4 Maneiras bíblicas de Lidar com a Ansiedade Hoje

Nesse exato momento, o mundo parece bem assustador.

Nos últimos quatro anos, fomos bombardeadas com tantas notícias ruins e tragédias. Desde uma pandemia global até divisões políticas, crises econômicas, guerras e devastação. Às vezes parece que não há como escapar das manchetes desoladoras. Em tempos assim, é muito fácil que a ansiedade e o medo se enraízem em nossos corações, roubando nossa paz e alegria enquanto nos sentimos consumidas pela dor do mundo ao nosso redor.

Você já se sentiu esmagada pelo peso dessa atmosfera do mundo que nos impele à ansiedade?
Se sim, quero compartilhar com você 4 maneiras para você lidar com a ansiedade.

Primeiramente:

Vai melhorar

O último livro da Bíblia, Apocalipse, descreve o que acontecerá quando Cristo voltar à Terra para reivindicar Seu reino. A morte será destruída, o mal será punido e a justiça perfeita será feita. Para os crentes, Apocalipse descreve um futuro em que Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos, e a morte não existirá mais, nem haverá luto, nem choro, nem dor, pois as coisas antigas passaram (Apocalipse 21:4). Verdadeiramente, esta é a nossa esperança, querida irmã.

Então, tenha coragem! O fim de toda tristeza está chegando!

Dito isso, porém—

Não espere paz na Terra… ainda

Eu sei que isso não soa muito reconfortante, mas ouça.

Jesus disse aos Seus discípulos: “Neste mundo, vocês terão aflições. Mas tenham ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33)

Gostamos de focar na parte em que Jesus vence o mundo, e isso é ótimo! Mas não pule a parte em que Ele promete aos Seus seguidores que certamente experimentarão dificuldades enquanto estiverem nesta Terra.

Não se engane, Cristo virá para fazer todas as coisas novas — mas isso ainda não aconteceu. E enquanto estamos neste mundo, experimentaremos dificuldades. Sei que todas nós ansiamos por paz, em nossas vidas e no mundo. Mas não podemos confiar em qualquer esperança de paz e segurança que contradiga a Palavra de Deus. Nossa esperança deve estar em Cristo, e somente em Cristo. Todo outro fundamento é areia movediça.

Você pode experimentar paz mesmo quando as coisas não são pacíficas

Embora nossas circunstâncias na Terra raramente pareçam pacíficas, a paz que Cristo nos oferece não tem nada a ver com nossas circunstâncias!

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7)

Você percebeu isso? A paz de Deus excede todo entendimento. Isso significa que a paz de Deus não faz sentido para nossa maneira humana de pensar. Significa que mesmo quando nossas circunstâncias são caóticas, estressantes e aterrorizantes, ainda podemos experimentar paz — uma paz irracionalmente linda — quando trazemos cada ansiedade e pedido a Deus.

Cristo trará paz à Terra. Ninguém mais pode, e nenhuma outra promessa de paz é verdadeira. E mesmo que o mundo pareça estar desmoronando ao nosso redor, Deus está pronto e disposto a guardar nossos corações e nossas mentes com Sua paz aqui e agora.

Uma compreensão bíblica da paz é importante, mas é apenas o ponto de partida. O que realmente fazemos em momentos em que a ansiedade parece esmagadora? Quero compartilhar algumas dicas que podem ser úteis:

  • 1. Deixe o telefone de lado

Você já ouviu a expressão “doom scrolling”? Em inglês a palavra “doom” faz referência ao juízo final, mas que também ganhou uma conotação moderna associada com destruição ou ruína e “scrolling” é o ato de ficar “rolando” pelas notícias ou publicações em redes sociais. Portanto, o “doomscrolling” é a tendência, às vezes involuntária, de navegarmos por notícias ruins. Em outras palavras, é quando você verifica obsessivamente todas as notícias e redes sociais para ver quão terrível tudo está. Esse hábito definitivamente não ajuda sua ansiedade.

Estar informada é ótimo, mas você não precisa saber sobre cada coisa horrenda que está acontecendo no mundo assim que acontece. Quando sentir sua ansiedade começar a aumentar, coloque o telefone de lado e concentre-se em coisas que são verdadeiras, puras e de boa fama (Filipenses 4:8). Em vez de ficar nesse looping vá orar, ler a Bíblia e encher a sua mente com aquilo que é bom.

  • 2. Leve suas ansiedades ao Senhor, não à Internet

Olha, não há nada inerentemente pecaminoso com as redes sociais. Mas é muito, muito fácil usar as telas como uma droga para entorpecer nossa ansiedade, em vez de reconhecer nossos sentimentos e levá-los ao Senhor. Lembre-se, Deus promete Sua paz depois que colocamos todas as nossas ansiedades e pedidos diante d’Ele.

Distração pode ser útil às vezes, mas nunca pode substituir a presença de Deus. Faça da oração sua primeira resposta, não seu último recurso.

  • 3. Não se esqueça de dar graças

Filipenses 4:6 não nos diz apenas para apresentar nossos pedidos a Deus; instrui especificamente que devemos combinar nossa oração e súplica com ações de graças. Seja intencional ao procurar exemplos da bondade de Deus, especialmente quando você estiver se sentindo ansioso ou sobrecarregado.

Se você está lutando com isso, saiba que não está sozinha! Comece com a menor coisa boa que você conseguir pensar — o primeiro gole de café pela manhã, um pedaço de comida gostosa, um sorriso ou um abraço de seu filho ou outro ente querido. Treine sua mente para notar pequenas bênçãos mesmo em meio a tempos difíceis.

  • 4. Concentre-se no que está bem na sua frente

Quando nos preocupamos com todos os enormes e devastadores problemas do mundo, nos sentimos impotentes, como se nada do que fizéssemos tivesse valor. Embora não devamos colocar nossa esperança de paz em nossos próprios esforços, isso não significa que não devemos agir para refletir o amor, a justiça e a santidade de Cristo no mundo.

Mas lembre-se: seu lar e sua comunidade também fazem parte do mundo.

Em vez de se desesperar com o caos que reina ao redor do globo, olhe para as oportunidades que Deus colocou bem na sua frente. Seja tomar um café com uma amiga para se encorajarem, lavar uma pia cheia de louça ou ler um bom livro, coisas ordinárias feitas em nome de Cristo e para a Sua glória sempre avançam Seu propósito, mesmo quando parecem insignificantes para nós.

“E tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele.” (Colossenses 3:17)

Nenhuma dessas coisas promove soluções rápidas. Elas não farão sua ansiedade desaparecer da noite para o dia, e não garantirão que você nunca mais se sinta preocupada ou angustiada.

O que elas farão é ajudar a treinar sua mente para buscar paz em Cristo, não em suas circunstâncias. Quando você praticar colocar sua esperança Nele e somente Nele, sua paz não dependerá mais das suas circunstâncias. Em vez disso, você poderá ver a bondade de Deus, mesmo quando a escuridão deste mundo parecer esmagadora.

Tenha coragem! Ele venceu o mundo, e Suas promessas sempre se manterão verdadeiras.

Lembre-se:

“E aquele que estava sentado no trono disse: ‘Eis que faço novas todas as coisas.’ E acrescentou: ‘Escreva isto, pois estas palavras são fiéis e verdadeiras.’” (Apocalipse 21:5)

Deixe um comentário