Por que eu não posso ser cristão sozinho?

image

Porque Cristo só possui UM Corpo, a Igreja. A Igreja é a soma daqueles a quem Deus chamou para ser parte do seu Reino.
Se você está em Cristo, então, você está comunhão com a Igreja que é o Corpo de Cristo espalhado dentre todos os povos, línguas e nações (1 João 1:7). No entanto, Cristo não possui mais de um corpo, você faz parte dele? Para ser parte de um corpo é preciso ser membro, certo? Minhas roupas não fazem parte do meu corpo porque são externas a ele, elas não tem a relação vital com ele, para ser parte do corpo é preciso estar ligado por juntas e medulas, conectado ao todo, entranhado, dentro, unido por sangue. Da mesma forma, não há como ser parte do corpo de Cristo sem estar unido a uma parte dele. Assim como você não vê um fígado andando sozinho por aí e se declarando parte do corpo, um cristão que não vive em comunhão com uma parte visível desta Igreja, não sente falta e ainda por cima tem prazer em falar mal dela, deve se questionar se é de fato membro desse Corpo.
Não dá para ter unidade sem comunhão íntima. Essa ideia de que EU (singular) sou Igreja não existe na Bíblia (a Bíblia sempre classifica o indivíduo como membro). EU nunca sou Igreja, NÓS (plural) é que SOMOS Igreja (Mateus 18:20). O Evangelho não é individualista, ele leva o homem a viver em comunidade, esteja onde ele estiver, ele sente o desejo de estar no meio de cristãos. Nossa sociedade individualista tem influenciado muitos cristãos, mas nada substitui a BÊNÇÃO de estar em comunhão, é na comunhão dos salvos que Deus outorga as suas bênçãos, é nessa unidade que somos fortalecidos, alimentados, edificados, curados, é onde o médico dos médicos também aponta nossas doenças. Muitas pessoas se isolam do convívio da igreja porque o pastor apontou uma falha, um erro, mas quer lugar mais propício para sermos curados e tratados? Claro que existem casos de abuso, de situações extremas, mas fugir do hospital, só faz com que você ignore a doença, mas ela continuará lá te corroendo e matando aos poucos, além disso, quando um lobo quer atacar a ovelha, ele espera ela estar isolada, longe do rebanho e do pastor, seu ataque é certeiro e muitas vezes fatal.
Se você está no Corpo, pode ter a certeza de que a Cabeça que te guia é Cristo e Ele une os salvos em Seu Corpo.
Talvez você diga: Está bem, belo discurso, mas eu fui muito machucado por situações que ocorreram dentro da igreja, lá as pessoas são hipócritas, piores do que muita gente não cristã. Infelizmente na igreja visível, essa feita de paredes, há salvos e não salvos, mas quando falo de membros do Corpo de Cristo, me refiro a pessoas regeneradas, cristãos genuínos e não apenas nominais, no entanto, mesmo aqueles que são salvos ainda são PECADORES, assim como você também é, se você procura um lugar de pessoas perfeitas, é melhor pedir a Deus que te leve o mais breve possível, se você é salvo, então, acordará num lugar cheio de pessoas perfeitas. A igreja é como a nossa família: ainda não conheci uma família perfeita, não porque a instituição família é falida, mas porque é composta de pessoas pecadoras, lutando diariamente contra o pecado. Por mais difíceis que sejam seus familiares, são sua família e quando tudo vai mal eles estão ali. Juntos vocês já enfrentaram terremotos e tempestades não foi?! Pois então, sabemos que lá no céu a  família espiritual, que é a igreja é a sua família eterna, então porque abandonamos ela tão facilmente? Porque desistimos? Porque não temos o mesmo empenho, amor e paciência que temos para com os nossos se é com essa família que passaremos toda a eternidade? Lá não fará diferença quem foi seu irmão no seu sangue, mas no sangue de Cristo! Nós ainda não vemos a Igreja como ela será um dia, é certo que nunca se sabe ao certo como a noiva ficará no dia do seu casamento, mas uma coisa é certa: ela estará linda e perfeita, assim também a noiva de Cristo está sendo preparada para Ele, e será vista como nunca antes.
Cristo só possui um Corpo e uma Família: a Igreja, só Ele sabe aqueles que o pertencem, mas uma coisa é fato, assim como a família se alegra ao se reunir, os filhos de Deus amam e tem prazer em estar reunidos para cear, cantar, orar, sorrir e alegrar-se JUNTOS!
É preciso estar atento a essa tendência cada vez mais  presente em nosso meio: pessoas que não querem mais ir a igreja porque a igreja não é como deveria ser ou porque as pessoas dentro dela são pecadoras, sendo sim, optam por ficar em seus mosteiros, ou melhor, em suas casas.
Há de ser que em algum momento alguns de nós acabem “mudando de endereço”, seja por que razão for, a nossa busca não deve ser por uma igreja que nos sirva ou que nos agrade, mas sim uma igreja que sirva e agrade a CRISTO, onde a VERDADE de Deus, não a dos homens, seja proclamada e a nossa alma é alimentada com pão do céu e água viva. Cada um é livre para escolher onde deseja congregar, mas não somos livres para deixar de congregar, se somos de Cristo, então somos membros de um Corpo, somos indivíduos perante Deus, mas somos também parte de um povo. Eu posso e devo adorar a Deus em minha casa, mas eu posso e devo adorar a Deus com outros cristãos, isso é uma disciplina espiritual que produz crescimento e maturidade, é preciso conviver com pessoas diferentes, crianças, adolescentes, jovens, velhos, de realidades tão diferentes, nesse convívio aprendemos a amar, perdoar. e a nos importar uns com os outros. Assim como uma criança que não se relaciona com irmãos ou colegas de escola tende a tornar-se egoísta e mimada, nossa solidão nos induz a isso, por isso, a comunhão com a igreja destrói a nossa tendência egocêntrica, nosso jeito mimado de sempre querer as coisas do nosso jeito. Ir a igreja nos faz perceber que o mundo não gira em torno de nós.
É ÓBVIO que uma coisa não se opõe a outra, temos exercícios espirituais como indivíduos diante de Deus: oração, leitura bíblica, adoração, culto doméstico, isso é inegociavel e fundamental, mas não substitui a adoração em comunhão com outros membros do Corpo, o o contrário também é verdadeiro, a adoração comunal não substitui a adoração individual, na realidade elas se complementam perfeitamente no plano de Deus e elas contribuem uma para a outra. O cristão que recebe o alimento espiritual em comunhão com os santos sente o desejo de buscar a Deus em casa e o cristão que busca a Deus diariamente em casa não vê a hora de estar em comunhão com a igreja, isso mão é maravilhoso?! É Deus quem efetua isso no nosso coração. Então, se você tem perdido esse desejo de estar em comunhão, ore, peça ajuda, não é bom que o homem esteja só, precisamos uns dos outros, apesar das nossas falhas, a Igreja de Cristo é a única instituição que NUNCA será abalada. Num mundo condenado à destruição, quer garantia melhor do que essa?! Esforcemo-nos para estar unidos a essa família, visivelmente imperfeita, mas eternamente Gloriosa!
Porque EU não sou Igreja nem corpo, mas nós membros unidos somos a Igreja, o Corpo vivo de Cristo!
“Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união; é como óleo preciosos sobre a cabeça […] ali o Senhor moderna a bênção PARA SEMPRE” (Salmos 133)
“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18:20)
“Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à UNIDADE da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução” (Efésios 4:12-19)

No amor de Cristo
Prisca Lessa