O sono de Adão e a necessidade do nosso coração

       Parte I: O amor vem a seu tempo

image

A Bíblia sempre tem algo a nos ensinar, é incrível como podemos tirar grandes aprendizados em cada trecho deste livro tão precioso.
Hoje quero compartilhar com você algo que aprendi de Deus e que tem norteado minha caminhada, fortalecido minha confiança e esperança, espero que essas palavras venham de encontro a um coração necessitado.
Como sempre, começamos o ano fazendo mil promessas e para a maioria dos cristãos uma delas é ler a Bíblia toda em um ano, então lá estava eu no dia 03 de Janeiro iniciando minha leitura, quando fui presenteada com essa reflexão de Gênesis 2:18 – 21. Como o texto ficou grande, vou dividi-lo em duas ou três partes para não tornar a leitura cansativa, então, na semana que vem postarei a parte dois e na seguinte a parte três, espero que você possa acompanhar. Antes de começarmos, sugiro que você leia o texto de Gênesis 2:18 – 21 para poder entender o contexto.
O Mauro Meister escreveu uma frase fantástica esses dias e ela tem tudo a ver com o que vamos falar aqui:

“A oração do tolo é aquela em que o indivíduo pensa que Deus não teria agido caso ele não tivesse feito. A oração bíblica é aquela em que temos a plena convicção de que fomos movidos por Deus a orar”

