
Neste último artigo da série sobre ministérios de mulheres, quero falar com vocês sobre como deve ser o formato dos encontros para os estudos de mulheres. Claro que a minha intenção aqui não é impor nada, apenas auxiliar. Antes de ser líder de mulheres, eu liderei por muitos anos alguns pequenos grupos, pois a igreja de onde eu era tinha uma estrutura de igreja em células. Ter liderado esses grupos acabou servindo de aprendizado positivo e negativo e, com o passar dos anos, com a experiência que adquiri liderando também mulheres especificamente, creio que consegui chegar a um formato que considero simples, seguro, acolhedor e eficaz.
Lembro-me de quando liderei um pequeno grupo pela primeira vez, eu me sentia totalmente incapaz de fazer isso, e, de fato, eu era mesmo, mas o Senhor me capacitou para realizar o trabalho que Ele havia colocado diante de mim. Talvez você também se sinta inadequada e incapaz, mas estou certa de que o Senhor irá te capacitar nessa missão, assim como Ele fez comigo.
Como líder, é importante que você se prepare para o estudo. Já abordamos um pouco dessas questões no artigo anterior, mas vale enfatizá-las:
Familiarize-se com o estudo.
Você precisa estudar (bem) antes de ensinar. Separe, pelo menos, um dia da semana para se preparar. Leia e estude o texto bíblico, faça suas anotações pessoais, se possível, deixe um formulário de perguntas disponível no grupo e estipule a data limite para o envio das perguntas. Assim, você pode se preparar para respondê-las no encontro.
Ore pelas participantes e pelo encontro.
Como líder, é importante que você ore pelas participantes. Quando nos colocamos diante da Palavra, ela revela o nosso coração, então, certamente, pecados serão tocados e emoções, reveladas, e é importante que você esteja sensível ao direcionamento do Espírito. Por isso, a oração é fundamental.
Enfatize a importância do sigilo.
Pode ser que, ao longo do estudo, irmãs se sintam movidas a abrir seus corações, confessar pecados e compartilhar lutas. Para que isso aconteça, porém, é importante que haja um ambiente seguro para elas. Sendo assim, é fundamental que se enfatize a importância do sigilo para que não haja fofocas.
- No início da primeira reunião do grupo, explique que os estudos se propõem a ser discussões, não palestras. Dessa forma, como líder, você deve incentivá-las a participarem ativamente, mas tome o cuidado de não pressionar nem constranger ninguém a falar.
Considere ler as orientações a seguir no primeiro encontro, como um compromisso entre as participantes do grupo: - Faremos do grupo um lugar seguro, mantendo em segredo o que for dito sobre assuntos pessoais;
- Daremos tempo para que cada pessoa fale como quiser;
- Ouviremos com atenção umas às outras;
- Falaremos sobre nós mesmas e nossa própria situação, evitando conversas sobre os outros;
- Teremos cuidado no sentido de dar conselhos umas às outras.
- Certifique-se de que todas as participantes do grupo têm uma Bíblia ou cópia do estudo (preferencialmente impressa). Incentive-as a se prepararem previamente para cada encontro lendo a passagem que será estudada.
- Comece pontualmente cada estudo. Inicie com uma oração pedindo a Deus que as ajude a entender e aplicar cada passagem.
- Peça a uma das participantes para ler em voz alta a passagem bíblica que será estudada. Essa é uma forma de gerar envolvimento.
- Evite responder às suas próprias perguntas. O líder não deve ser a pessoa que mais fala no grupo. Dê oportunidade para que todas possam responder.
- Não tenha medo do silêncio como respostas às perguntas do estudo. É possível que em alguns momentos as participantes precisem de mais tempo para pensarem na pergunta e formular suas respostas.
- Não se contente com apenas uma resposta. Procure sempre perguntar: “O que as demais pensam?”, ou: “Mais algumas coisa?”, até que mais pessoas tenham respondido à pergunta.
- Nunca rejeite uma resposta. Se ela fugir claramente do tema, pergunte: “Que versículo levou você a essa conclusão?”, ou, mais uma vez: “O que as demais pensam?”, sempre de forma respeitosa e evitando constrangimentos.
- Não tenha medo de controvérsias. Elas podem ser estimulantes. Se você não conseguir resolver totalmente uma questão, não fique frustrada. Explique que o grupo seguirá em frente e que Deus pode iluminar todas vocês nos próximos encontros.
- Caso surja alguma pergunta que você não saiba a resposta, não se preocupe. Seja honesta. Diga que não tem a resposta, mas que se empenhará em pesquisar para responder no próximo encontro. Se necessário, leve a questão ao seu pastor.
- Ao final de cada encontro, tente resumir as principais ideias apresentadas. Isso ajuda a dar maior clareza acerca do assunto estudado e dá continuidade ao estudo. Tome cuidado, contudo, para não fazer desse momento uma pregação.
- Encerre a reunião com oração, pedindo a Deus que as ajude a continuar com as aplicações com as quais vocês se identificaram ao longo do estudo.
- Cumpra o horário e encerre pontualmente.[1]
Se vocês puderem se reunir em torno de uma mesa, façam isso, esse ambiente promove mais proximidade entre o grupo. Caso os encontros sejam presenciais, considere combinar com todas as participantes um momento de lanche; é sempre uma boa oportunidade de aproximar o grupo e promover comunhão. Se atente para que todas as mulheres sejam envolvidas e se sintam acolhidas no grupo.
O nosso Estudo Efésios Para Nós é um guia completo para você estudar a Bíblia com as mulheres da sua comunidade local. Ele vem com um guia de estudo para cada capítulo do livro, o que promove interação e ótimas perguntas e respostas durante o estudo. Diversos ministérios de mulheres no Brasil, Angola e Portugal já tem utilizado. Garanta o seu pelo link:
Efésios Para Nós. Que deus te abençoe e você seja encorajada através do nosso ministério a edificar um ministério de mulheres firmado na Palavra. Conte com os nossos recursos nessa missão #vamosjuntas