritos ministradores, criados para servir aos propósitos designados por Deus (Hebreus 1:14). O significado da palavra anjo em seu original é “mensageiro”; eles tinham a missão de levar a mensagem de Deus às pessoas sempre que fosse necessário. Há muitas passagens no Antigo Testamento (Gn 16:7-12, 18:16-33; Nm 22:31-35; Jz 13) e algumas no Novo Testamento (Lc 1:19, 12:8, 15:32; Mt 4:11, 10:32) que relatam a presença de anjos entre os homens para transmitir algo da parte de Deus. Uma destas ocasiões está registrada em Lucas 2:8-14:

“Havia, naquela mesma região, um grupo de pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória  Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”

Na noite do nascimento de Jesus, os anjos receberam a tarefa de anunciar a sua vinda a um grupo de pastores em vigília nos arredores de Belém. O texto nos diz que primeiramente apareceu um anjo e a glória do Senhor brilhou ao redor dos pastores. Certamente, essa glória foi tão grande que eles ficaram cheios de temor. Evidentemente, a glória não estava no anjo, mas, ele foi o meio pelo qual Deus se manifestou naquela noite. Da mesma forma, Deus nos chamou para refletirmos sua glória aos homens.

Será que a glória de Deus tem iluminado, por meio de nós, a aqueles que estão ao nosso redor?

É muito interessante ver que nas aparições angelicais registradas na Bíblia, os anjos não buscam glória nem adoração para si (Ap 19:10, 22:8,9), , pois eles são apenas servos do Altíssimo. O único registro bíblico de anjos que buscaram glória para si e desejaram ser adorados refere-se aos anjos caídos, entre eles o próprio Diabo. À parte destes, os anjos são seres cujo propósito maior é glorificar a Deus. Naquela noite não foi diferente. Os anjos foram enviados para anunciar a mensagem gloriosa do nascimento do Messias e foram fiéis à sua missão. O conteúdo da mensagem aponta para a glória de Deus revelada em Cristo Jesus:

“… hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

Mesmo sendo um ser sublime, o anjo se refere a Jesus, como “Senhor”. Cristo é Senhor sobre toda a criação (Cl 1:15-17), inclusive sobre os anjos. Eles estão submissos a sua autoridade e se rendem a Ele em obediência e adoração. Com a mesma humildade, devemos reconhecer que Cristo é o nosso Senhor. Isso implica que nós, como servos, devemos nos sujeitar a Ele e servi-Lo com alegria.

Após o anúncio do anjo, apareceu junto a ele uma multidão de anjos da mais alta estirpe louvando e rendendo glórias a Deus:

 “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (v.14)

É maravilhoso ver que os anjos estão sempre louvando e glorificando a Deus. Eles não louvam a si mesmos, pois os seus olhos estão sempre voltados para Deus. Assim, como eles, devemos sempre render glórias a Deus, pois Ele é digno do nosso louvor e nós fomos feitos para o louvor da sua glória (Ef 1:12). Louvar e adorar a Deus devem ser práticas diárias em nossas vidas. Não que Deus necessite do nosso louvor, mas à medida que o louvamos, nós somos edificados, pois o louvor é um instrumento divino para o nosso consolo, renovação e fortalecimento espiritual. O livro de Salmos é um belo exemplo de como podemos e devemos louvar a Deus, em todas as circunstâncias.

Os anjos alegremente anunciaram a boa-nova, deixando os pastores desejosos de ir até Belém para ver aquilo que havia sido anunciado a eles. Diante disso, devemos refletir:

Com que alegria e disposição temos anunciado a mensagem de Deus àqueles que estão ao nosso redor? Será que nosso anúncio acerca de quem é Jesus tem produzido nas pessoas o desejo de ir conhecê-Lo?

Precisamos anunciar a mensagem da salvação com total alegria e entusiasmo. Não devemos ser tímidos ou desmotivados, mas bem dispostos. É isso que Deus requer de nós!

Após cumprirem a missão de anunciar o nascimento de Jesus, os anjos partiram. Os anjos são seres totalmente submissos à ordem de Deus. Sempre que os vemos atuando nas Escrituras, eles estão cumprindo alguma missão. Hoje em dia não vemos mais anjos aparecendo por aí. Isso porque Deus entregou a nós a missão de transmitir a sua mensagem aos homens. Nós somos os mensageiros de Deus hoje, portadores da boa-nova. Assim como os anjos cumpriram a missão que receberam naquela noite, nós devemos cumprir a missão que Deus nos designou.

Mas para sermos bons mensageiros de Deus, precisamos aprender com os anjos algumas lições:

  • Devemos viver para a glória de Deus e não a nossa
  • Devemos ser submissos à vontade de Deus
  •  Devemos louvar a Deus com alegria em todo o tempo
  • Devemos ser fiéis à missão que Deus nos deu

Tanto na obediência quanto na adoração, os anjos são exemplos a serem imitados, pois são servos fiéis e obedientes aos desígnios de Deus. Eles cumprem alegremente as tarefas designadas por Deus, sejam elas quais forem. Os anjos também nos servem de exemplo pelo fato de que estão constantemente diante da presença de Deus, louvando e adorando a Deus em Sua santidade.

Hoje Deus também nos chama a sermos mensageiras da boa-nova! E, assim como os anjos, é fundamental que os mensageiros de Deus sejam apenas um holofote exaltando a glória e a majestade de Deus. O holofote não ilumina a si mesmo, mas alguém mais importante do que ele. Da mesma maneira, para sermos mensageiras de Deus, devemos buscar a glória de Cristo e não a nossa. Atender a esse chamado não é possível sem a graça de Deus. Por isso, devemos orar diariamente pedindo a Deus que nos capacite para atendermos à missão que Ele nos deixou:

“[…] Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15)

 

Um Feliz Natal a todos!

Que a glória de Cristo seja refletida em nós!

No Amor de Cristo,

Prisca Lessa