A oração do Pai Nosso ensinada por Jesus nos traz o princípio de que a oração é um dos meios pelo qual Deus realiza a Sua vontade. Nós oramos não para que Ele cumpra a nossa vontade, mas para que cumpra a dEle, no entanto, o mais curioso nisso é que muitas vezes oramos por algo que parece ser ordinariamente nossa vontade, para então descobrirmos, que Deus semeia sua vontade em nosso coração e nos conduz por meio da oração, por isso a oração é sempre um anseio para que a vontade de Deus seja feita. A Bíblia é clara a esse respeito quando diz que é Deus quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar, SEGUNDO a sua boa VONTADE (Filipenses 2:13). Devemos sondar os desejos do nosso coração à luz da palavra de Deus e então pedir ao Senhor que nos conduza à Sua vontade. Tendo dito isto, vamos à nossa GRANDE HISTÓRIA a qual eu chamei de “O sono de Adão e a necessidade no nosso coração”.
Disse Deus: “Não é bom que o homem esteja só: farei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18). Após ter visto que tudo quanto fizera era bom, Deus diz que NÃO É BOM que o homem esteja só, é o próprio Deus quem decreta esta sentença e é Ele também quem dá uma solução imediata para isso (esse tipo de ação de Deus acontece novamente logo após a queda onde Ele dá uma sentença de castigo a Adão e Eva e logo em seguida a solução para aquilo: o descendente da mulher), Deus disse “Farei uma auxiliadora que lhe seja COMPATÍVEL”. Perceba que a necessidade de ter alguém não partiu do coração de Adão, ao contrário das nossas piadinhas tipicamente femininas, o homem estava  muito bem, feliz, realizado e satisfeito no Éden, ele tinha absolutamente tudo o que necessitava e não sentia falta de nada. Seu desejo de ter alguém surgiu da VONTADE DE DEUS, o homem por si não possuía a capacidade de sentir falta de algo que sequer existia. Esse desejo partiu de Deus e Ele decretou que não era bom que o homem estivesse só. Caso Deus não  decretasse isso, o homem continuaria vivendo perfeitamente bem “sozinho” no Éden. A necessidade que sentimos de ter um ser humano semelhante a nós para compartilharmos a vida que Deus nos concedeu não é má, é boa e é de Deus, é Ele quem coloca em nós esse desejo de possuir um semelhante, não apenas no aspecto romântico, mas social e familiar, pois até mesmo aqueles que optam por não se casar têm a necessidade de viver em companhia de pessoas, pai, mãe, amigos, colegas. Essa necessidade é legítima e foi pronunciada por Deus, é algo bom porque vem de Deus, no entanto, o pecado tem a capacidade de deturpar tudo o que é bom, por isso, não podemos nos esquecer da ordem com a qual Deus fez as coisas. O fato de Adão ser um homem pleno e feliz, realizado e satisfeito em Deus, nos traz um princípio muito importante: precisamos estar plenamente satisfeitos em Deus, isso inclui TODOS os aspectos da nossa vida. Muitas vezes, colocamos nossas expectativas no que o outro significará para nós, a maioria das pessoas busca alguém que lhe complete, a metade da laranja, a tampa da panela, mas a grande verdade é que somos seres completos, somos a laranja inteira, Deus não nos criou defeituosos, cada um de nós é uma panela com tampa, de modo que em Cristo, estamos aptos a viver plenamente, sendo solteiros, órfãos, estéreis ou viúvos, justamente porque primeiramente Deus nos fez singulares. Gosto de uma frase que diz que a singularidade é o que dá sentido a pluralidade, de fato, tenho aprendido muito com isso, pessoas insatisfeitas com sua condição de SOLTEIRICE demonstram sua falta de satisfação em Deus e correm o sério risco de se tornarem insatisfeitas também em seus relacionamentos futuros, porque seu grande PROBLEMA não é ter ou não alguém ao seu lado, mas não saber viver como Adão viveu no Éden, a sós com Deus e ABSOLUTAMENTE feliz. Deus era tudo na vida de Adão, Deus é quem dava sentido e propósito à vida dele, por isso ele não tinha falta de nada (O Senhor é o meu pastor e nunca me faltará). Veja que interessante é a dinâmica da vida, chegamos sozinhos ao mundo e partimos dele da mesma forma, isso deve significar algo para nós. A Bíblia é clara ao nos mostrar como Adão vivia muito bem com Deus no Jardim do Éden, somos seres completos e singulares diante de Deus, então, se quisermos ter relacionamentos saudáveis no futuro, primeiramente devemos parar com essa ideia de buscar por alguém que nos complete, Deus não fez seres pela metade, Ele nos fez partes inteiras. Tenha o cuidado de não relacionar-se com alguém que esteja por aí à procura de uma metade, certamente essa pessoa exigirá de você algo