Por mais Teologia nas Mulheres

24852127_10215148554489912_1487829889256114435_n

Quando decidi criar o “Teologia para Mulheres” minha motivação foi contribuir para que mais mulheres tivessem acesso e interesse pela Teologia sadia e percebendo o quão fundamental o conhecimento, bem como a prática da Palavra de Deus, é fundamental em todas as áreas da vida. Tomei essa resolução, pois percebi o quanto a falta de um conhecimento sólido sobre Deus interfere na vida de muitas mulheres; tornando-as frágeis e vulneráveis a todo tipo de ensino, por vezes aparentemente cristão, mas totalmente nocivo.

A maioria dos programas voltados para as mulheres na igreja se limitam a chás e a abordagem de assuntos bons, porém que não trazem solidez espiritual, de modo que as mulheres nunca amadurecem de fato na fé e se tornam “reféns” de reuniões e aconselhamentos (nada contra essas programações, são ótimas, porém não substituem o contato com a Palavra de Deus). Assim como minha intenção não é que as mulheres se tornem dependentes desse tipo de programações, minha intenção também não é que você se torne dependente deste blog ou qualquer outro recurso, nem mesmo me tornar uma referência em respostas cristãs! E sim que busquem direção na Palavra, que estejam aptas a analisar o texto bíblico e aplicá-lo no dia a dia. Nada nem ninguém pode substituir isso. A Reforma nos deixou esse legado, temos acesso à Escritura em nossas casas, sem mediação, devemos tirar o máximo proveito disso! Há um universo todo a ser explorado, há um Deus infinito a ser conhecido em seus atributos e toda a beleza do seu ser e, definitivamente, não podemos deixar isso em segundo plano.

Estou longe de ser um exemplo, falho todos os dias, inclusive naquilo que eu mesma comunico, mas quando olho para a minha vida, percebo o quanto amadureci – enquanto cristã e enquanto mulher – no momento em que comecei a me dedicar mais em conhecer as Escrituras e hoje meu maior desejo é que muitas outras mulheres vivenciem isso também! Não é um caminho de perfeição, aliás, quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais descobrimos o pior de nós, mas a graça de Deus tem sido meu alicerce para que dia após dia eu recomece e tente de novo.

Depois que me formei em Teologia, tenho definido meu foco com os seguintes dizeres: “Para que haja mais mulheres na Teologia e mais Teologia nas Mulheres”, e Essa frase se aplica em dois sentidos: primeiramente, no meu desejo de que haja mais mulheres nas turmas de Teologia; mais interesse em não somente dedicar 3 ou 4 anos numa formação profissional, mas também numa formação teológica a fim de conhecer as Escrituras, servir melhor ao Corpo de Cristo – nos mais diversos ministérios, e também em suas casas – educando os seus filhos no caminho do Senhor, na vizinhança – quem sabe iniciando grupos de estudo. Me alegraria muito em ver um bom número de mulheres ensinando Teologia à outras mulheres em suas igreja, em suas casas ou instituições. Em segundo lugar, essa frase reflete o meu anseio de ver mulheres tão mergulhadas nas Escrituras que isso se refletirá em suas atitudes, escolhas, relacionamentos, profissões, conversas. Mulheres cheias da Palavra e cheias de sabedoria. Pra isso, não é preciso passar 4 anos, ou menos, em um seminário, basta começar a usar os recursos disponíveis. Com isso, quero enfatizar tanto o conhecimento quanto a piedade que deve resultar dele; as duas coisas devem andar lado a lado.

Por que estou dizendo isso? Bem, embora o blog ainda esteja dando seus primeiros passinhos, uma das minhas preocupações é que ele não perca essa característica, esse propósito inicial, levar Teologia para mulheres, inserir cada vez mais temas e práticas que trarão crescimento àquelas que estão aqui. Por isso, tenho pensado na melhor forma de servir vocês por meio deste espaço. Gosto muito de escrever textos práticos, meditações, falar sobre vida devocional, feminilidade entre outros assuntos. Boa parte dos meus posts são resultado de momentos que estou vivendo ou alguma reflexão que tive e desejo compartilhar aqui. Isso é bom, porém acho que este ano pode ser melhor. Por isso, tenho trabalhado algumas ideias a fim de tornar o blog mais dinâmico. O propósito é que além dos textos práticos que escrevo costumeiramente aqui, eu consiga desenvolver temas bíblicos com vocês buscando simplificar ao máximo algumas abordagens para que seja interessante e instrutivo. Em suma, em 2018 quero que haja mais Teologia nas mulheres que têm acompanhado o blog, este é o meu sonho e para tanto quero pedir a colaboração de vocês para que façamos isso juntas!

Elaborei este pequeno questionário com perguntas rápidas e objetivas para ter uma noção das necessidades mais gerais de vocês que acompanham o blog e também uma noção de por onde devo começar este trabalho. Meu desejo é mudar o blog, mas organizá-lo e manter um plano mensal que inclua: texto (livre), estudo, devocional, poesia cristã <3, ocasionalmente resenhas, indicações ou textos respondendo a algumas perguntas de vocês. Portanto, esse questionário tem dois propósitos básicos, primeiro me ajudar no planejamento anual do blog e, segundo, para que eu conheça melhor o perfil de quem tem acompanhado o blog e possa adequá-lo da melhor forma possível.

São 10 questões simples, a maioria de múltipla escolha e no final sugestões são bem vindas 🙂

[googleapps domain=”docs” dir=”forms/d/e/1FAIpQLScqrrfKuPLVjIjrzMxxvJxVHcuzA1DNOCGXXUvZMMWSYBoExQ/viewform” query=”embedded=true” width=”760″ height=”500″ /]

Obrigada!

No amor de Cristo,

Prisca Lessa