manjedoura

Alguma vez você desejou ter nascido numa família diferente, numa época diferente ou num local diferente?

Se há uma circunstância sob a qual não temos qualquer controle é o nosso nascimento, primeiramente, ninguém escolhe nascer. Ninguém escolhe onde nascer, quando nascer, como nascer ou em qual família nascer. Nós simplesmente chegamos ao mundo  sob circunstâncias que não planejamos nem pedimos. Talvez, se houvesse a possibilidade de escolha, escolheríamos circunstâncias diferentes, ou quem sabe, até mesmo, uma família diferente.

Mas, não foi assim com o Salvador. Ele não foi movido pelas circunstâncias, Ele poderia ter escolhido uma família diferente, afinal, uma jovem desposada não era a figura esperada para ser a mãe do Messias. Ele poderia ter escolhido uma realidade socioeconômica diferente, uma família pobre não poderia abrigar a vinda de grande rei. Ele poderia ter escolhido uma época diferente, era um período politicamente conturbado e a situação dos judeus piorava cada vez mais. Ele poderia ter escolhido uma cultura diferente, a cultura grega estava em ascensão, talvez lá ele encontrasse maior aceitação de seus ensinamentos se apresentando como um grande filósofo. Ele poderia ter escolhido uma noite diferente, ou, talvez, um ambiente diferente, algo mais acolhedor. Porém, o Salvador, que tinha total direito e poder de escolha acerca de seu nascimento, escolheu as circunstâncias mais adversas para vir ao mundo.

Olhamos para Jesus como um bebê indefeso, vítima das condições que o mundo tinha para lhe oferecer no seu nascimento, mas não podemos nos esquecer que aquele bebê era Deus em sua encarnação, poderoso, glorioso e soberano. As condições de seu nascimento não foram por escolha de homens, mas escolha Divina. Tal como escolheu a cruz, Ele escolheu a manjedoura, e este mundo para amar. As piores circunstâncias possíveis para o nascimento de um bebê foram do agrado do Rei dos Reis. Ele escolheu a manjedoura, Ele escolheu vasos de barro, Ele escolheu a mim e a você.

“Em nosso mundo também, uma Manjedoura certa vez teve algo dentro que era maior que o mundo todo” (C.S. Lewis)

Um Feliz Natal, Cristo vive! ❤

No amor de Cristo,

Prisca Lessa