que só Deus pode fazer por ela e o mesmo digo a você. O grande mal em buscarmos alguém que nos complete é a IDOLATRIA, pois colocamos o outro numa posição que só Deus pode ocupar. Somente Deus pode suprir as necessidades mais profundas do nosso ser e nos trazer um senso de realização e plenitude, enquanto não compreendermos isso, seremos eternamente insatisfeitas. Lembre-se: nada e nem ninguém pode fazer por você o que somente Deus pode fazer. Faça um teste, pergunte a uma mulher casada e FELIZ se o casamento foi a solução de todos os problemas da vida dela e você verá que nossos problemas existenciais não tem a ver com algo externo a nós, eles sempre existirão enquanto Cristo não for o centro, então, pode ser que você seja casada e infeliz porque acha que seu marido não se importa com você o tanto quanto você gostaria, que ele não te dá toda a atenção do mundo, que ele não está 24 horas ao seu dispor, lendo seus pensamentos, fazendo suas vontades e dando sentido à sua vida; nesse caso, você está procurando Deus em seu marido/futuro marido, quando deveria fazer o oposto: procurar seu marido em Deus.
O fundamento para qualquer relacionamento saudável é que Deus deve ser a fonte primária de prazer e alegria, você tem a incrível oportunidade de aprender isso enquanto solteira, para que evite sofrimentos futuros. Se você não consegue encontrar prazer e alegria em Deus estando sozinha e se sente incapaz de ser feliz hoje, você precisa destruir esse ídolo em seu coração, antes que ele se materialize e te traga uma falsa ilusão de felicidade plena. Isso é muito sério, precisamos desesperadamente de um coração centrado em Deus para vivermos contentes em toda e qualquer situação, como disse o apóstolo Paulo em Filipenses 4:19.
O segundo aspecto desse texto tem a ver especificamente com o sono de Adão. Cantares 2:7 diz: “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém […] que não acordeis e nem desperteis o amor até que ele o queira”, aqui aprendemos uma lição PRECIOSÍSSIMA para a vida, que muitas vezes ouvimos, mas ignoramos, principalmente quando somos mais novas. Não são brandas as palavras usadas nesse texto, é uma convocação para um juramento, um pacto ou uma promessa, um pedido de que as moças façam um juramento de que não irão despertar o amor até que ELE queira. O amor tem o seu tempo e somente Deus o conhece, portanto, é Deus quem deve despertar em nós o amor e é isso que Deus nos mostra em Gênesis, os sentimentos do coração de Adão até então adormecidos, só foram DESPERTADOS quando Deus assim o quis, até então Adão desconhecia aquele sentimento romântico, mas infelizmente, somos iniciadas cada vez mais cedo na ideia de amor romântico e precocemente buscamos despertar algo que deveria permanecer adormecido em nós. Deus deseja que assim como Adão, permaneçamos concentrados em nossa vida com Ele, no Jardim, trabalhando, passeando, aprendendo, comendo, nos relacionando com a criação e usufruindo da vida que há fora do ambiente romântico porque SIM, HÁ VIDA a.R (antes do Romance) e você precisa usufruir dela ao invés de ficar correndo atrás daquilo que ainda “não existe”, nosso pai Adão é a maior prova disso, Deus podia ter criado os dois de uma só vez, mas com seu jeito sempre didático, Ele nos ensina que primeiro é preciso ser um, depois dois e então de dois Ele faz UM. Quando o perseguimos e tentamos fazer o amor “acontecer”, sofremos sérias consequências, é como comer um fruto antes de estar maduro, o que deveria ser  doce, nos surpreende com um sabor amargo pois o fruto não estava pronto para ser consumido. 
O amor chega a seu tempo, assim como não precisamos chamar a Primavera para que ela venha, o amor sabe sua hora de chegar, não é preciso chamá-lo, não é preciso lembrá-lo e o melhor, segundo Cantares nem mesmo procurá-lo, ele sabe a hora em que deve se revelar. Ele requer maturidade e maturidade requer tempo e experiência, por isso, tenha PACIÊNCIA, junte sua voz ao coro das moças de Jerusalém e prometa (para o seu próprio bem): Não desperte o amor até que ele queira. O amor vem a seu tempo!
