Acima da Média

Um vídeo que vale a pena ver e rever! 

Não devemos diminuir o padrão para nos adequarmos à “média”, essa pregação é um chacoalhar para homens e mulheres, casados para que busquem dia após dia se tornar esse tipo de maridos, solteiros para que sejam assim e meninas solteiras para que sejam CRITERIOSAS sim, EXIGENTES sim porque quem vivenciará bênçãos ou maldições pela sua escolha será você, não seus amigos, família ou líderes, então saiba discernir além da aparência, busque em Deus discernimento e sabedoria. Em resumo, 4 princípios/características que devem ser consideradas antes e durante o namoro:
1° Ele deve ser um SACERDOTE: o sacerdote nos tempos bíblicos era aquele que apresentava as necessidades do povo a Deus. Portanto, ele deve ter a capacidade de apresentar suas necessidades em oração diante de Deus, um intercessor, um homem de ORAÇÃO. Não basta ser bonitinho, fofo, abrir a porta do carro. Ele é um homem espiritual, de oração e que intercede por você? Ele deve andar em comunhão com Deus. O marido deve santificar a sua esposa, portanto, isso deve começar antes do casamento, ele deve te conduzir a Deus desde já. Jó foi um exemplo de sacerdote, a Bíblia diz (Jó 1:5) que ele levantava de madrugada para interceder por sua família. O rapaz com que você pretende se casar tem capacidade de sustentar você e sua casa em oração?
2° Ele deve ser um PROFETA: o profeta era aquele que transmitia a palavra de Deus ao povo. Portanto, ele deve ser alguém que estuda a palavra de Deus, ouve a voz de Deus e tem a capacidade de transmitir isso a você, alguém que te ensine a palavra, que te faça crescer no conhecimento de Deus. Não alguém que mal sabe para si que dirá capaz de ensinar (!) Ele deve ter a capacidade de instruir a sua mulher biblicamente e a seus filhos também,  senão, lá na frente esse fardo se tornará pesado demais para você carregar sozinha. Ele tem capacidade de te discipular biblicamente? Ele se empenha em estudar a Bíblia e te ensina o que aprende? Abraão foi um exemplo de profeta em sua casa, ele ensinou a sua mulher e a sua posteridade a palavra de Deus. Se depender do seu futuro marido, sua família será forte e solidificada na palavra de Deus?
3° Ele deve ser um PROVEDOR: o provedor era aquele que fazia com que o povo obtivesse aquilo que precisava, ele supria as necessidades materiais. José fez isso no Egito, trabalhou para encher os celeiros para que o povo não passasse fome. Portanto, o homem com quem você pretende se casar deve ter condições de prover o necessário para a construção de uma família, moradia, alimentação, cuidado. Não estamos falando de luxo, mas de necessidade, se o rapaz não trabalha e nem se esforça pra isso, acorda meio-dia, não sabe trocar uma lâmpada, depende dos pais para tudo, qual a garantia de que num passe de mágica após o casamento tudo será diferente? Ele deve ser trabalhador, isso é um princípio bíblico. Deus disse a Adão  que do suor do seu rosto ele obteria o sustento, um homem precisa ter condições de sustentar sua casa e isso deve ser notado antes do casamento. Ele deve ser responsável, esforçado, ESTUDIOSO, íntegro, não acomodado, deve ir em busca do necessário para sua família, estudando, trabalhando e se empenhando como homem! E estar disposto a fazer o que for pela sua família, haja o que houver, ainda que seja num ofício mais simples.
4° Ele deve ser um PROTETOR: o protetor  se coloca entre o povo e aquilo que pode ferí-lo, seja um perigo físico ou espiritual. Ele deve ser sentinela, soldado. Uma das características de um homem é a proteção, Deus o dotou com mais força e bravura (infelizmente, os efeitos da queda tem deturpado isso), por isso é ele quem guarda e protege a sua mulher e a sua casa. Ele não deve possuir apenas força física, mas espiritual, para discernir os ataques espirituais e se posicionar contra eles. O homem protetor se coloca à frente para que sua família não seja atingida. Meu pai me ensinou pelo exemplo algo que admiro muito e me chama a atenção: sempre que andávamos na rua ele me posicionava do lado mais próximo da calçada, e ele não cansava de repetir que caso surgisse algum perigo (um carro desgovernado, uma pessoa mal intencionada) ele seria atingido primeiramente e não eu, era uma forma de proteção. Isso faz parte da varonilidade e a mulher deve saber que está segura com o homem que está ao seu lado, que aconteça o que acontecer, falte o que faltar, ele estará lá protegendo sua casa, lutando por eles.
Pode parecer utópico, irreal, isso porque temos vivido muito aquém dos valores bíblicos. Mas precisamos estar “acima da média” e buscar em Deus homens que sejam sacerdotes, profetas, provedores e protetores para então construirmos famílias saudáveis para a glória de Deus.
Coloquei aqui com minhas palavras o que absorvi da pregação, mas quero te incentivar a assistir e tirar suas próprias conclusões, com certeza será edificada! Compartilhe com homens e mulheres de Deus porque todos nós temos a aprender, quando homens e mulheres se empenham em cumprir o papel para o qual foram criados, construímos uma comunidade saudável e com valores eternos!

No Amor de Cristo,
Prisca Lessa