2019

Quantos versículos bíblicos você decorou neste ano de 2018?

Particularmente, eu tenho uma enorme dificuldade para decorar qualquer tipo de texto, ou informações mais completas. Não é diferente na hora de decorar versículos. Já tentei diversos métodos para isso, andar com um papel, ficar repetindo ao longo do dia (eu sempre esqueço de repetir!), deixar um bilhete a vista, enfim, as tentativas foram muitas e os resultados desestimulantes. Mas, nunca desisti pois entendo os grandes benefícios que manter a Palavra de Deus guardada na mente e no coração traz na vida do cristão. Por isso, continuo tentando, mesmo falhando.

Este ano, graças a Deus, conheci um novo, porém antigo, método para a memorização de versículos e testei. Os resultados foram muito satisfatórios e me estimularam a continuar. Por isso, quero compartilhar com vocês esse método simples, mas eficaz. O segredo dele é a repetição. Se você seguir direitinho aos passos, tenho certeza que irá começar e terminar 2019 com vários versículos na memória.

 

img_20181230_160022.032O método é o seguinte, escolha os versículos a serem decorados. Acho que dois versículos é um bom número pra começar. Tenha em mente que o mais importante não é a quantidade e sim a qualidade, então, não tenha pressa, mas concentre-se em decorar.

Então, para exemplificar, vou escolher dois versículos: Hebreus 12:14 , que será o versículo 1, e Romanos 14:17, que será o versículo 2.

Cada figura contida na imagem acima representa um versículo. No nosso caso, usaremos somente as duas primeiras figuras para cumprir o nosso objetivo de decorar dois versículos.

Seguindo a Figura 1 (que representa o versículo 1). Recite o versículo 8 vezes sem errar. Então, usando o meu exemplo, nesse caso, irei recitar Hebreus 12:14 por 8 vezes sem errar. A cada acerto devo riscar uma fatia do círculo, até que tenha completado o círculo  todo, sendo 8 repetições (conforme enumerado de 1-8) sem errar.

Feito isso, vamos para a Figura 2 (que representa o versículo 2) e repetimos mesmo processo. Exemplificando, aqui eu irei repetir Romanos 14:17 por 8 vezes sem errar até completar o círculo 2. A cada acerto marcamos uma fatia do círculo até completá-lo. Perceba que esse é o mesmo processo que fizemos na Figura 1, a única diferença é que estamos usando outro versículo 🙂

Tendo concluído o círculo da Figura 2, voltamos à Figura 1. Dessa vez repetiremos o mesmo processo de 8 repetições, desta vez de 9-16. Exemplificando, repetirei Hebreus 12:14 marcando uma fatia do quadrado a cada acerto, até completá-lo.

Feito isso, repetiremos esse mesmo processo usando o segundo versículo, na Figura 2. Exemplificando, aqui eu repetirei Romanos 14:17 mais 8 vezes (de 9-16) completando o quadrado.

Assim fechamos o ciclo de memorização de dois versículos. Para decorar mais versículos, basta repetir o processo com dois, três ou mais versículos. A cada novo versículo gosto de relembrar aqueles que já decorei, assim exercito minha memória e não deixo-os caírem em desuso e esquecimento.

Lendo pode parecer muito complicado, mas esse método é bastante simples. Ele tem sido eficaz pra mim; me força a guardar dois ou mais versículos simultaneamente e faz com que eu recite um sem perder de vista o outro. E, além de tudo isso, é um ótimo exercício mental (perfeito para pessoas fracas de memória como eu 😅)!

Passei a usar este método a partir de Outubro. Confesso que poderia ter me dedicado mais, mas consegui decorar 8 versículos, isso já é uma grande vitória para mim e espero me aperfeiçoar com mais disciplina no próximo ano.

Algumas observações sobre o método:

  • É importante que as repetições seja feitas em voz audível, pois isso faz parte do processo de memorização 🙂
  • Esse método é ótimo pra ser feito também em dupla, um pode ser “ouvinte” do outro (ouvindo, contando as repetições e corrigindo os versículos quando necessário), além de servir de incentivo ter alguém com quem memorizar.
  • Planeje-se: faça uma lista com os versículos que deseja decorar em 2019. Essa lista pode ser feita com base em sua leitura bíblica anual. Assim, você não apenas lê a Bíblia, mas guarda versículos-chaves. Sugiro que nessa lista você deixe, ao lado de cada versículo, um quadradinho onde poderá dar um check, por exemplo:
  1. Hebreus 14:12 Resultado de imagem para check box
  2. Romanos 14:17 Resultado de imagem para check box

Deixe essa lista em um lugar visível. Além de ajudá-la a se organizar melhor, você experimentará o prazer de concluir uma tarefa a cada versículo decorado, e ao final do ano poderá avaliar o seu progresso.