Outro aspecto importante é que não por acaso, Deus fez Adão primeiro, não temos exatidão de quanto tempo depois Deus criou Eva, mas um fato importante é que Adão era mais velho que sua mulher e quando Eva chegou Adão já estava pronto e ele sabia disso, ele estava pronto para ser o homem dela. Aqui cabe uma piadinha feminina haha Adão precisou de mais tempo para amadurecer, assim que Eva foi criada, ela já foi apresentada a seu marido e VOILÁ ela estava prontíssima e nem precisou fazer curso de Mulher Única (já Adão teve um intensivo de Hombridade com Deus haha), brincadeiras à parte, o que quero mostrar é que nós mulheres não percebemos isso, mas isso é muito evidente na maioria de nós: Nós amadurecemos e saimos à caça de um homem pronto para se casar e quando achamos um “pobre coitado” quase o colocamos na forca para que se case logo, cercamos ele de cobranças e lições maternais de como ele deve ser, mas aí está o grande erro, você já parou para pensar que o homem que você tanto procura (ou já encontrou) pode ainda não estar pronto para se casar e por isso ele ainda não apareceu? Provavelmente se ele aparecesse hoje, pronto ou não você ia querer se casar com ele o quanto antes (só) porque VOCÊ se sente pronta, mas não se esqueça que a responsabilidade de um homem na família e na sociedade é muito maior que a sua. Talvez Deus esteja te poupando, nos poupando de enfiar os pés pelas mãos justamente porque Ele nos conhece. Você acha que está pronta? Pode ser, mas há sempre algo a melhorar, no entanto, mais do que focar em si mesma, eu te convido a tirar os olhos de si e começar a orar e pensar naquele que Deus tem preparado para você, será que ELE está pronto para assumir a grande responsabilidade pela qual você tem esperado por tantos anos? Talvez ele esteja curtindo seus dias como Adão, aos pés do Senhor, fazendo seu curso intensivo de Hombridade tranquilamente, enquanto você não consegue pensar em mais nada senão, encontrar alguém. Te convido a mudar sua perspectiva, a olhar e orar por aquele que você ainda não conhece ou até conhece, talvez você já namore-o, talvez você está tão ansiosa que vive pressionando-o para casar, mas certifique-se de que ele esteja pronto e não somente você, lembre-se que o amor é paciente, lembre-se que o amor não é egoísta, lembre-se que mais importante do que não a ser a última das suas amigas a se casar é permanecer casada até o fim, que para terminar bem é preciso começar bem, então PA-CI-ÊN-CIA.Tenha certeza de que Deus não está te dando um chá de cadeira, Ele está realmente preparando um HOMEM para você, se você for paciente e esperar o invés de ficar procurando, tentando aqui e ali, você será surpreendida com um Adão completo, maduro, trabalhado por Deus. E uma vez que Deus está em algum lugar desse mundo tendo um intensivo com o homem da sua vida, pare de perder tempo se lamentando e VIVA a vida que Deus tem pra você, aprenda, se empenhe, melhore, cresça. Você quer um HOMEM DE VERDADE? Seja uma MULHER DE VERDADE também, com todos os atributos possíveis, lembre-se que assim como nós mulheres esperamos dos homens algumas coisas, tais como cavalheirismo, gentileza, educação, proteção, firmeza, maturidade, há uma série de coisas que eles esperam de nós também. Será que estamos tão prontas quanto achamos estar? Pense nisso.
Faça um exercício para si mesmo, anote num papel, quais características fazem um HOMEM DE VERDADE, depois anote quais características você acha que fazem uma MULHER DE VERDADE, talvez você possa conversar com amigos próximos (ou seu namorado) para saber a partir de uma visão masculina e depois veja quais características dessa lista feminina você precisa adquirir e melhorar e então, se empenhe nisso! Você também pode ler em Provérbios 31 as características de uma mulher de verdade e se espelhar. Lembre-se que propósito principal para o qual Deus nos fez é glorificá-lo e a primeira forma que nós fazemos isso é ser quem Deus nos criou para ser, Deus te criou MULHER, então glorifique a Deus se empenhando em ser o melhor exemplar de mulher que você pode ser, seja feminina, seja conhecedora, seja prendada, seja dedicada atenciosa, responsável, não seja uma réplica, mas um belo exemplar original de si mesma para a glória de Deus, pois foi para isso que Ele te fez, para ser MULHER, com M. 
Na próxima semana, continuaremos com a segunda parte da reflexão “O sono de Adão”, pessoalmente, acho que a melhor parte  está por vir, então, não deixe de ler  (s) próximo (s) e fique à vontade para compartilhar.
Lembre-se do que aprendemos: Cultive um relacionamento genuíno com Deu onde Ele seja a fonte máxima da sua Alegria e satisfação, não desperte o amor (seja com pensamentos, expectativas, utopias ou tentativas) e torne-se uma mulher de verdade.

Música:
Espera por mim, Marcela Taís

“De certo eu fiz calar e sossegar a minh’alma,
Qual criança desmamada para com sua mãe,
Tal é minh’alma pra comigo. Espera, Israel, no Senhor,
Desde agora e para sempre, amém!” (Salmos 131:2-3)

Tenha um fim de semana abençoado!
No amor de Cristo,
Prisca Lessa