Gratidão, mais que um jargão

Atualmente, muito se fala em gratidão. Essa palavra, que é dita com tanta frequência nas redes sociais — seja como legenda de foto, ou como resposta pronta — já se tornou um jargão. Mas, apesar da popularidade do termo, pouco se reflete no seu significado. Muitos dizem “gratidão”, mas não demonstram, com suas vidas, terem um coração verdadeiramente grato.
Como cristãs, somos chamadas a desenvolver uma vida de gratidão. Mas o que realmente significa ter um coração grato, e por que isso é tão importante?

1. É um mandamento

1 Tessalonicenses 5:18 e Colossenses 3:15 nos dão ordens claras: “…em tudo dai graças…” “…sede agradecidos”. Essa é a vontade de Deus para nós.
Frequentemente, vemos a gratidão sendo explicada, de maneira simplista, como um mero sentimento. Porém, essa definição não abrange a complexidade da verdade bíblica a respeito da gratidão. Não se trata apenas de um sentimento: Ser grato é uma obrigação pela qual somos responsáveis, em resposta a uma graça imerecida.

2. É um ato de fé

Exercer a gratidão não é sobre aceitar uma imposição moral, ou seguir mais uma regra estabelecida pela tradição cristã. É sobre apresentar uma resposta de fé ao que Deus fez, faz e continua fazendo.
A gratidão é resultado da fé e uma porta de incentivo para outras práticas da vida cristã como, por exemplo, a oração.
Desde o momento em que o apóstolo soube dos efeitos da Palavra de Deus na vida dos irmãos de Colossos, ele passou a orar para que cada um crescesse no conhecimento de Deus (Cl 1.9, 10).
À medida que aprendemos mais sobre a pessoa de Deus, nos tornamos mais conscientes da nossa natureza pecaminosa e do distanciamento da essência perfeita de quem Ele é. Reconhecer as virtudes do Senhor e ver a Sua ação na nossa vida diária, antes mesmo do momento da salvação, deveria forjar em nós uma gratidão eterna, assim como é a misericórdia do Doador da dádiva.
Nem sempre será algo natural, assim como a bondade, alegria, paciência ou qualquer parte do fruto do espírito, mas graças a Deus porque temos a ajuda do seu próprio Espírito para praticar todas essas coisas.

3. É um estilo de vida

Há alguns anos, aprendi com meu pastor que “a gratidão é um dos principais pontos de identificação do cristão”, ou seja, um crente fiel deve ser facilmente reconhecido por seu coração grato e contente, além de servir como instrumento da manifestação da graça de Deus, de maneira preciosa, para a comunidade ao seu redor.
Semelhantemente, em 2 Timóteo 3.1-5, vemos que a ingratidão é uma marca dos incrédulos. É impossível, ou no mínimo incoerente, que alguém que tenha recebido o favor de Deus e reconhecido Seu amor não desperte um coração extremamente grato.
Gratidão é o que Deus espera do seu povo. Ela molda a forma como vivemos, nos motivando e impulsionando à obediência fiel, ainda que nunca alcancemos uma maneira de responder à altura do que recebemos.

3.1 Um estilo de vida que deve se manifestar mesmo em momentos difíceis

Dois anos atrás, minha mãe faleceu devido a um câncer generalizado. Ela era uma mulher fiel ao Senhor e O louvou até o fim de sua vida. Ainda que eu tenha plena convicção de que, hoje, ela está com quem mais amava (O Senhor), o luto existe, e a tristeza é genuína.
Como cultivar um coração grato em circunstâncias que julgamos ruins, momentos tristes e diante de coisas que não entendemos, nem controlamos?
Por que associamos a gratidão com boas circunstâncias, mas murmuramos ao primeiro sinal de dificuldades, se ambas vêm do Senhor? Aceitar o sofrimento com piedade e alegria no coração, orando sempre, é uma grande oportunidade de expressarmos a nossa verdadeira gratidão a Deus.

Gostamos de citar Romanos 8.28 (“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…”), mas nos ignoramos o versículo 29 (“Pois aqueles que Deus de antemão conheceu Ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho…”
Todas as coisas cooperam, sim, para o bem dos que amam a Deus, mas esse “bem” significa o nosso crescimento em santificação e semelhança de Cristo. Nos tornarmos semelhantes a Ele é a melhor coisa que pode acontecer em nossas vidas. Essa deve ser nossa esperança e a verdade a qual nos apegamos em meio às adversidades. Deus está orquestrando todas as circunstâncias para forjar em você o caráter de Cristo. Glórias a Ele por isso.

4. A gratidão ajusta nossas perspectivas

Infelizmente, um coração que entende e confia no sacrifício de Jesus também pode ser descontente. A verdade é que temos uma grande perda de memória espiritual, pois esquecemo-nos da bondade de Deus e falhamos em reconhecê-la em nosso dia-a-dia, porque nos cegamos com as vendas da gratificação imediata e com nossas crises materiais e efêmeras.

O apóstolo Pedro afirma que aqueles que estão inertes no desenvolvimento das virtudes cristãs ‘’são cegos, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.’’ (2 Pedro 1.9).

Portanto, quando somos ingratos, nos esquecemos do poder da salvação que nos alcançou. Nesses momentos, é necessário que ajustemos as nossas perspectivas.
A gratidão está presente naqueles que têm os seus olhos fixos no Salvador e não nas circunstâncias terrenas.
Quando colocamos nosso foco na eternidade e desejamos estar na presença de nosso Salvador, e nada nesse mundo é capaz de suprir o desejo de nos relacionarmos plenamente com Ele. Assim, não nos contentamos com o que é oferecido por esse mundo, mas sim almejamos o que é eterno.
Conclusão

Portanto, ao vivermos com o entendimento correto sobre a pessoa de Deus, obedecendo aos Seus mandamentos, agindo com fé, de maneira que nosso estilo de vida transborde um coração piedoso que anseia esperançosamente pela volta de Cristo, temos, como resultado, a gratidão genuína, que nos ajuda a continuarmos realizando esse ciclo.
Pare agora, por um momento, para agradecer a Deus pelo que Ele fez, faz e continuará fazendo em sua vida. Mas, mais importante do que isso: agradeça por quem Ele É.

Por Lara Sayuri

Indicações de Leituras:

Gratidão: um estudo para mulheres de todas as idades: https://amzn.to/3Hd3SrT

Contentamento: um estudo para mulheres de todas as idades: https://amzn.to/3Mt4drl

• O lugar da espera na vida cristã: https://amzn.to/3Q30fZt

Deixe um comentário