Além dessa preciosa dica de memorização, também quero compartilhar com vocês alguns recursos que acho interessantes e que podem ser usados para COMPLEMENTAR os momentos de Leitura Bíblica e Devocional. Eu grifei complementar, pois nada deve substituir a leitura bíblica pessoal. Não podemos nos tornar reféns de devocionais prontos ou outros recursos, Deus se revela a cada um individualmente. Mas, podemos usar com sabedoria recursos que enriqueçam nossa leitura e entendimento das Escrituras. Então, deixo aqui minhas sugestões, começando pelo

  • Calendário de Leitura Cronológica da Bíblia: Acho muito válido começar e terminar um ano com um plano de leitura bíblica. Nem sempre é fácil, mas, acredito que ter um calendário visível (e lindo) como este, seja um grande facilitador.

Link para downloadhttps://benditas.blog/2018/12/14/download-calendario-de-leitura-cronologica-da-biblia-2019/

  • Devoção: Reflexões, Guia de estudo e Planner Devocional. Eu ainda não o li completo, mas pelo pouco que vi e conhecendo o trabalho primoroso que a Renata Veras tem realizado, não tenho dúvidas de que se trata de um material excelente! Ela oferece muitos recursos para devocionais e esse é muito mais que um compilado. Posso dizer que é um dos materiais mais completos sobre vida devocional, além de reflexões e dicas, ele traz no final alguns recursos muito úteis. Não temos desculpas para não ler mais a Bíblia em 2019.

Link para download: https://editoraperegrino.wixsite.com/ebook/download

  • Menu de Oração: Este Menu de oração é ótimo para deixar fixado na pia de de lavar louças. Ao invés de ficar murmurando porque a pia está cheia, ele nos proporciona uma ótima oportunidade de orarmos durante esse tempo!

Link para download: http://www.mulheresemapuros.com.br/2017/04/recursos-ter-pia-devocional-menu-de.html

  • E-book 21 Dias com minha amiga Elisabeth: esse e-book é ótimo para fazer estudos individuais e em grupo. São 21 dias de reflexões comde aprendizados sobre a fé, coragem, esperança e amor com pensamentos da querida Elisabeth Elliot. Um material precioso.

Link para download: http://gracaemflor.com/wp-content/uploads/2017/02/21-dias-com-minha-amiga-Elisabeth.pdf

  • Estudo da Carta aos Hebreus: Esse estudo pode ser usado como um apoio na leitura do livro de Hebreus. Essa epístola cheia de ensinamentos sobre a pessoa de Jesus, merece mais que uma lida, merece um estudo profundo e esse recurso preparado pela  Jen Wilkin, autora do livro Mulheres da Palavra, pode te ajudar bastante.

Link para download: https://benditas.blog/2018/05/14/melhor-um-estudo-da-carta-aos-hebreus-por-jen-wilkin/

  • Plano de Leitura Bíblia em 1 ano (espaçado): um dos problemas que enfrentamos quando lemos a Bíblia em um ano é que frequentemente perdemos um dia ou mais de leitura e isso acaba acumulando os capítulos a serem lidos. Com o tempo, isso pode acabar sendo desmotivador. Por isso, esse plano é ideal pra quem não quer ficar aflito por estar atrasado na leitura. O plano apresenta 25 dias de leitura no mês, de modo que sobram alguns dias para refletir e colocar a leitura em dia. Para 2019 usarei este!

Link para download: https://voltemosaoevangelho.com/blog/wp-content/uploads/2011/12/plano_de_leitura_biblica_2_v4.pdf

Bem, é isso, minhas queridas irmãs. Encerro o último post do ano com meus sinceros votos para que em 2019 busquemos mais ao Senhor, cresçamos na graça e no conhecimento de Deus. Minha oração é que este blog continue sendo um instrumento para a glória do nome de Cristo e edificação de suas ovelhas.

Mesmo não as conhecendo pessoalmente, amo-as em Cristo Jesus!

“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será remédio para o teu umbigo e medula para os teus ossos.” (Provérbios 3:1 – 8)

Um abraço fraterno

E um Feliz 2019!

Deus nos abençoe!